Estudos

Conheça 5 fatos curiosos sobre o corpo humano

5 maio 2022

➡ Seu organismo é capaz de realizar façanhas tão impressionantes quanto as de Tim Berners-Lee, que, por exemplo, conseguiu instaurar a famigerada paz mundial quando criou a World Wide Web (chamada apenas de internet). Sinceramente, que homem! Duvida? Pois bem, para provar que não jogamos no time do Pinóquio e estamos falando a verdade, reunimos no post de hoje cinco fatos curiosos sobre o corpo humano que irão deixá-lo de queixo caído, boca aberta e olhos arregalados. Confira:

1) Mais forte do que qualquer frequentador assíduo de academia 💪

A verdade precisa ser dita, doa às empresas de shampoos que doerem: suas madeixas têm uma força natural de dar inveja a qualquer frequentador assíduo de academia. Você sabia que um único fio de cabelo é capaz de suportar até 100 gramas de peso? E que uma cabeça bem cabeluda poderia levantar dois elefantes? Agora está explicado o motivo de os pesos da nossa consciência nunca irem embora: sempre há quem os suporte!

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada! Quem disse que cabelo não sente? ♫ (Foto: Divulgação/Unsplash)

2) Saliva para dar, vender, trocar, emprestar… 👅

fato que iremos lhe contar agora é curioso e, talvez na opinião de pessoas sensíveis, até um pouquinho nojento. O corpo humano produz aproximadamente 30 ml de saliva (vulgo babinha) por hora, conteúdo que equivale, por exemplo, a uma garrafa de vinho por dia ou a 53 banheiras cheias ao longo da vida. Como estamos sempre engolindo sapos saliva, nosso organismo entende que é preciso dizer não ao desperdício e, em vez de fabricar mais cuspe, passa a reciclar a baba já existente. Hoje em dia a moda é vestir roupas tie-dye e ter consciência ecológica, meu amigo!

3) Igualzinho à Usina Hidrelétrica de Itaipu 💥

Adivinhe se puder: o que o corpo humano e a Usina Hidrelétrica de Itaipu têm em comum? Acontece que ambos são capazes de produzir eletricidade. A corrente elétrica gerada pelo nosso organismo, aliás, é essencial para o funcionamento da nossa massa cinzenta: por meio dela, o cérebro consegue enviar mensagens para os demais órgãos, orientando-os quanto ao que devem fazer.

4) Não tão velozes quanto a luz, mas mais rápidos do que Usain Bolt 🏃‍♂

Usain Bolt é rápido, mas não tanto quanto os neurônios do corpo humano, que conseguem trocar informações entre si a uma velocidade de incríveis e quase insuperáveis 430 quilômetros por hora. Temos até receio de imaginar como nosso cérebro lida com fofocas… Dentro das calotas cranianas o bafafá deve ser grande! Benzadeus!

5) Se entrar, fique sabendo que a porta da rua é serventia da casa 🚪

corpo humano não deixa que intrusos o invadam ou montem acampamento* permaneçam dentro dele por muito tempo. As terminações nervosas das narinas, por exemplo, soam o alerta sempre que há o risco de algo entrar nos pulmões. Mostrando a que veio, o espirro ajuda a expulsar as impurezas por meio de uma forte corrente de ar, impulsionada pelo diafragma. Vai dizer que nosso organismo não é equipado com os melhores dispositivos de segurança do mundo? Eles não são páreo nem mesmo para a CIA**, rapaz!

Foto: Divulgação/Pexels

* Montar acampamento: expressão do linguajar gaúcho usada para indicar que alguém irá se hospedar em algum lugar por tempo indeterminado.

** CIA (Central Intelligence Agency): agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos.

A fim de descobrir outros fatos curiosos sobre o corpo humano? 🧠

Determinados cursos de graduação são voltados para a área da saúde. Ingressando em algum deles, você irá conhecer uma série de fatos curiosos sobre o corpo humano

1) Biomedicina 🔬

🔬 O que vou estudar no curso de Biomedicina?

🔬 Em quais áreas profissionais os biomédicos podem trabalhar?

2) Enfermagem 💉

💉 O que vou estudar no curso de Enfermagem?

3) Fisioterapia 🦾

🦾 Realidade virtual e Fisioterapia: uma relação que dá certo

🦾 Por que estudar Fisioterapia na nossa Universidade?

4) Medicina 🩺

🩺 Dez motivos para você fazer Medicina na nossa Universidade

5) Odontologia 🦷

🦷 Odontologia + fotografia = um match que potencializa a aprendizagem

🦷 Em quais áreas profissionais um dentista pode trabalhar?

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades