Univates

Expectativa X Realidade: como é o trabalho de um internacionalista?

14 mar 2024 Leitura: 8 min

Expectativa X Realidade: como é o trabalho de um internacionalista?
Saiba mais sobre o dia a dia de profissionais que atuam na área de Relações Internacionais

Expectativa X Realidade: como é o trabalho de um internacionalista? Muitos profissionais que optam por uma carreira na área de Relações Internacionais imaginam que terão um dia a dia marcado por viagens ao exterior e negociações diplomáticas. Mas será que, na prática, essas expectativas realmente se confirmam? É o que vamos descobrir no post de hoje, que revela mitos e verdades sobre a profissão. Acompanhe! 🤝🌎✈️

VIAGENS AO EXTERIOR

Expectativa: Um internacionalista viaja constantemente ao exterior. Seu trabalho lhe permite explorar diferentes culturas, interagir com diversas pessoas e entender as dinâmicas globais que moldam o cenário internacional.

Realidade: Embora viagens ao exterior possam fazer parte do dia a dia de um internacionalista, a frequência com que ocorrem varia consideravelmente. Um profissional em início de carreira, por exemplo, pode estar mais focado em realizar tarefas cotidianas no escritório, como pesquisa e análise de dados. Entretanto, à medida que ganha experiência e assume mais responsabilidades, ele naturalmente acaba se deparando com oportunidades de participar de eventos e conferências internacionais como sempre sonhou!

FLUÊNCIA EM DOIS OU MAIS IDIOMAS

Expectativa: Um internacionalista precisa ser capaz de se comunicar em dois ou mais idiomas. Suas habilidades linguísticas o ajudarão a construir relações internacionais, facilitando negociações, trocas culturais e o entendimento de diferentes perspectivas globais.

Realidade: Os internacionalistas que falam vários idiomas têm uma vantagem competitiva no mercado de trabalho global, uma vez que muitas organizações valorizam profissionais com habilidades multilíngues. Além disso, eles também conseguem estabelecer conexões mais profundas com uma variedade de culturas, o que pode facilitar a resolução de conflitos e a colaboração em projetos internacionais.

Como aprender inglês?
Saiba como se destacar e construir um currículo internacional

NEGOCIAÇÕES DIPLOMÁTICAS

Expectativa: Um internacionalista participa ativamente de negociações diplomáticas, ajudando a resolver conflitos e promover relações amigáveis entre diferentes países.

Realidade: Internacionalistas podem eventualmente participar de negociações diplomáticas, mas, para isso, precisam ocupar cargos estratégicos em órgãos internacionais. O trabalho na Organização das Nações Unidas (ONU) ou em embaixadas, por exemplo, oferece esse tipo de oportunidade, já que nesses locais é possível atuar formulando e implementando políticas e representando os interesses dos países em contextos globais.

TRABALHO EM ÁREAS DE CONFLITO

Expectativa: O trabalho do internacionalista envolve frequentemente atuações em áreas de conflito. O profissional participa de missões de paz e ajuda a mediar disputas entre nações e resolver crises internacionais.

Realidade: Embora alguns internacionalistas possam trabalhar em áreas de conflitos, essa realidade não se aplica a todos. Muitos profissionais se especializam em questões de segurança internacional, estudos de paz e resolução de conflitos, mas não atuam diretamente em zonas de guerra. Eles contribuem para promover a paz e a estabilidade de outras formas: realizando pesquisas acadêmicas e desenvolvendo políticas públicas, por exemplo.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Relações Internacionais?

O que você sabe sobre o curso de Relações Internacionais?

Agora que já esclarecemos alguns fatos sobre a profissão de internacionalista, é hora de falarmos a respeito do curso que forma esse profissional.

A graduação em Relações Internacionais da Univates prepara os estudantes para que eles sejam capazes de contribuir para a emancipação política, social e econômica de indivíduos e instituições. Por meio do pensamento crítico, da capacidade analítica e da sensibilidade em relação ao outro, queremos ajudar você a entender e transformar o mundo!

Vivência no exterior é uma das oportunidades para os alunos da área de Gestão da nossa Universidade
Gestão na prática: experiências geram conhecimentos para o mercado de trabalho

Fim

Conte para a gente: o que você já sabia sobre o dia a dia de um internacionalista? Quais os fatos que mais o surpreenderam? A profissão é realmente fascinante, repleta de desafios e oportunidades enriquecedoras, não é? Mergulhe no universo das Relações Internacionais para compreender as interações globais e contribuir para a construção de um mundo mais conectado, justo e cooperativo! 🇧🇷💼👏