Carreira

Estágios: o que são e como podem impulsionar sua carreira?

11 dez 2023 Leitura: 8 min

Estágios: o que são e como podem impulsionar sua carreira? Não é necessário esperar até a formatura para ingressar no mercado de trabalho e iniciar a construção de uma linda trajetória profissional. Lendo o post que preparamos, você vai entender por que começar a exercer sua profissão ainda durante a faculdade é o segredo para ter sucesso no futuro. É como diz o ditado: “Não deixe para amanhã aquilo que é possível fazer hoje!” 💼🚀

O que são os estágios?

Podemos dizer que os estágios são oportunidades para os estudantes aplicarem os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula em ambientes reais de trabalho. Eles funcionam como uma ponte entre a universidade e o mundo profissional, já que permitem que os alunos vivenciem, na prática, o que estão estudando nos livros. Não é demais?

Ao ingressar em uma empresa, o estagiário tem a chance de, além de observar o que acontece no dia a dia de uma organização, contribuir para a realização de projetos na sua área de estudo. Dessa forma, ele já pode ir colocando a mão na massa e desenvolvendo habilidades que serão essenciais para a sua futura carreira.

Vale mencionar que todo o trabalho realizado pelos estudantes é supervisionado por profissionais já formados, que fornecem orientações e feedbacks rotineiramente. Assim sendo, não há motivos para os estagiários ficarem inseguros. Quando você for um deles, aliás, aproveite para ouvir, perguntar e aprender com cada novo desafio que surgir.

Como os estágios podem impulsionar sua carreira?

Quem ingressa no mercado de trabalho como estagiário abre portas para um incrível desenvolvimento profissional. Em um ambiente corporativo, os estagiários têm a oportunidade única de aplicar seus conhecimentos em situações práticas, ganhando uma expertise inicial que os diferencia e os prepara para os desafios específicos de suas respectivas áreas.

Além disso, a interação próxima com profissionais experientes proporciona uma aprendizagem contínua, visto que os estagiários podem absorver conhecimento com quem já tem uma carreira de sucesso estabelecida. É como beber água direto da fonte, sabe?

Aliás, falando em aprendizado contínuo, lidar com diversos projetos e responsabilidades durante um estágio permite que os estagiários aprimorem suas habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões. Essas experiências práticas são superimportantes para o crescimento profissional de todos os que estão começando a construir suas carreiras.

Quando demonstram proatividade, comprometimento e habilidades durante o trabalho, os estagiários chamam a atenção de seus superiores. Na prática, isso pode resultar em recomendações positivas e, em alguns casos, até mesmo em oportunidades de emprego na empresa após a conclusão do estágio. É por isso que devemos nos esforçar para mostrar que, além de talento, também temos muita vontade de aprender e conquistar nossos objetivos!

Você já conhece a Rede de Carreiras?

Se ainda não conhece, precisa conhecer! A Rede de Carreiras oferece serviços exclusivos de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira para estudantes e diplomados aqui da Uni.

Entre os serviços ofertados estão aconselhamento de carreira, mentorias e oficinas e workshops que visam desenvolver habilidades e competências comportamentais relacionadas às profissões. Além disso, por meio da Plataforma de Carreiras, também é possível cadastrar o currículo e se candidatar a vagas de emprego em empresas parceiras. Legal, não é?

Ficou curioso para saber mais sobre a Plataforma de Carreiras? Então dê play no vídeo abaixo e descubra como podemos ajudar você na sua caminhada profissional.

Vimos que os estágios são oportunidades incríveis para os estudantes aprenderem na prática. Ao ingressar no mercado de trabalho como estagiário, é possível ganhar experiência e desenvolver habilidades essenciais para o futuro. Falando em futuro, torcemos para que o seu seja repleto de conquistas e realizações. Continue se dedicando, buscando conhecimento e enfrentando desafios para garantir seu lugar ao sol! ☀️🤞

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades