Carreira

O que faz um psicoterapeuta? O que estudar para se tornar um?

8 jan 2024 Leitura: 8 min

O que faz um psicoterapeuta? O que estudar para se tornar um? Se você sonha em trabalhar ajudando as pessoas a superar seus desafios emocionais, reserve uns minutinhos do seu dia para ler o post de hoje. Nele explicamos algumas das funções desempenhadas por um psicoterapeuta e revelamos qual graduação o profissional deve realizar para poder exercê-las com confiança e seriedade. Confira. Ψ🎓

Afinal, o que faz um terapeuta?

Em sua prática diária, o psicoterapeuta desempenha um papel fundamental na preservação ou recuperação da saúde mental. Durante as sessões terapêuticas, o profissional utiliza todo o seu conhecimento para trazer à tona as emoções, os pensamentos e os comportamentos mais relevantes dos seus pacientes Além disso, ele também busca identificar padrões disfuncionais (ou seja, comportamentos repetitivos que podem contribuir para o sofrimento psicológico) e auxiliar na construção de estratégias para enfrentar desafios emocionais.

Um psicoterapeuta pode atender a um ou vários pacientes ao mesmo tempo (terapia de grupo), permitindo a criação de um espaço no qual todos compartilham experiências e se apoiam. Nesse ambiente terapêutico coletivo, o psicoterapeuta desempenha o papel de facilitador, incentivando a compreensão e a transformação de padrões disfuncionais dentro do grupo.

Essa função, que exige empatia e sensibilidade do profissional, é desafiadora, porém também muito recompensadora, já que contribui diretamente para promover o crescimento emocional dos indivíduos e a construção de relações interpessoais mais saudáveis.

É interessante mencionar que o psicoterapeuta pode realizar seu trabalho em clínicas, hospitais, escolas ou centros de saúde mental, ou de forma autônoma, em consultório próprio ou oferecendo atendimentos on-line. Como o mercado de serviços terapêuticos é diversificado, as oportunidades para os psicoterapeutas são amplas. Assim, a profissão geralmente é a escolha de quem deseja construir uma carreira dinâmica e repleta de possibilidades!

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Psicologia?

Quais são as características de um bom psicoterapeuta?

Anote aí as características que um bom psicoterapeuta deve ter para conseguir prestar um suporte emocional adequado aos seus pacientes:

• Ser empático e sensível;
  • Saber se comunicar bem;
  • Ser autêntico, verdadeiro e transparente;
  • Saber respeitar a diversidade;
  • Ser ético;
  • Ser curioso e estar sempre em busca de atualização profissional.

07 filmes a que todo futuro psicólogo deveria assistir

O que estudar para se tornar um psicoterapeuta?

Nossa mente é cheia de mistérios e o segredo para desvendar cada um deles é estudar uma variedade de conteúdos sobre a psique humana. Fazendo uma faculdade de Psicologia, você terá a oportunidade de mergulhar profundamente nessa fascinante área do conhecimento. Saiba mais sobre a graduação dando play no vídeo abaixo:

E vamos de mais novidades! Confira quatro disciplinas que você vai estudar no decorrer do curso de Psicologia da Univates e que certamente serão fundamentais na sua futura carreira de psicoterapeuta.

• Psicologia: Ciência e Profissão: ao longo desta disciplina, você vai refletir sobre a Psicologia científica e seu objeto de estudo. Além disso, também irá se familiarizar com as áreas de atuação profissional do psicólogo.
  • Entrevista em Psicologia: nesta disciplina, você vai estudar e experimentar diferentes modalidades de entrevista psicológica de acordo com seus objetivos e finalidades.
  • Psicanálise: Bases Teóricas: aqui você vai se inteirar dos conceitos básicos da estrutura e do funcionamento do psiquismo segundo as investigações psicanalíticas.
  • Psicologia e Ética: nestas aulas você vai entender os princípios que fundamentam a Ética Profissional da Psicologia.

Agora que você já sabe que, para ser um bom psicoterapeuta, é necessário desenvolver características específicas e estudar assuntos relacionados à mente humana, é hora de começar a investir na sua educação. Ingresse na faculdade de Psicologia para adquirir os conhecimentos teóricos e práticos que servirão como base para sua formação profissional. Estamos ansiosos para acompanhar os impactos positivos que seu trabalho terá na saúde mental das pessoas! 👏❤️

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades