Estudos

Conheça três curiosidades sobre o corpo humano que irão te surpreender

6 maio 2022

➡ Steve Jobs que nos perdoe, mas precisamos encarar os fatos como eles são: graças às suas particularidades, o corpo humano é, de longe, a máquina mais sofisticada e inteligente do mundo. Para provar o que estamos dizendo, compilamos neste post três curiosidades in-crí-veis sobre seu organismo. Lendo-as, você provavelmente irá se surpreender:

1) 🎶 Cabeça…🎶*

Foto: Divulgação/Pexels

🧠 O cérebro humano possui uma capacidade de armazenamento de cerca de 2,5 petabytes (quando convertido, esse número equivale a um milhão de gigabytes). Às vezes, você até pode achar que sua massa cinzenta não dará conta de memorizar os nomes de todos os trezentos e doze itens que sua mãe vez ou outra lhe pede para comprar no supermercado, mas saiba que, para seu desespero e para a alegria dela, trata-se apenas de uma simples impressão. É extremamente improvável que, ao final de nossas vidas, tenhamos retido a quantidade máxima de informações que nosso cérebro consegue armazenar. Louco, não é?

2) 🎶…Ombro…🎶*

Foto: Divulgação/Pexels

🤷‍♀ Formados pela união do úmero, da escápula (também chamada de omoplata) e da clavícula, os ombros são as articulações mais flexíveis e com menor estabilidade do corpo humano (quem disse que o universo é justo o tempo todo?). Provavelmente, em algum momento de suas vidas, atletas que praticam esportes como voleibol, natação, jiu-jitsu, tênis e handebol irão apresentar lesões por esforços ou desgaste nos ombros. Essas condições podem ser amenizadas ou revertidas, por exemplo, por meio de tratamentos fisioterápicos.

3) 🎶…Joelho e pé…🎶*

Foto: Divulgação/Pexels

🦵 Formados pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela (também chamada de rótula), os joelhos são as maiores juntas do corpo humano e sustentam, além do seu peso, o fêmur e a tíbia, dois grandes ossos das pernas. O movimento correto das articulações dos joelhos possibilita que as pessoas andem, corram, sentem e fiquem de pé sem muito esforço. La laiá, la laiá la, laiá la laiá, la laiá la, valeu por existirem, amigos!** 🎶

Foto: Divulgação/Pexels

💅 Igualzinho ao Zé do Caixão? Pode ser que você já tenha escutado alguém dizer que as unhas dos dedos dos pés e das mãos continuam crescendo depois que partimos desta para uma melhor. Preste atenção: apesar de muito difundida, a crença popular é inverídica. O que acontece é que, ao sofrer um processo de desidratação, a pele de indivíduos mortos acaba se retraindo. Com a falta de água, os dedos encolhem, deixando a impressão de que as unhas ficaram maiores do que eram no momento do óbito. Tudo não passa de uma (bizarra) ilusão de ótica!

💪 Quer ficar por dentro de mais curiosidades sobre o corpo humano?

➡ Determinados cursos de graduação são voltados para a área da saúde. Ingressando em algum deles, você irá descobrir uma série de especificidades interessantíssimas sobre o corpo humano.

a) No curso de Fisioterapia, por exemplo, os alunos se dedicam a estudar os detalhes e os comportamentos do corpo humano bem como sua incrível capacidade de regeneração. Dê play no vídeo abaixo para saber direitinho como funciona essa graduação:

👉 Por que estudar Fisioterapia na nossa Universidade?

b) Quem nunca quis nascer de novo e reencarnar na pele de Derek Shepherd (o competente neurocirurgião de Grey’s Anatomy) que atire o primeiro estetoscópio! Ingressando no curso de Medicina, você será qualificado com formação humanista para atuar no processo de saúde e doença em diferentes níveis de atenção, com senso de responsabilidade social e com compromisso com a cidadania.

👉 Dez motivos para você fazer Medicina na nossa Universidade

c) No curso de Biomedicina, você aprenderá a trabalhar no diagnóstico de excelência, auxiliando na busca de novas tecnologias e na pesquisa de novos tipos de diagnóstico e de tratamentos vinculados à saúde e ao bem-estar.

👉 Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Biomedicina

🏥 Conheça mais cursos da área da saúde:

💉 O que vou estudar no curso de Enfermagem?

💊 Confira 06 motivos para ingressar no curso de Farmácia da nossa Universidade

🍉 Por que estudar Nutrição na nossa Universidade?

*🎶 Cabeça, ombro, joelho e pé: trecho e título da música infantil Cabeça, Ombro, Joelho e pé, cantada por Xuxa Meneghel.

**🎶 La laiá, la laiá la, laiá la laiá, la laiá la, valeu por existirem, amigos!: trecho da música A Amizade, cantada pelo grupo Fundo de Quintal.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades