Diplomados Destaque

27 Junho de 2019

Nunca é tarde para mudar

“Nunca é tarde para mudar”. Foi esse o pensamento que motivou a hoje arquiteta Karla Luize Piloneto a concluir sua graduação. Formada em 2017A em Arquitetura e Urbanismo, ela relembra o início de sua trajetória acadêmica, um cenário bem diferente do que viria a se desenhar com o passar dos anos. “Eu entrei na Univates em 2005/A cursando Nutrição. Eu sempre quis fazer Arquitetura, porém trabalhava o durante o dia, então só tinha a noite livre para estudar. Na época Arquitetura era oferecido apenas durante o dia, o que fez com que eu optasse pela Nutrição, já que meus pais tinham restaurante”. Karla conta que, no início, estava contente com o curso, mas que o sonho de ser arquiteta falava mais alto. “Ingressei em Arquitetura e Urbanismo em 2012. Com o curso já sendo oferecido no turno da noite, ficou mais fácil conciliá-lo com meu trabalho”.  
 
E foi no curso que Karla conheceu seu companheiro, o Maurício, também estudante de Arquitetura e Urbanismo. “Foi em 2013A. Tínhamos aula em salas no mesmo corredor, então nos víamos diariamente. Tínhamos alguns amigos em comum, mas nunca havíamos conversado direito. Eram só alguns ‘ois’ e olhares encabulados”, brinca Karla. No segundo semestre de 2013, Karla e Maurício começaram a namorar e, apesar de ficar um pouco envergonhada no começo, ela conta que o casal teve muito apoio dos colegas e amigos. “No início eu tinha um pouco de vergonha em assumir, afinal era um casal da Arquitetura. Achava que as pessoas (professores e colegas) iriam estranhar, mas foi muito bacana, todos adoraram e ficaram muito felizes com nosso relacionamento”, conta. 
 
“O curso é muito cansativo e trabalhoso e as infinitas madrugadas acordada e os finais de semana sem vida social foram a pior parte, porque literalmente a gente deixa de lado amigos e familiares e se dedica quase integralmente às atividades do curso. Eu optei por terminar a faculdade em cinco anos, então a quantidade de disciplinas que eu fiz por semestre era superior a que a grade oferecia, e ter conhecido o Maurício me ajudou a passar melhor por esse período, pois eu tinha companhia nas madrugadas e finais de semana de estudo!”.
 
Hoje os dois moram e trabalham juntos em uma empresa home office, chamada Casa Arquitetura. “O Maurício trabalha mais com  projetos executivos, obras, construções e topografia e eu com projetos de interiores, reformas, paisagismo etc.”, comenta. Para o futuro, Karla projeta a mudança da empresa para um endereço comercial. “Claro, filhos e casamento também estão nos nossos planos”. 
 
Por Leonardo Seibel | leonardo.seibel@univates.br
 
 
Clique para ampliar


ENVIE A SUA HISTÓRIA