Estudos Explore

Conheça 4 métodos de aprendizagem rápida para absorver mais conteúdo

1 fev 2023

Vestibulares e provas na faculdade costumam englobar um grande volume de conteúdos, o que significa estudar muitos assuntos em pouco tempo. Por isso, conhecer métodos de aprendizagem rápida é um ponto-chave para garantir um bom desempenho nas avaliações.

Continue a leitura e aprenda a acelerar seus estudos!

Métodos de aprendizagem rápida para estudar mais em menos tempo

O mais importante no estudo é a qualidade, não a quantidade. De nada adianta estudar por dez horas no dia se você não consegue absorver o conteúdo.

Os métodos de aprendizagem rápida que trouxemos aqui têm resultados comprovados pela ciência e vão te preparar melhor para os grandes exames, o que é essencial para acalmar a ansiedade antes de uma prova e garantir um bom desempenho. Confira:

1. Piadas e histórias

Pode parecer estranho, mas usar piadas e histórias para memorizar conteúdo é uma das técnicas mais eficazes para se lembrar de detalhes e fórmulas matemáticas, e a neurociência explica!

Isso acontece porque a memória está intimamente ligada às emoções, então encontrar algo engraçado ou cativante no estudo é fundamental para se lembrar de mais informações. Por isso que nos cursinhos é bastante comum se deparar com professores de física que ensinam fórmulas com piadas.

2. Mapas mentais

Se você tem uma memória mais visual, os mapas mentais serão o seu melhor amigo nos estudos. Eles interligam informações de maneira ilustrativa e dinâmica, o que ajuda a relacionar os conteúdos — recurso muito importante para lembrar de mais informações —, além de facilitar sua vida na hora de fazer revisões rápidas e práticas.

3. Flashcards

Quer aumentar a produtividade nos estudos e memorizar mais rápido? Então os flashcards são a aposta certa.

Os cartões podem ser físicos ou criados em aplicativos, como o Anki, o que permite estudar em qualquer lugar e a qualquer hora. Eles estimulam um processo chamado recordação ativa, que ajuda nosso cérebro a recuperar informações repetidamente.

4. Testes práticos

Assim como os flashcards, os testes práticos trabalham com a recordação ativa, mas eles têm o adicional de te preparar para a prova em questão. Assim você direciona seu estudo para aquilo que é realmente útil e chega mais rapidamente ao fim do conteúdo.

Encontre simulados e provas similares às suas necessidades e incorpore-os ao seu cronograma de estudos!

Outro elemento importante para provas de ingresso nas faculdades é melhorar seu desempenho na parte discursiva. Confira nosso material que ensina a fazer uma boa redação para vestibular e se prepare mais ainda.

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3