Univates

O que se estuda no curso de Engenharia Civil?

6 mar 2024 Leitura: 8 min

O que se estuda no curso de Engenharia Civil?
Saiba mais sobre a graduação da Univates que forma profissionais comprometidos com a sociedade e preocupados com os impactos socioambientais de seu trabalho

O que se estuda no curso de Engenharia Civil? O engenheiro civil é muito importante para o desenvolvimento e a sustentabilidade das cidades, já que ele é responsável por projetar, coordenar e supervisionar a construção de infraestruturas, pontes, edifícios, sistemas de abastecimento de água, redes de esgoto, entre outros. Lendo o post de hoje, você vai entender como a graduação da Univates irá prepará-lo para executar todas essas atividades e tornar-se um profissional comprometido com a sociedade e preocupado com os impactos socioambientais de seu trabalho. Espie só. 👀👷

Construções sustentáveis: o que são?
Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia Civil?

O curso

O curso de Engenharia Civil da Univates ocorre de forma presencial no turno da noite e tem duração de cinco anos. No decorrer da graduação, os estudantes recebem uma formação generalista, crítica e humanista, visto que os capacita para identificar e resolver problemas de engenharia. Para nós, é muito importante que nossos graduandos aprendam a atuar com ética e segurança, assim, compreendendo os impactos socioambientais de seu trabalho e contribuindo para o desenvolvimento do País.

Além disso, os acadêmicos do curso têm lições sobre empreendedorismo. Elas ajudam no desenvolvimento de um olhar inovador sobre as demandas atuais e futuras da sociedade. Nossa graduação também atende às expectativas de quem gosta de fazer pesquisa, visto que estimula a produção de trabalhos como artigos científicos.

É claro que não podemos deixar de falar das atividades práticas do curso de Engenharia Civil aqui da Uni. São muitas! No Projeto Baja, por exemplo, os estudantes são desafiados a projetar, construir e competir com veículos off-road. Já no Programa de Educação Tutorial (PET), os acadêmicos, orientados por um professor, realizam práticas extracurriculares a partir de ações sociais que buscam aproximar o ensino, a pesquisa e a extensão.

A fim de saber mais sobre o Projeto Baja e o PET? Então clique nos links abaixo:
Engenharia na prática: conheça o Baja Univates
Programa do curso de Engenharia Civil aproxima teoria e prática

As disciplinas

No curso de Engenharia Civil da Univates, os estudantes aprendem colocando a mão na massa e no cimento, literalmente. Conheça as disciplinas que são as queridinhas dos nossos alunos (e que você vai adorar também):

• Desenho de Edificações: no decorrer dessa disciplina os estudantes aprendem sobre a representação de projetos de edificações, considerando a escala, suas relações com o desenho técnico e as especificações normativas, desde o desenho manual até o uso da computação gráfica.
  • Materiais de Construção: essa disciplina concentra-se no estudo dos principais tipos de materiais de construção civil, avaliando suas propriedades e aplicações.
  • Tecnologias das Estruturas: essa disciplina concentra-se no estudo das técnicas de construção no que se refere à infraestrutura e à supraestrutura das edificações.
  • Empreendedorismo: no decorrer dessa disciplina os estudantes aprendem as características e funções do empreendedorismo e do intraempreendedorismo.
  • Engenharia de Transportes: no decorrer dessa disciplina os estudantes aprendem a realizar o levantamento e a análise de aspectos relacionados ao projeto, ao planejamento e à operação de transportes.

Os laboratórios

Nos laboratórios do curso de Engenharia Civil, nossos acadêmicos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Além disso, esses espaços são equipados com tecnologias de ponta, oferecendo um ambiente favorável para a experimentação e a pesquisa.

No Laboratório de Tecnologia da Construção (Latec), por exemplo, os alunos podem realizar ensaios em materiais empregados na construção civil (rochas, britas, blocos, tijolos etc.). O local tem capacidade para 35 estudantes trabalharem sob a supervisão de um professor e está localizado na sala 115 do Prédio 17.

Conheça três outros espaços que a Univates disponibiliza para os acadêmicos do curso de Engenharia Civil:

Estudar na Univates: conheça a experiência de uma das melhores universidades do Brasil
Por que estudar na Univates pode ser uma opção para você?

Fim

E aí, pronto para se tornar um engenheiro civil comprometido com o desenvolvimento sustentável e viver uma jornada de descobertas e desafios emocionantes? Na Univates, você vai aprender a construir estruturas e o futuro do planeta. Junte-se a nós para fazer parte da transformação da qual o mundo precisa! 🌍🏗️

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades