Estudos Univates

O que é Projeto de Extensão? Conheça esse Diferencial da Univates

19 out 2022

Na transição entre o Ensino Médio e a universidade, é comum aparecerem muitas dúvidas sobre novos termos e atividades dos cursos de graduação. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é projeto de extensão, uma iniciativa muito presente na Univates e que tem enorme contribuição para a formação dos alunos.

Continue lendo e saiba mais!

O que é projeto de extensão?

Na Univates há uma visão bastante específica sobre o que são os nossos projetos de extensão: a troca de conhecimentos entre universidade e sociedade, em uma relação direta e recíproca.

Temos esse posicionamento porque somos uma universidade comunitária. Ou seja, todo o dinheiro arrecadado pela Instituição é revertido em melhorias na infraestrutura local e para a comunidade da região.

Um exemplo é o projeto Alfabeletrar, que promove práticas didático-pedagógicas de alfabetização e letramento para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, bem como para a turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto conta com a participação de diplomados da Univates, acadêmicos e voluntários.

Por que participar de um projeto de extensão?

Ao participar de um dos projetos de extensão oferecidos pela Univates, os alunos e diplomados adquirem experiências incomparáveis, tanto no âmbito acadêmico e profissional quanto no âmbito pessoal, como:

• participar criticamente no contexto social da região do Vale do Taquari, onde atuamos;
  • estreitar as relações com professores e comunidade;
  • encontrar oportunidades de ensino e de aprendizagem;
  • absorver uma visão interdisciplinar entre as áreas de conhecimento que envolvem cada projeto;
  • aproximar-se da comunidade local;
  • aplicar o conhecimento acadêmico de ensino e pesquisa ao contexto sociocultural, reconhecendo o impacto do que é produzido na Universidade sobre a sociedade.

Como a Univates promove projetos de extensão

Na Univates, os projetos de extensão são divididos em seis grandes áreas:

• Ambiente, Desenvolvimento e Memória Social;
  • Arte, Estética e Linguagem;
  • Ciências Exatas e Engenharia;
  • Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade;
  • Educação e Formação;
  • Saúde e Qualidade de Vida.

Dessa forma, os alunos podem encontrar projetos dentro dos campos de conhecimento pelos quais têm mais interesse.

Além disso, a Universidade também tem iniciativas como o +Ação: uma plataforma para que pessoas físicas e jurídicas proponham demandas que a Univates possa atender. Assim, mapeamos as necessidades da comunidade para dar corpo aos projetos de extensão.

Gostou de entender o que é projeto de extensão e como a Universidade promove essa experiência para a comunidade? Então saiba que você pode fazer parte disso! Conheça as nossas formas de ingresso e torne-se um aluno da Univates.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades