Univates

Conheça a Biblioteca da Univates

26 jul 2023

Sabe quando entramos em um local e ficamos maravilhados com tudo o que há dentro dele? Essa é uma reação que muitas pessoas que visitam (seja pela primeira ou pela décima vez) um dos lugares mais incríveis da nossa Instituição têm! Queremos que você conheça a Biblioteca da Univates e, por isso, vamos convidá-lo para um supertour pelo espaço. Sugerimos que mantenha os olhos bem abertos para apreciar tudo o que lerá a partir de agora! 

Conheça a Biblioteca da Univates.
Foto: Divulgação Univates/Elise Bozetto

Olá, seja bem-vindo à Biblioteca da Univates! 

Se você já participou de algum tour, sabe que, antes da visita ao local, sempre rolam algumas explicações básicas sobre o lugar que vamos conhecer. Portanto, aqui estão algumas informações iniciais importantes a respeito da Biblioteca da Univates, uma das mais modernas da América Latina. Preste atenção nelas.

Antes de ser inaugurada no Centro Cultural (que, aliás, também não existia até 2014), a Biblioteca da Univates ficava localizada no Prédio 2. Com a mudança de local, o espaço triplicou de tamanho e, assim, pôde receber inúmeras novidades. Estas novidades ajudaram a enriquecer a experiência dos nossos visitantes, que passaram a contar com um ambiente ainda mais propício para, por exemplo, ler, estudar e fazer pesquisas. 

Ah, falando em visitantes, sabia que dá para frequentar a Biblioteca mesmo (ainda) não estudando com a gente? Pois é! Tendo o Cartão Explore ou fazendo parte do programa Univates & Você, estudantes do Ensino Médio e comunidade em geral podem acessar nosso espaço e desfrutar de todos os serviços que ele oferece. Maravilhoso, não é?

Vamos conhecer as salas de estudo e os lounges para descanso?

Conheça as salas de estudo da Biblioteca da Univates.

Às vezes, tudo o que precisamos é respirar novos ares e estudar em um local diferente daquele ao qual estamos acostumados. Assim, uma excelente ideia é utilizar as salas de estudo individuais ou coletivas da Biblioteca Univates para, por exemplo, começar a fazer aquele trabalho que você vinha adiando há um tempão.

Como você deve ter percebido pela foto acima, nossos ambientes são superconfortáveis. Eles também são silenciosos, o que ajuda muito a manter a concentração e o foco por longos períodos.

Abriu a mochila e notou que esqueceu algum item de estudo importante? Não se preocupe, pois você pode pegar emprestado conosco materiais como notebooks, chromebooks, mouses e fones de ouvido. Vá até o balcão do primeiro andar da Biblioteca e fale com uma de nossas atendentes para realizar o empréstimo.

Conheça os lounges para descanso da Biblioteca da Univates.

Fazer uma pausa nos estudos para espairecer a mente e relaxar o corpo é necessário. Quando o cansaço bater, você pode dar um pulinho até nossos lounges  para descanso. Esses espaços contam com sofás enormes, que são ótimos para quem, por exemplo, quer tirar um cochilo rápido ou então apenas esticar as pernas.

Se estiver com seus amigos, a experiência no local fica ainda mais interessante, já que ali é possível conversar de maneira mais descontraída. Seja descansando ou colocando o papo em dia, o importante é recarregar as energias, pois, assim, poderá voltar às suas tarefas acadêmicas com foco total!

Apresentamos a você o nosso vasto acervo! 

Conheça o acervo de obras da Biblioteca da Univates.
Foto: Divulgação Univates/Elise Bozetto

Uma biblioteca não é uma biblioteca se não tiver livros que informem e divirtam as pessoas, certo? É claro que contamos com um vasto acervo de obras físicas e digitais. Para você ter uma ideia, somente na internet, por exemplo, disponibilizamos milhares de títulos em mais de 50 áreas do conhecimento. Além disso, nossos estudantes podem acessar bases de dados como o Portal de Periódicos da Capes, a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a Revista dos Tribunais Online, a UpToDate e a PressReader.

Nossos materiais físicos também são divididos por áreas do conhecimento, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cada uma das áreas pertence a um acervo, identificado por uma cor específica. Veja a seguir quais são esses acervos e aproveite para conferir nossas dicas de leitura que estão simplesmente imperdíveis.

Acervo Azul

Nele estão os títulos das áreas de Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, como:

  • A linguagem das emoções: revolucione sua comunicação e seus relacionamentos reconhecendo todas as expressões das pessoas ao redor, de Paul Ekman;
  • A vida no limite: como o mundo se comporta quando ninguém está olhando, de Jim Al-Khalili;
  • Medicina legal e noções de criminalística, de Neusa Bittar.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Psicologia?

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Ciências Biológicas – Licenciatura?

Dez motivos para você fazer Medicina na nossa Universidade

Acervo Rosa

Nele estão os títulos das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas, como:

  • O algoritmo mestre: como a busca pelo algoritmo de machine learning definitivo recriará nosso mundo, de Weber Domingos;
  • Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável, de Miguel Altieri;
  • A vingança veste Prada, de Lauren Weisberger;
  • Tudo é óbvio* *desde que você saiba a resposta (como o senso comum nos engana), de Duncan J. Watts. 

Quero ser um profissional da área de tecnologia: qual faculdade escolher?

Gestão da tecnologia da informação: o que faz o profissional da área

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Jornalismo?

Será que você gostaria de ser um comunicador?

Acervo Verde

Nele estão mais títulos do ramo de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em obras das áreas de Direito e Administração, como:

  • Para além dos direitos: cidadania e hegemonia no mundo moderno, de Haroldo Abreu;
  • Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber, de Philip Kotler;
  • Mídia e processo, de Helena Abdo;
  • Negociação: técnica e arte, de Sebastião Almeida Júnior.

Projeto proporciona aos alunos de Direito vivência jurídico-empresarial

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Administração?

Gestão na prática: experiências geram conhecimentos para o mercado de trabalho

Este não precisa ser um adeus! 

Chegamos ao fim do nosso supertour por um dos espaços mais incríveis da nossa Universidade, mas isso não significa que a sua jornada acaba por aqui. Pelo contrário: agora é o momento de você conhecer a Biblioteca da Univates ao vivo e em cores. Aproveite para visitar o local (que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min, e aos sábados, das 8h às 12h) e desfrutar de todos os serviços que oferecemos. Abraços apertados e até logo

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3