Univates

Como é a faculdade de Administração de Empresas?

6 maio 2022

Você sabe como é uma faculdade de Administração de Empresas? Muitas pessoas acreditam que o ofício de administrador só pode ser exercido por quem já é dono do próprio negócio. Mas isso não é verdade! Se você sempre pensou que leva jeito para organizar e administrar projetos, fique com a gente que vamos desconstruir mitos que causam dúvidas aos futuros estudantes. Elaboramos um pequeno dicionário com algumas explicações sobre o modo de funcionamento do curso. Nosso bê-á-bá é superdescomplicado e gostoso de ler. Quer tirar a prova? 📖💬

Foto: Elise Bozzetto

M de matérias (que compõem o currículo do curso) 📓✏️

Geralmente as primeiras matérias que compõem a grade curricular de um curso de Administração de Empresas constituem-se de conteúdos mais abrangentes. Além de estudar cálculo, estatística e informática, os alunos aprofundam-se em noções de psicologia e em aspectos relacionados à gestão de organizações, por exemplo. 

Ao longo da faculdade, as matérias tornam-se específicas, e os acadêmicos do curso de Administração de Empresas podem até escolher os conteúdos sobre os quais desejam se debruçar minuciosamente. A graduação oferece formação generalista aos alunos: isso quer dizer que os administradores saem da universidade dominando um pouco de cada área de seu campo de estudos.

Foto: Elise Bozzetto

O que vou estudar? 📝🤓

🔎 Gestão de pessoas: nessa matéria os acadêmicos aprendem conceitos e teorias relacionados à valorização das pessoas no ambiente organizacional. A disciplina aborda, por exemplo, aspectos da cultura das instituições (como hábitos, normas e crenças) e algumas noções de marketing estratégico.

🔎 Gestão de processos: a disciplina objetiva apresentar aos futuros administradores ferramentas e recursos importantes para analisar, definir, otimizar, monitorar e controlar processos de negócios. Além disso, a matéria capacita os estudantes para que eles possam medir e melhorar o desempenho de processos de negócios interdependentes. Chique, não é?

🔎 Finanças: nessa matéria os acadêmicos aprendem a lidar, da forma mais consciente possível, com o dinheiro que entra e sai das empresas das quais são donos. Os estudantes aprofundam-se em noções relacionadas a tributos e impostos, contas-correntes e investimentos, por exemplo. 

🔎 Técnicas de gestão empresarial: na disciplina os estudantes aprendem a elaborar conjuntos de ações e estratégias capazes de manter o funcionamento satisfatório das organizações.

15 aplicativos que vão te ajudar na hora de estudar 

E de estágio remunerado 💼💰

A possibilidade de estágios remunerados existe durante a realização da faculdade de Administração de Empresas. Os acadêmicos podem participar de inúmeras oportunidades candidatando-se a vagas de emprego relacionadas ao seu campo de estudos.

(Foto: Nicole Morás)

Geralmente os profissionais em formação são orientados e supervisionados por administradores que já possuem vasta experiência na área. Chegar preparado ao mercado de trabalho é um baita diferencial, sabia? Aposte nisso! 

Plataforma de Carreira: já conhece?

T de o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 😱🤔

Foto: Elise Bozzetto

Mesmo quem ainda não ingressou no ensino superior já deve ter ouvido falar a respeito do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é exigido na maioria das universidades brasileiras para a obtenção do grau acadêmico. 

Para o pessoal de Administração, o TCC (que nem é tão terrível como dizem, acredite) funciona mais ou menos assim: os alunos elegem um tema com o qual se identificam dentro da sua área de estudos e, depois de realizarem pesquisa aprofundada sobre ele, produzem uma monografia ou um artigo científico expondo pontos de vista e conclusões a respeito da investigação. Os trabalhos de pesquisa dos acadêmicos são acompanhados de pertinho por professores orientadores, que têm a missão de auxiliar os estudantes durante a execução das tarefas.

I de intercâmbio acadêmico 🌍✈️

Já pensou que maravilha poder conhecer como funciona o ensino na sua área de formação em outra parte do mundo? A grande maioria das universidades do Brasil tem convênio com diferentes instituições em diversos países e, semestralmente, envia alunos para estudar no exterior. 

Foto: Lais Pontin Matos

Seu sonho sempre foi realizar uma imersão internacional, mas ainda não conseguiu juntar grana suficiente para bancar sua estadia lá fora? Fique tranquilo e muito feliz: algumas universidades oferecem bolsas-auxílio a fim de ajudar os estudantes a se manterem financeiramente no país de destino. Existem bolsas que cobrem, por exemplo, o alojamento e as refeições dos acadêmicos. Oportunidades do tipo não batem à porta duas vezes. O que você está esperando para deixá-las entrar?

M de mercado de trabalho (que, aliás, é ótimo) 🎓✌

De acordo com informações do site Guia do Estudante, o mercado de trabalho para recém-formados em cursos de Administração de Empresas é ótimo. As áreas em que os administradores atuam profissionalmente são muitas: há a possibilidade de trabalhar, por exemplo, com finanças, marketing, informática, gestão de pessoas e operações em qualquer organização.

(Foto: Nicole Morás)

Ainda, se desejarem, os diplomados podem abrir seu próprio negócio para lidar com demandas que sempre quiseram solucionar. 

V de vantagens da carreira 🤵🙌

Foto: Artur Dullius

Como já explicamos, a faculdade de Administração de Empresas é muito abrangente. Da mesma forma, o mercado de trabalho permite que os diplomados insiram-se em múltiplas áreas de atuação profissional. Uma das maiores vantagens da carreira é que os graduandos podem escolher em qual âmbito desejam desempenhar funções.

Tomara que o pequeno dicionário que elaboramos com muita dedicação tenha ajudado você a compreender como é a faculdade de Administração de Empresas. Algumas questões pertinentes ao curso não são tão difíceis de entender. Venha para a Univates e comece a decifrá-las agora mesmo. 🧐🤩

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3