Licenciatura Univates

Licenciatura em Educação Física da nossa Universidade está entre os melhores cursos do país

9 maio 2022

Considerado de excelência por ter nota 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Educação Física, licenciatura, da Universidade do Vale do Taquari –  Univates é o terceiro melhor curso do Rio Grande do Sul e o quarto melhor no País entre as instituições particulares.

Sabe o que mais? Se forem considerados todos os cursos avaliados pelo MEC no último ano, apenas 6% (43) dos cursos avaliados no Rio Grande do Sul (770) alcançaram a nota máxima (5, numa escala de 1 a 5) no CPC. Na Univates, o índice de notas máximas é de 35%, seis vezes maior do que a média estadual. Se comparado à média brasileira, a diferença é ainda maior: apenas 2,26% dos cursos no Brasil obtiveram nota 5, ou seja, a Univates conquistou média 15 vezes maior do que a média das universidades do País.

O que tudo isso quer dizer? Que você tem muitos motivos para escolher a Univates para cursar Educação Física!

Estudo utiliza aplicativos de celular em aulas de educação física

Educação Física proporciona o conhecimento de diferentes esportes

Foto: Ana Amélia Ritt

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, esse indicador é extremamente importante não só para reconhecer a qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade, mas também para a melhoria do trabalho da Instituição, pois são os critérios oficiais de avaliação dos cursos superiores no Brasil.

Em relação ao curso de licenciatura em Educação Física da Univates, o coordenador do curso Derli Neuenfeldt destaca que, além dos professores com sólida formação e a infraestrutura disponível, a articulação entre a teoria e a prática garante a excelência dos profissionais formados pela Instituição. “Os laboratórios de aprendizagem contribuem para uma boa formação”, avalia ele, referindo-se ao Ginásio de Arena e ao Estádio Olímpico, entre outros espaços do Complexo Esportivo da Univates.

Infraestrutura de brilhar os olhos

Foto: Elise Bozzetto

Que a estrutura da Univates é linda você já sabe, né? E se formos falar no Complexo Esportivo, então, nem se fala! Afinal temos um campo com gramado certificado pela Fifa e uma pista de atletismo certificada pela  Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) – e ainda uma piscina olímpica, o Ginásio de Ginástica e laboratórios. Mas o que toda essa estrutura tem a ver com a qualidade dos professores que formamos? Tudo!

Isso porque muitas das disciplinas e estágios são realizadas nesses espaços. E essas atividades permitem que o estudante coloque em prática a teoria vista em sala de aula e interaja com a comunidade. No caso das licenciaturas, como a de Educação Física, algumas iniciativas como o do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica colocam o estudante dentro de escolas da região, para que ele possa vivenciar a realidade na qual irá trabalhar quando se formar.

Mercado de trabalho

mercado de trabalho do professor de Educação Física contempla sua atuação em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio nas redes municipal, estadual, federal, privada ou confessional.

(Foto: Elise Bozzetto)

Para ser professor pode-se prestar concursos públicos e efetivar-se no quadro docente, ingressando no plano de carreira do magistério da instituição pela qual foi contratado. O professor de Educação Física também pode desenvolver trabalhos na área de pesquisa.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades