Carreira

O que colocar no currículo?

28 abr 2023

A pergunta que não quer calar é a seguinte: o que colocar no currículo para chamar a atenção dos recrutadores e se destacar em um processo seletivo? Como sabemos que há muitas dúvidas a respeito do assunto, resolvemos preparar um post esclarecedor. Nele, você vai encontrar dicas sobre como montar o documento que é seu cartão de visita em qualquer entrevista de emprego. Confira.

Foto: Divulgação/Pexels

1) Comece incluindo suas informações pessoais

A primeira informação que você deve colocar no currículo são seus dados pessoais, como nome, endereço, número(s) de telefone, e-mail e uma foto (caso se sinta à vontade para fazê-lo), já que é por meio deles que os recrutadores irão contatá-lo. Insira esses dados no início do documento e não esqueça de mantê-los sempre atualizados, ok

2) Fale também sobre seus objetivos profissionais

Logo depois de citar seus dados pessoais, você pode escrever brevemente sobre seus objetivos profissionais. Faça um resumo detalhando o cargo que procura e as habilidades que possui para exercê-lo. Assim, ao lerem seu currículo, os recrutadores terão noção das suas capacidades e saberão como agir para aproveitá-las ao máximo.

Descubra qual é o seu perfil profissional

3) Cite suas qualificações acadêmicas

O estudo é muito importante para quem deseja construir uma carreira de sucesso e conquistar um bom lugar no mercado de trabalho. Sendo assim, não deixe de colocar no seu currículo suas qualificações acadêmicas. Fez ou está fazendo um curso técnico, uma graduação ou uma pós-graduação? Então acrescente a informação ao documento, listando também a instituição de ensino na qual estudou, as datas de início e término do curso e as notas obtidas, se forem relevantes. Ah, aqui também vale mencionar se você domina outro idioma além do português.

4) Comente a respeito das suas experiências profissionais (se tiver)

Outra informação importantíssima para colocar no currículo são as experiências de trabalho que você já teve. Faça um breve resumo sobre seu histórico profissional, comentando a respeito dos cargos que ocupou e das atribuições relacionadas a eles e citando o tempo (meses ou anos) em que permaneceu nos empregos anteriores.

Se você não tem nenhum tipo de experiência de trabalho, não é preciso entrar em pânico: os recrutadores também avaliam as qualificações acadêmicas dos candidatos. É por isso que muitas pessoas não hesitam em acrescentar ao currículo as “atividades extracurriculares” (como workshops, projetos de voluntariado, treinamentos, participação em competições estudantis, intercâmbio etc.) que já realizaram.

5) Fale sobre suas habilidades técnicas e comportamentais

Uma boa ideia é colocar no currículo as habilidades técnicas e comportamentais (chamadas de soft skills) que você tem e que considera que podem ser relevantes para a vaga de trabalho que deseja ocupar. Tome cuidado para não exagerar no número de qualidades nem mentir sobre elas, ok?

6) Liste os prêmios que já conquistou

Nada como “fechar” o currículo com chave de ouro, não é? Na parte final do documento, uma boa pedida é listar os prêmios acadêmicos e profissionais que você já conquistou, escrevendo brevemente sobre os reconhecimentos que teve e que podem mostrar aos recrutadores que, sim, eles estão diante da pessoa certa para preencher a vaga. Depois, é só comemorar a contratação!

Começar um curso ou pensar em atingir um grau maior por meio de mais diplomas é também um diferencial explorado em muitas avaliações, por isso, pense no seu futuro e no crescimento profissional e tenha um planejamento de carreira para sua vida. Na Univates, oferecemos diversos cursos que podem ajudá-lo nessa jornada.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades