Carreira Pós-graduação

O que é o currículo Lattes?

18 maio 2023

Suspeitamos que mesmo quem ainda não ingressou na universidade já se perguntou o que é o currículo Lattes e qual sua importância para a carreira de estudantes, professores e pesquisadores brasileiros. Se você está buscando mais informações a respeito do documento, saiba que veio ao lugar certo. No post de hoje, reunimos várias informações importantes sobre ele. Fique com a gente para aprender a elaborar o Lattes perfeito!

Aprenda a elaborar o currículo Lattes perfeito.
Foto: Divulgação/Pexels

O que é o currículo Lattes

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o currículo Lattes (chamado muitas vezes apenas de Lattes) é diferente do curriculum vitae, elaborado para processos seletivos no mercado corporativo. O documento do qual estamos falando é uma invenção 100% brasileira, visto que foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1999 com o intuito de reunir dados acadêmicos de estudantes, professores, pesquisadores e cientistas do País.

Podemos dizer que o currículo em questão é uma das ferramentas mais importantes no universo acadêmico porque ele reflete a trajetória dos profissionais no âmbito científico. É justamente por isso que o documento costuma ser longo e superdetalhado e é exigido para ingresso em programas de mestrado e doutorado.

Quais informações devem constar no currículo?

Assim como a elaboração de um currículo tradicional, a construção do Lattes demanda a inclusão de diversas informações. As principais são:

• dados pessoais;
  • formação acadêmica;
  • idiomas e competências linguísticas nas áreas de escrita, leitura e conversação;
  • ramo de produção científica;
  • artigos publicados;
  • projetos de pesquisa ou de extensão desenvolvidos;
  • grupos de pesquisa com os quais a pessoa tenha ou teve envolvimento.

O que não colocar?

Na hora de elaborar o currículo Lattes, é preciso ficar atento para não cometer os seguintes deslizes:

Adicionar informações desnecessárias no resumo: o resumo é um texto localizado na parte superior do documento, logo abaixo do nome e da foto da pessoa. Na apresentação, deve-se incluir informações relacionadas à trajetória acadêmica e profissional, evitando inserir detalhes que não se ajustem à proposta do documento;

Repetir dados em seções distintas: o currículo Lattes é muito atrativo porque possui várias seções, e em cada uma delas a pessoa pode descrever suas conquistas no âmbito científico. É preciso tomar cuidado para, no entanto, não se empolgar demais e sair reproduzindo a mesma informação em dois ou mais lugares distintos;

Mentir no currículo: ah, isso é muito sério, viu? Mentir no Lattes (e em qualquer outro documento, na verdade) é a pior coisa que alguém pode fazer. Cedo ou tarde, a pessoa acaba sendo desmascarada e sua reputação vai por água abaixo. Seja como for, nunca (mas nunca mesmo!) invente mentiras para tentar se destacar.

Como cadastrar o currículo Lattes

Siga os passos abaixo para registrar seu currículo na Plataforma Lattes

• Em primeiro lugar, acesse a Plataforma Lattes clicando aqui
  • Depois, com o site aberto, clique no campo “Cadastrar novo currículo”.
  • Em seguida, preencha os dados básicos de cadastro e crie uma senha para poder acessar sua conta.
  • Forneça suas informações pessoais (que devem ser iguais àquelas que estão registradas na Receita Federal).
  • Posteriormente, informe um endereço profissional ou residencial.
  • Forneça dados sobre sua formação acadêmica.
  • Forneça dados sobre seu cargo e local de trabalho.
  • Forneça dados sobre sua área de atuação e também sobre suas habilidades linguísticas.
  • Submeta seu currículo Lattes
  • Prontinho! Dentro de 24 horas seu currículo estará na Plataforma e outras pessoas poderão visualizá-lo.

Ingresse em um dos programas stricto sensu da Univates para se familiarizar com o mundo científico

Se você não realizou tantas pesquisas quanto gostaria durante a faculdade e deseja se familiarizar mais com elas, uma boa opção é ingressar em um dos mestrados ou doutorados da Univates. Nossos programas stricto sensu são organizados para formar profissionais com amplo domínio de seus campos de saber e com reconhecida capacidade de gerar e disseminar novos conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos.

Qual pós-graduação escolher?

Quais as vantagens de cursar pós-graduação em regime intensivo?

PPGAD: quando gestão e ambiente se encontram

Profissionais da História encontram diferenciais no PPGAD da nossa Universidade

Por que cursar o PPGBiotec da Univates?

Qualificação para biólogos: pós-graduação da nossa Universidade aborda ambiente e desenvolvimento

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades