Univates

Por que estudar na Univates pode ser uma opção para você?

9 maio 2022 Leitura: 12 min

Escolheu a profissão dos seus sonhos e tá em dúvida sobre onde estudar? Vamos te mostrar porque a Univates é a sua melhor opção!

1 – Qualidade de ensino: estamos entre as melhores universidades do país

Em março de 2023, o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados da avaliação do ensino superior de 2021. A Univates é a Instituição de Ensino Superior (IES) com a melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades privadas. A Instituição manteve-se com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), considerada excelente pelo MEC (em uma escala de 1 a 5).


Saiba mais clicando aqui.

2 – Nosso campus é lindo, agradável e cheio de vida

Conectando-se à abundante natureza presente no campus da Univates, você pode curtir diversos espaços como nosso lago (acessível por decks de madeira), amplos gramados no entorno dos prédios e poltronas de madeira localizadas em espaços de convivência. Nos fins de semana os espaços ao ar livre também estão abertos e a universidade se torna ponto de encontro de amigos e familiares. Além disso, em alguns períodos do ano, você pode encontrar corujas buraqueiras por aqui.

“O campus é muito agradável e é um orgulho participar da Univates. A gente percebe que a preocupação não é apenas com o ensino e com a cultura, a Univates promove momentos de integração entre a comunidade e as famílias. Isso é muito bom.” (Fabíola França, diplomada de Pedagogia)

(Foto: Divulgação)

Outro espaço bastante procurado nos finais de semana é a rótula em frente ao Centro Cultural, onde os grupos de amigos costumam se encontrar, como o de Mariele Fumegali, Fernanda Neves, Ariana Baldo, Ana Paula Dasch, Cecília Brisolara e Emily Seibel. Elas se reúnem sempre que possível para tomar chimarrão, conversar e beliscar alguma guloseima.

 “A maioria de nós estuda e trabalha, então estamos sempre correndo. Não conseguimos aproveitar esses espaços durante a semana, mas costumamos nos reunir aqui nos finais de semana. O bom é que aqui é limpo e acreditamos que os frequentadores cuidam dos espaços, pois muitos deles são alunos.”(Fernanda Neves, diplomada do curso de Engenharia de Produção).

3 – Temos uma das bibliotecas mais modernas da América Latina

Instalada com 100% de tecnologia de identificação por radiofrequência, a Biblioteca da Univates é considerada a mais moderna do Brasil e também uma das mais modernas da América Latina. O local conta com terminais de autoatendimento, localização de livros em mapa 3D, serviço de autodevolução e mais de 165 mil exemplares no acervo. Com uma estrutura de cinco andares, responsável por armazenar conhecimento e difundi-lo entre estudantes, professores e intelectuais, a Biblioteca da Univates é ponto de referência para aqueles que buscam cultura e inovação. Em cada andar, além das tradicionais estantes de livros, lounges com pufes se tornam um convite para que estudantes e visitantes descansem, se alimentem ou destinem um tempo para conversar no intervalo de estudos. Também há computadores, mesas e salas de estudo fazem do local um espaço marcado por traços contemporâneos e multiculturais.

4 – Oferecemos muitas atividades para os alunos

Além das atividades de sala de aula, a Univates promove diversas iniciativas e eventos que auxiliam na formação acadêmica, cultural e pessoal de seus estudantes. Para você ter uma ideia, apenas no ano de 2019 foram realizados mais de 420 eventos entre palestrassaídas de campomostra de trabalhos acadêmicos e grupos de estudos. Isso sem contar os eventos do Teatro Univates, como os shows de Nego Di e da Banda Melim, o tributo à Adele e a apresentação da peça “Um ConSerto para dois”, com a atriz Cláudia Raia. Já os cursos de educação continuada auxiliam na formação em um curto período de tempo e em habilidades específicas. Ah, e sem contar as atividades físicas oferecidas pelo Complexo Esportivo, onde estudantes e comunidade podem praticar nataçãoartes circenses e uma infraestrutura completa para praticar esportes e cuidar da saúde.

5 – Somos comunitários!

A Univates é uma universidade comunitária. Isso significa que todo o valor da sua mensalidade é revertido em melhorias na universidade ou em projetos para a comunidade. Ou seja, a Univates não gera lucro para ninguém, ela gera retornos para a comunidadeSem fins lucrativos, uma universidade comunitária é pública não estatal. Ou seja, têm um caráter público, estão comprometidas com o desenvolvimento socialeconômico e cultural de sua região mas são geridas por conselhos nos quais diversas pessoas da sociedade, inclusive alunos e professores fazem parte, e por gestores eleitos. Bacana, não é? Aqui o comprometimento com as pessoas e com a melhoria da qualidade de vida e da economia do Vale do Taquari são princípios norteadores da nossa Universidade.

6 – Incentivamos a inovação e o empreendedorismo

inovação e o empreendedorismo são áreas prioritárias para a Univates e isso se traduz em iniciativas dentro e fora de sala de aula. O uso de metodologias ativas é um exemplo de inovação em educação, o que coloca o estudante como protagonista do seu aprendizado. E para quem tem ideias que podem ser transformadas em negócio, há o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates, que disponibiliza laboratórios e espaços para o desenvolvimento de novas empresas, como a Inovates – a Incubadora Tecnológica da Univates.

A Univates tem a melhor infraestrutura para o empreendedorismo entre as universidades do Brasil conforme o Ranking Universidades Empreendedoras 2021, divulgado em dezembro de 2021. O levantamento é feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e tem o patrocínio do Bradesco. A avaliação considera os seguintes indicadores: qualidade, parque tecnológico e qualidade da infraestrutura remota.

7 – Temos uma estrutura moderna e completa

campus de Lajeado oferece uma estrutura completa e moderna não só para seus estudantes e professores, como para toda a comunidade. São mais de 80 mil metros quadrados de área construída que abriga salas de aulassetores administrativos e 214 laboratóriosmuseus e salas especiais. E não podemos deixar de destacar estruturas como o Centro Cultural Univates, com uma das Bibliotecas mais modernas da América Latina e um Teatro impecável, e o Complexo Esportivo que, além de piscina semiolímpica, tem uma pista de atletismo e um campo de futebol com certificados internacionais.

Área construída: 84.580,67 m² (campus Lajeado e campus Encantado)

Laboratórios, museus e salas especiais: 205

8 – Atividades práticas

Atividades práticas também fazem parte dos currículos dos cursos da Univates e procuram unir a teoria e realidade do mercado de trabalho. O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) é onde os estudantes de Direito realizam atendimento à população de baixa renda da comarca de Lajeado. Já os alunos do curso de Fisioterapia realizam atividades práticas na Clínica-Escola de Fisioterapia. Os projetos de extensão também colocam os estudantes em contato com a comunidade, seja em atividades de educação tecnológica de crianças e adolescentes, seja em atendimentos na área da saúde. Há ainda a área de iniciação científica, que oportuniza o contato com a pesquisa durante a graduação.

9 – Incentivamos e praticamos a sustentabilidade

Com ações inovadoras e pioneiras no Brasil, a Univates tem dirigido esforços a iniciativas que contribuam com um futuro mais sustentável. Os prédios do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, por exemplo, abrigam a maior Usina Solar do RS. São 1.100 painéis que produzem 25.000 quilowatts (kW)/mês, representando todo o gasto de energia do Tecnovates (5.200 m² de área construída). Outro projeto inovador é a criação de um combustível alternativo e renovável, que já está sendo testado em veículos: o GNVerde. O novo combustível foi gerado com experimentos utilizando biometano e é resultado de cinco anos de pesquisa da Univates junto ao Consórcio Verde-Brasil.

Universidade também busca formas de diminuir os possíveis impactos do consumo excessivo de água e se utiliza cada vez mais de um recurso natural: a água da chuva. No total, quatro sistemas de captação pluvial já estão instalados pelo campus, o que representa uma capacidade reservatória de 140 mil litros de água. Além disso, a Instituição conta com um sistema de compartilhamento de bicicletas: o Bicivates. O projeto conta com 120 bicicletas e quase cinco mil usuários cadastrados. Em seis anos, mais de 20 mil compartilhamentos foram registrados. Com um projeto de iluminação automatizada, o Prédio 16 também entre nesse cenário. Por lá, ligar ou desligar uma lâmpada é facultativo, pois todo o sistema de iluminação é controlado de forma automática, por sensor de presença.

Foto: Lucas George Wendt

Outra iniciativa foi a construção do Complexo de Resíduos, que garante a destinação correta dos resíduos gerados na Universidade. Os resíduos gerados com potencial para serem reciclados passam por processo de triagem. O Complexo de Resíduos também conta com um sistema de reaproveitamento de água, além de ventilação e iluminação natural, e tem espaço para o tratamento de resíduos com viés biológico, que é a aplicação de pesquisas realizadas na Univates. Além disso, há um sistema de wetland, ou seja, sistemas naturais de tratamento de esgoto, que se diferenciam dos sistemas convencionais em relação à fonte de energia utilizada, pois usam fontes renováveis de energia para degradar a matéria orgânica e reciclar os nutrientes.

A Univates também foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil. O ranking Green Metric 2022 é realizado pela Universidade da Indonésia e, na edição mais recente, foram mais de 1.050 universidades de mais de 80 países participantes. Do Brasil, 39 universidades participaram.

10 – Oportunidade para experiências internacionais

A gente não precisa viajar para ter contato com outros países. Por exemplo, na Univates você pode ser Padrinho Internacional e ajudar o pessoal que é de outro país  a conhecer a Instituição e a região. É uma oportunidade de fazer novas amizades e de ter contato com uma cultura diferenteSaiba mais aqui.

Além disso, desde 2005 até o momento*, 698 estudantes da Instituição já foram para o exterior. São 66 instituições internacionais conveniadas*, com a possibilidade de você aproveitar as disciplinas cursadas em outro país no currículo do seu curso na Univates.

Alguns cursos de graduação também possibilitam aos estudantes realizarem viagens de estudo. É o caso do Direito, que levou uma turma inteira para a Argentina para a realização de uma disciplina que complementava o currículo; dos cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior, em que estudantes conheceram organizações importantes ligados à sua área de formação em países da Europa, como o Parlamentarium e a Apex-Brasil, em Bruxelas; e o curso de Arquitetura e Urbanismo, que já promoveu uma viagem ao Uruguai para os alunos conhecerem e debaterem sobre as construções de Montevidéu. E há ainda os cursos de Inglês no Exterior, que geralmente ocorrem no período das férias letivas e já levaram estudantes e professores para a África do Sul, Irlanda e Canadá.

*Dados referentes a 2020A

11 – Inserção no mercado de trabalho

Para ajudar os estudantes a entrarem no mercado de trabalho, a Univates disponibiliza a Plataforma de Carreira, recurso oferecido pela Central de Carreiras. Nesse espaço, empresas do Vale do Taquari divulgam vagas de emprego e de estágio e os estudantes podem se candidatar.

Em 2021, para ter uma ideia, mais de 2.800 oportunidades foram divulgadas e mais de 20 mil currículos de alunos e diplomados da Instituição foram enviados a empresas.

12. Primeiro residencial privado “on campus” do Brasil

O primeiro residencial privado “on campus” do Brasil fica na Univates! O empreendimento é resultado de uma parceria entre a Share Student Living e a Univates para que os estudantes vivenciem a experiência universitária em sua totalidade.

Share Univates tem duas torres com sete andares cada uma, com capacidade para até 436 camas, e oferece aos estudantes a oportunidade de morar no próprio campus, num ambiente moderno e pensado para atender a todas as suas necessidades.

Saiba mais aqui.

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3