Univates

Engenharia na prática: conheça o Baja Univates

27 dez 2023 Leitura: 8 min

Engenharia na prática: conheça o Baja Univates. Dando uma espiada no post de hoje, você vai descobrir tudo sobre o projeto que desafia estudantes a projetar, construir e competir com veículos off-road. Aperte os cintos e acelere conosco nesta leitura! 🚗🚀

O que é o Projeto Baja?

Por meio do Projeto Baja Univates, os estudantes da área das Engenharias de instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras projetam, constroem e competem com veículos off-road. Veículos off-road são aqueles especialmente desenvolvidos para enfrentar terrenos acidentados e desafiadores, como trilhas, dunas e obstáculos naturais. Com suspensões reforçadas, tração nas quatro rodas e chassis adaptados, esses veículos são capazes de superar condições adversas com eficiência e resistência.

É claro que o Baja é muito mais do que uma competição entre instituições de ensino superior, visto que proporciona uma imersão prática e abrangente no universo da engenharia. Os estudantes que participam do projeto têm a oportunidade não apenas de adquirir conhecimentos teóricos, mas também de aplicá-los de forma concreta em situações reais e desafiadoras.

Além disso, os alunos acabam desenvolvendo uma série de habilidades essenciais (capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas complexos, tomar decisões rápidas, entre muitas outras) para as suas futuras carreiras profissionais.

Por isso, podemos afirmar que o Baja Univates ajuda a impulsionar o crescimento acadêmico e profissional dos participantes, preparando-os para os desafios dinâmicos do campo da engenharia. Desde a criação do veículo off-road até a competição final, na qual ocorre a avaliação comparativa dos projetos apresentados, os estudantes vivenciam uma experiência desafiadora, colocando em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

Como funciona o Projeto Baja na Univates?

Você deve estar se perguntando como funciona o Projeto Baja aqui na Univates, não é? Sem mais demora, vamos começar a explicar!

As atividades do Baja são oferecidas em nossa Universidade desde 2012. De lá para cá, dezenas de estudantes dos cursos de Engenharias já formaram equipes para participar do projeto. Algumas dessas equipes, aliás, conseguiram se destacar em competições nacionais, demonstrando engenhosidade, capacidade técnica e, é claro, muito trabalho duro.

Em 2023, a equipe Baja Univates Team, formada por 12 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, participou da 20ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, que ocorreu na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. O time foi liderado pelo estudante de Engenharia Mecânica Lucas Biolchi e também contou com o apoio do professor orientador Rafael Farias Garcia.

Seguindo a tradição, a equipe mandou superbem na disputa. Conforme comenta Lucas, “a experiência que tivemos foi única. Obtivemos resultados que não esperávamos e ótimos feedbacks dos juízes avaliadores. Agora vamos aperfeiçoar ainda mais nosso projeto para que, no ano que vem, consigamos ficar entre as cinco melhores equipes da competição”. Já dá para cruzar os dedos e começar a torcer ou será que ainda é muito cedo?

O próximo competidor pode ser VOCÊ!

E aí, que tal construir um veículo off-road do zero e participar de uma competição única e superdivertida? O Projeto Baja Univates é a oportunidade que você estava esperando! Ingresse em um dos três cursos abaixo para viver esse desafio emocionante.

Engenharia Mecânica: ao longo da faculdade, você vai aprender a desenvolver, utilizar e realizar a manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas de alta performance. Dessa forma, buscando compreender as necessidades do mercado e aprimorar habilidades para construir soluções apropriadas, o curso de Engenharia Mecânica da Univates forma profissionais capazes de criar sistemas de qualidade mais eficientes e competitivos.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia Mecânica?

Engenharia Elétrica: o curso de Engenharia Elétrica da Univates forma profissionais comprometidos com o desenvolvimento aliado à sustentabilidade do sistema energético. Dessa forma, ao longo da faculdade, você terá a chance de se envolver em projetos incríveis!

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia Elétrica?

Engenharia Civil: para a Univates, o trabalho realizado pelo engenheiro civil contribui para o desenvolvimento da sociedade. Assim sendo, por meio da formação pautada pela experiência e inserção na realidade profissional, procuramos formar profissionais comprometidos com a comunidade e com os impactos socioambientais.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia Civil?

O Projeto Baja é uma oportunidade imperdível para os estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Se você busca uma experiência enriquecedora e emocionante, saiba que o Baja Univates pode proporcionar uma jornada única de aprendizado e conquistas. Venha aprender, se divertir, competir e fazer história conosco! 🏁🏆

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades