Pós-graduação Univates

PPGAD: quando gestão e ambiente se encontram

9 maio 2022

São quatro os princípios que norteiam o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. O primeiro deles fundamenta a difusão de conceitos e a adoção de técnicas capazes de viabilizar interações saudáveis no ambiente. Como segundo objetivo está a aplicação e o desenvolvimento de tecnologias redutoras de impactos humanos na natureza.

Programa busca, também, formar profissionais que possam avaliardiagnosticar e propor soluções para problemas ambientais. Por fim, mas não menos importante, procura-se criar e disponibilizar uma rede de conhecimentos tangível a diferentes agentes sociais.

Estudantes graduados de qualquer área podem participar dos processos seletivos para o mestrado e o doutorado do PPGAD. Estão inscritos no programa de pós alunos que cursaram anteriormente, por exemplo, Administração de Empresas. Há preocupação em incentivar nos diplomados espírito crítico e investigativo, a fim de capacitá-los para a plena resolução de impasses ambientais. A formação acadêmica da Univates fornece as bases necessárias para que os indivíduos incrementem seus currículos e conservem o meio que os acolhe.

Olhando para um município do Mato Grosso a partir do PPGAD

O professor do curso de Administração de Empresas da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) Luciano Aparecido de Oliveira chegou ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento em 2016. Ele conta que a necessidade de compreender mais profundamente as particularidades de sua formação profissional o motivou a iniciar um mestrado, concluído em 2018. “No século 21, as profissões têm passado por processos de inovação e transformações contínuas. Precisei ampliar meu conhecimentopercebendo o mundo de uma forma multidisciplinar”.

Luciano atualmente é aluno do programa de doutorado e integra o Laboratório de Evolução de Biomas. Ali ele pesquisa sobre a construção, o uso e a ocupação do solo no município mato-grossense de Juara. Os estudos realizados pelo administrador contribuem para a compreensão social, geográfica, geoespacial, geopolítica, ambiental e econômica da região. “Além disso, as investigações auxiliam diretamente no conhecimento e na construção de alternativas em ambiente legal e administrativo para a localidade”, complementa.

O doutorando explica que o PPGAD da Univates é eficiente, pois adota metodologias ativas, incentiva o trabalho inter e multidisciplinar e prioriza, além da formação profissional, o desenvolvimento humano. “Assim vejo o mundo e a minha profissão e não o mundo a partir da minha profissão”. Luciano destaca que a pós-graduação lhe auxiliou a compreender a importância de continuar se atualizando

“O profissional contemporâneo pode involuir do quadro de mestre para analfabeto se não quiser mais aprender, estudar, ler e construir conhecimento” (Luciano Aparecido de Oliveira, discente do PPGAD da Univates)

(Foto: Divulgação)

Gestão de recursos e a cadeia leiteira

Outro estudante do programa de doutorado é Bruno Nonnemacher Büttenbender. Assim como Luciano, Bruno anteriormente desenvolveu uma dissertação de mestrado no PPGAD. “Realizei pesquisas relacionadas ao consumo de recursos hídricos na produção de leite, extremamente relevantes na região do Vale do Taquari e nos cenários estadual e nacional”. Ele relata que o objetivo das investigações era propor um grupo de estratégias de gestão desses recursos nas propriedades produtoras de leite, aproximando-se, assim, de uma administração sustentável da atividade.

Falando em aproximação, Bruno destaca que o PPGAD viabiliza a união entre o meio da gestão empresarial e os aspectos de espaço e problemas socioambientais. “Outras duas linhas de pesquisa do programa pautam-se no caráter ecológico e na relação das tecnologias com o meio ambiente”, explica.

Bruno atualmente é bolsista integral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no PPGAD e dedica-se, integralmente, à pesquisa na Univates. A função, segundo ele, auxilia na estruturação de seu pensamento crítico complexo. O doutorando acrescenta:

Há, ainda, a fundamentação do conteúdo base para a execução das investigações. Por meio do corpo discente e dos materiais disponíveis fisicamente, consigo efetuar e desenvolver minha pesquisa, utilizando verdades globais para a reformulação de modelos de gestão locais

(Foto: Divulgação)

Você também é da área de gestão ou administração e pensa em fazer mestrado ou doutorado? Saiba mais sobre o PPGAD em https://www.univates.br/ppgad/, pelo e-mail ppgad@univates.br ou pelos telefones (51) 3714-7058 ou 3714-7000, ramal 5616.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades