Carreira

O que faz o profissional de Logística?

6 maio 2022

“Para um bom profissional de Logística, realizar grandes vendas não basta”. Apostamos que você provavelmente nunca ouviu alguém proferir esse provérbio (nem tão popular assim, pois acabamos de inventá-lo 😎), mas já deve ter ficado curioso para saber em detalhes o que faz um especialista da área em questão. Ao contrário do que muita gente imagina (“as aparências às vezes enganam”!), a logística não está restrita unicamente ao campo de comercialização de produtos. Na verdade, trabalhadores do ramo podem capacitar-se para, por exemplo, auxiliar nos processos de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega 📮 de mercadorias. Dê só uma espiadinha no post que elaboramos caso queira descobrir quatro possibilidades de carreira no âmbito da Logística. Durante a leitura da matéria, “você nos dirá o profissional que quer ser e nós lhe diremos como aproveitar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece”, combinado? 💼

Foto: Elise Bozzetto

“A pressa é inimiga da aprendizagem”

(E é por isso mesmo que você deve investir tempo em sua formação acadêmica)

Existe um provérbio popular que diz assim: “devagar se vai ao longe”. Para conquistarmos nossos objetivos, precisamos perseverar e exercitar 💪 valores como dedicação, motivação e paciência. Se você almeja uma carreira na área de Logística, deve dar o primeiro passo em direção a ela ingressando no curso Superior de Tecnologia em Logística, que tem duração de dois anos. Durante a faculdade o acadêmico estudará conteúdos como teoria das organizações, matemática financeira, princípios de administração e marketing, direito aplicado aos negócios e gestão de suprimentos.

Ao concluir o curso 👏, você estará habilitado para atuar em locais como indústrias, portos, aeroportos, transportadoras, empresas de comércio eletrônico e centros de distribuição e varejo. Terá boas noções a respeito dos materiais, recursos e estratégias que as organizações 🏭 utilizam a fim de se manterem saudáveis e ativas no mercado de trabalho.

(Foto: Gabriela Longo)

Conheça quatro áreas de atuação profissional para diplomados em Logística

1️⃣ Controle logístico

Foto: Tuane Eggers

Profissionais que trabalham na área de controle logístico são responsáveis por organizar, implantar e monitorar cada fase dos processos logísticos (que incluem, por exemplo, as etapas de negociação com fornecedores, planejamento de produção, gestão de materiais e produção, gestão de armazenagem e estocagem, gestão de transportes, processamento de pedidos e atendimento ao cliente) de uma empresa. Eles também ajudam a definir indicadores de performance, analisar custos e parâmetros de produtividade, avaliar resultados e auditar informações geradas para o cálculo de valores 💲💲 pagos a prestadores de serviços.

Você sabia que indivíduos que atuam na área de controle logístico podem realizar, além das atividades que mencionamos acima, a função de consultoria interna? Profissionais desse ramo trabalham em conjunto (como dizem: “a união faz a força” 👊) com o gerente de logística (ou supply chain) da organização. Ambos devem responsabilizar-se pela tomada de certas decisões.

2️⃣ Rotas e meios de transporte

Dependendo do tamanho da empresa em que trabalham, diplomados em Logística podem atuar como coordenadores de rotas e de meios de transporte 🛣️🚛 de mercadorias. As funções nessa área envolvem, por exemplo, a realização de orçamentos com transportadoras e a contratação de seguros. Certamente uma das maiores missões de profissionais do ramo é assegurar eficiência e custos adequados na entrega de produtos.

Com a criação da internet, muitas empresas de comércio eletrônico surgiram na web. Fala sério: quem não curte fazer compras 🛍️ sem sair de casa? Para assegurar que suas encomendas cheguem em apenas alguns dias úteis, os graduados em Logística que trabalham na área de transportes dão duro, sabia? Alguns desses profissionais encarregam-se de descobrir as melhores rotas de entrega de produtos a fim de gerar economia de tempo e de gastos para organizações e consumidores. 

(Foto: Artur Dullius)

3️⃣ Armazenamento e embalagem

“Pequenos detalhes fazem grande diferença”. Esse é o provérbio popular que conduz o trabalho de formados em Logística que atuam na área de armazenamento e embalagens 📦 de mercadorias. As funções de profissionais do ramo incluem, por exemplo, avaliar as condições de armazenamento dos ambientes e identificar as mudanças que precisam ser realizadas nesses locais.

Parece complicado, mas juramos de dedos cruzados 🤞 que não é! Quem passa pelo curso de Logística aprende a pensar nos detalhes de embalagens e caixas de produtos com originalidade, já que o público consumidor busca adquirir, além das mercadorias em si, as diversas experiências que os processos de compra proporcionam.

(Foto: Ana Amélia Ritt)

❓ CURIOSIDADE: você já parou para pensar no porquê de as embalagens de salgadinhos serem cheias de ar e terem tamanho superior ao conteúdo que armazenam? Trata-se de uma estratégia desenvolvida por profissionais de Logística que trabalham com armazenamento de mercadorias. O recurso objetiva evitar a “quebra” do alimento durante o transporte do produto até os centros de distribuição.

4️⃣ Prevenção de perdas

“Para profissionais de Logística, a mais lamentável de todas as perdas é, claro, a perda de mercadorias 🤦‍♀️”. Existem indivíduos que são analistas, coordenadores ou gerentes do setor de prevenção de perdas das organizações e trabalham justamente a fim de evitar o extravio de produtos. Uma de suas responsabilidades, por exemplo, é otimizar os processos de armazenagem e transporte de itens. 

Que tal fazer uma pós-graduação?

Cursos de pós-graduação na área de Logística são indicados para indivíduos que desejam aprimorar os conhecimentos que obtiveram na faculdade. Nunca é demais lembrar que, “de prova em prova, o cérebro vai ficando esperto”: quanto mais você estudar, maiores serão suas chances de conquistar oportunidades incríveis no universo profissional! 🤩

(Foto: Nicole Morás)

“Com trabalho e perseverança, tudo se alcança”

Agora que você já conhece algumas das funções exercidas por profissionais de Logística, que tal se inscrever no vestibular e começar a estudar para conquistar habilidades e ter mais confiança? Arregace as mangas, ponha a mão na massa e acredite que “depois da tempestade vem a bonança”!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3