Comunicação e Economia Criativa Univates

Cerveja alemã tem identidade visual criada por professores e alunos da nossa Universidade

9 maio 2022

Na editoria do mês de novembro, o site Dieline – principal site de design de embalagens do mundo – publicou uma entrevista do professor e coordenador do curso de Design da Univates, Rodrigo Brod. A entrevista teve como foco um projeto que o Estúdio Frente, do qual ele é sócio, desenvolveu para uma cerveja alemã batizada pela própria cervejaria como Ipa-nema, por ser uma cerveja mais leve do que o gosto tradicionalmente forte das IPAs (India Pale Ale).

Inspirados pela clássica Garota de Ipanema (1962), de Tom Jobim, os designers criaram uma linguagem visual inspirada em imagens de discos e fotos antigas do auge da Bossa Nova para trazer as cores e a referência da tipografia.

Além disso, a equipe formada pelos professores Rodrigo Brod e Vagner Zarpellon,  pela designer Marina Helena Müller e pelos estudantes Diovani Cadore e Stephanie Nunes Goulart inovou ao sugerir um slogan em português – “Leve, linda e cheia de graça” -, algo que no início intrigou os alemães.

“Foi uma brincadeira que fizemos com nosso cliente, agora amigo. Em vez de usar um slogan em inglês ou alemão, decidimos tentar uma frase em português. Após a apresentação, eles pediram algumas mudanças, mas nos disseram para manter o slogan, porque o acharam muito original e verdadeiro”, (Rodrigo Brod, coordenador do curso de Design da Univates e sócio-proprietário do Estúdio Frente).

(Foto: Nicole Morás)

Sobre o Dieline

site Dieline é uma plataforma digital fundada em 2007 que se tornou a principal mídia de referência para embalagens e marcas de consumo, tornando-se o site sobre design de embalagens mais visitado do mundo

Opção para o Vestibular

curso de Design é uma das opções oferecidas no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas pelo site www.univates.br/vestibular/. Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017.

Além de Design, há outros 35 cursos de graduação presenciais e 17 a distância que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades