Diplomados Destaque

10 Dezembro de 2015

Cristiano Rempel - diplomado em Ciências Contábeis

A dedicação de anos e a busca constante por atualização renderam a Cristiano Rempel, diplomado em Ciências Contábeis pela Univates, o cargo de contador em uma empresa líder em água mineral no Rio Grande do Sul, a Bebidas Fruki. Responsável pela elaboração dos balancetes mensais, relatórios gerenciais, publicação do balanço anual e construção do orçamento empresarial, o diplomado executa também diversas obrigações acessórias exigidas por diferentes órgãos do governo e por pessoas da sociedade.

O início de sua trajetória profissional foi por meio de estágio, atuando no controle de estoque do depósito central da rede de supermercados Imec, de Lajeado, quando, na mesma semana, iniciou o curso de Ciências Contábeis. Pouco antes de concluir o período de estágio, Rempel teve a oportunidade de atuar na Bebidas Fruki, assumindo a função de auxiliar de contabilidade, cargo em que realizava conciliações bancárias.

No ano de 2008, com apenas 21 anos de idade, ele se formou contador. Logo depois, buscou especialização, iniciando o MBA em Controladoria na Unisinos. Pensando em desenvolver o idioma inglês e atender aos requisitos para ingressar em mestrado, o diplomado iniciou em 2011 um curso intensivo de Língua Inglesa. Após várias etapas do processo seletivo, ele foi aprovado, em 2012, no Mestrado em Ciências Contábeis, também na Unisinos, seguindo a linha de pesquisa de Controle de Gestão. Em 2014, Rempel se tornava mestre.

Durante o período em que realizava o mestrado, o diplomado assumiu a contabilidade da Fruki, em 2013. “Essa trajetória somente foi possível devido ao apoio de meus familiares e com muita dedicação e determinação na busca dos meus objetivos, além do apoio da empresa, que investiu no meu desenvolvimento e crescimento ao longo de toda a caminhada”, ressalta ele.

Sobre a escolha do curso de Contábeis quando ainda estava no Ensino Médio, ele conta que sempre gostou de números e, desde lá, sua pretensão era a área organizacional, administração ou contábeis. Feliz com a escolha, ele afirma que se orgulha por isso.

Referências na família não faltaram. Os tios de Rempel são contadores na área pública há anos, além de ter um primo cursando Ciências Contábeis na época em que optou pelo curso. Já no meio acadêmico, ele considera suas referências os profissionais Marciano Schorr e Valmor Kappler. No meio profissional, o diretor/presidente da Fruki, Nelson Eggers, é quem ele admira.

O diplomado considera que o curso de Ciências Contábeis lhe proporcionou a base necessária para sua atuação profissional, ressaltando a importância da constante atualização e especialização para continuar atuando no mercado de trabalho. “Recordo-me quando comecei minha trajetória profissional e falava-se que a exigência mínima do mercado de trabalho era ter graduação. Considero hoje que esse é requisito básico para você entrar, mas não para permanecer”, salienta Rempel.

Aos estudantes do curso, Rempel indica que sejam questionadores. “Perguntava bastante quando tinha dúvidas, queria entender os assuntos e não simplesmente 'passar de ano'. Sabia que os resultados de uma prova ou disciplina eram reflexo da minha dedicação”, conta. Além disso, ele lembra que gostava também de assumir responsabilidades, participar das atividades propostas e se desafiava a sair da zona de conforto e a falar em público, principalmente nas apresentações em grupos. “Pode-se dizer que utilizei bastante uma antiga frase: a faculdade é o lugar para errar e aprender. A gente nunca para de errar e de aprender, porém, agora os riscos devem ser amenizados e o aprendizado para a melhoria deve ser contínuo.

Para o futuro, o diplomado pretende continuar com o curso de inglês para ter fluência em outra língua e, posteriormente, fazer uma especialização fora do país. Ele também pretende lecionar e, quem sabe, fazer um doutorado, além de continuar contribuindo para os resultados da empresa em que atua.

Texto: Bruna Alves