Carreira

Para que tanta engenharia?

9 maio 2022

Você já deve ter se perguntado para que tantos cursos de engenharia, não é? Pois saiba que cada um deles trabalha com orientações diferentes. Fique com a gente e descubra qual curso é a sua cara!

Foto: Elise Bozzetto

Os engenheiros geralmente têm inclinação a conhecer como as coisas funcionam. Se você curte descobrir como um dispositivomáquinaproduto ou processo é projetado e feito ou como opera e gosta de arrumar o que estraga (adora fuçar um eletrônico estragado), grandes são as chances de essa área ser sua melhor escolha. Mas não é só isso. O engenheiro é muito curioso para novas tecnologias, gosta de aprender e de descobrir as coisas por conta própria. Se a gente pudesse fazer um resumo do que é a engenharia, seria mais ou menos assim: o engenheiro melhora a vida das pessoas por meio de produtosprocessos e dispositivos. Ele pensa, a fim de beneficiar o ambiente e as pessoas, em como fazer as coisas, utilizando menos recursos naturais, energia e tempo.

Saiba mais sobre essa incrível e nobre profissão que é a engenharia!

Engenharia Ambiental e Sanitária

engenheiro ambiental e sanitarista desenvolve e aplica tecnologias para que atividades humanas possam ser realizadas mantendo ou recuperando a qualidade do ambiente. Ou seja, esta importante profissão trabalha para resolver problemas da sociedade, especialmente na área ambiental, do saneamento e das energias.

(Foto: Divulgação)

curso de Engenharia Ambiental e Sanitária forma profissionais para atuarem em todos os níveis do licenciamento ambiental e da consultoria ambiental. Esses engenheiros fazem estudos, laudos, projetos e serviços técnicos. Além disso, fazem o controle sanitário do ambiente e de vetores biológicos (organismos que transmitem agentes infecciosos). Bacana, não? Esse profissional é muito importante e pode trabalhar realizando análises (físicas, químicas, biológicas e toxicológicas), atuando com sistemas de abastecimento de água ou de tratamento de efluentes domésticos e industriais. Ainda pode monitorar diversos tipos de poluição, como a hídrica, a atmosférica e a do solo, avaliando o impacto e a recuperação dos ecossistemas. Isso tudo e muito mais!

Engenharia Civil

engenheiro civil não entende só de concreto: essa é apenas uma das diversas áreas de atuação. Ele ainda trabalha com obras de infraestruturarodovias e na área de geotecnia. Nosso país está em constante crescimento e desenvolvimento e por isso precisa de muitas estruturas com as quais o engenheiro civil pode colaborar. O objetivo desse profissional é garantir a sustentabilidade, influenciando para a melhor qualidade de vida nos centros urbanos e em estruturas industriais.

engenheiro civil pode trabalhar em empresas de engenharia e construção de pequeno, médio e grande porte, como profissional liberal autônomo, bem como em órgãos públicos no planejamento, desenvolvimento, execução, supervisão e fiscalização de projetos de engenharia civil, edificações, estradas, aterros, pontes, canais, hidrelétricas, obras de saneamento e infraestrutura viária e urbana.

Engenharia da Computação

Atualmente o mundo virtual tem destaque em diversas atividades cotidianas. Já imaginou se comunicar sem um sistema de computação por trás de tudo? Nem os Correios funcionam sem a computação hoje em dia. Derivada da engenharia elétrica, a engenharia da computação tem foco na infraestrutura do mundo digital, em particular as redes de comunicação e hardware digital. A velocidade da informação torna o engenheiro da computação cada vez mais requisitado. E as oportunidades no mercado de trabalho só crescem!

(Foto: Divulgação)

Engenharia de Controle e Automação

Hoje, mais do que nunca, empregos desaparecem devido às tecnologias de automação. A ideia de que ainda vamos depender de robôs já não é novidade. Com a automação podemos fazer mais e melhor, usando recursos tecnológicos e evitando riscos desnecessários aos trabalhadores. É ótimo contar com um profissional que faz isso, não?

(Foto: Divulgação)

curso de Engenharia de Controle e Automação capacita profissionais para atuarem na resolução de problemas e melhoria de processos utilizando tecnologias autônomas. Levando em conta o mercado de trabalho, o curso é abrangente, pois o profissional pode atuar nos mais diversos segmentos da indústria, como manutenção, processos, planejamento e gerência. O mercado está aquecido e absorvendo os profissionais de forma muito rápida.

Engenharia de Produção

engenheiro de produção é um profissional que tem a visão do todo em uma empresa, faz análises e aplica técnicas para melhorar os resultados das organizações em que atua, não apenas em indústrias, mas também em empresas prestadoras de serviços e no setor agrícola. Projetar, implantar, melhorar e manter sistemas produtivos integrando pessoas, materiais e equipamentos define o que faz um engenheiro de produção

(Foto: Divulgação)

curso da Univates é do tipo pleno, o que proporciona aos profissionais formados aqui ótima visão e conhecimento para a gestão, bem como capacidade para empreender em um mercado cada vez mais competitivo.

Engenharia de Software

engenheiro de software trabalha com o coração dos computadoresComputador sem software não faz nada. Além dos computadores, hoje os softwares estão presentes na maioria dos equipamentos: celulares, videogames, televisores, equipamentos médicos, equipamentos de automação residencial ou industrial.

(Foto: Divulgação)

Muitos serviços convencionais estão migrando para versões digitais, como por exemplo, as videolocadoras (Netflix). Por isso, cada vez mais os equipamentos serão digitais e precisarão de software.  A “Internet das Coisas” (um conceito usado na área) defende que em poucos anos todos os equipamentos estarão conectados. Para tudo isso, são necessários cada vez mais engenheiros de software: tanto na criação quanto no desenvolvimento de novas soluções computacionais.

Engenharia Elétrica

Mais uma das engenharias clássicas! Incrível pensar em trabalhar com algo que não se enxerga (energiaeletricidade), mas que é fundamental para a vida moderna como a conhecemos, não? O engenheiro elétrico também estuda eletrônicasistemas de alta e baixa voltagem, com foco na geração de energia. Haja energia para cursar esta engenharia!

(Foto: Divulgação)

Engenharia Mecânica

Outra engenharia clássica na qual a abordagem vai muito além de motores e máquinas. Aqui se estuda o comportamento e as aplicações dos materiais, além dos fenômenos envolvidos, para atender a determinadas necessidades e para facilitar a vida das pessoas.

engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a matéria-prima necessária, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Além disso, controla a qualidade, acompanhando e realizando testes diversos. Também calibra e confere medidas. Pode ainda ser o gestor de uma empresa, liderando uma equipe. E é claro, por que não abrir o seu próprio negócio?

curso de Engenharia Mecânica da Univates forma um profissional que integra conhecimentos técnico-científicos das principais áreas da engenharia mecânica (que não são poucas), como: fenômenos de transporte, engenharia térmica, processos de fabricação, mecânica dos sólidos e projetos de máquinas.

Engenharia Química

Uma das engenharias clássicas, a partir da qual tantas outras surgiram. O engenheiro químico é o profissional que estuda processos de transformação, envolvendo controle de condições físicasreações químicas e até mesmo processos biológicos (biorreatores). O profissional desta área está apto a atuar em diversas indústrias de transformação, incluindo fertilizantes, produtos químicos em geral, alimentos, tratamento de resíduos, indústria do petróleo e derivados, cimento, tintas e vernizes, além de recuperação de materiais visando à reciclagem. Ufa, é tanta coisa, não?

Quer saber como ingressar em alguma das nossas engenharias? Clique aqui.

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3