Diplomados Destaque

09 Setembro de 2019

O despertar para a carreira acadêmica

O primeiro mestre em Ensino formado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates retornou à Instituição no mês de julho. Professor do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Marcelo Franco Leão integrou bancas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino). Seu mestrado foi concluído em 2014.

Ao voltar para a Univates, Marcelo lembra que o mestrado foi um grande despertar do desejo de seguir carreira acadêmica. O professor é natural de Pantano Grande e sua família permanece no interior do Rio Grande do Sul. A escolha de Marcelo pela Univates aconteceu pela praticidade de estudar no regime modular, permitindo que ele mantivesse suas atividades em Mato Grosso e estudasse em Lajeado durante as férias.

“Eu fiz uma disciplina como aluno especial e depois fui atrás dos professores. Identifiquei-me muito com a professora Eniz, porque mesmo atuando conosco, no mestrado e doutorado, ela não abandonava a educação básica. Isso me deixou muito motivado”, lembra. O vínculo com os orientadores, professora doutora Eniz Conceição Oliveira e professor doutor José Claudio Del Pino, permaneceu e é um dos motivos para o retorno à Univates cinco anos depois da formatura da conclusão do mestrado.

A dissertação “Ensinar química por meio de alimentos: possibilidades de promover alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos” rendeu bons frutos a Marcelo. O trabalho teve 10 intervenções pedagógicas no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), em Mato Grosso, onde Marcelo era professor concursado. As intervenções utilizavam alimentos do cotidiano dos alunos como ferramenta para ensinar química.

O objetivo era desmistificar a disciplina, fazendo com que os estudantes a vissem como parte de seu dia a dia. Para Marcelo, era importante que sua pesquisa estivesse a favor de suas atividades em sala de aula, proposta que foi muito elogiada. Os objetos de aprendizagem decorrentes da dissertação estão disponíveis para download no site da Univates.

“A Univates me despertou para a vida acadêmica, me possibilitou muitas coisas”, conta. Em 2015 o professor foi selecionado em um concurso para lecionar no Instituto Federal do Mato Grosso, onde atua até hoje. “Eu passei em primeiro lugar no concurso, na frente de doutores, porque eu tinha muita produção acadêmica. A professora Eniz sempre me incentivou a escrever artigos e isso foi decisivo até para eu ser chamado”, lembra. Em seguida, Marcelo foi selecionado para o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lá foi orientado pelo professor Del Pino e pesquisou sobre os saberes docentes que eram construídos na Educação a Distância em Química no IFMT, que era o único centro EAD da região Centro-Oeste.

A pesquisa desenvolvida na Univates rendeu também convites para palestrar em outros Estados, como Pará, Maranhão e Pernambuco. “A minha turma foi a primeira do PPGEnsino da Univates e deu muito certo. Lembro de uma aula em que nós podíamos usar o ambiente da TV, utilizar as câmeras profissionais. A estrutura da Universidade e o apoio que tive aqui foram fundamentais. Eu realmente aprendi o que é ensinar”, afirma.

“Eu fui muito feliz aqui durante o mestrado. Estar ao lado dos professores que foram meus orientadores é uma realização”, declara. Ele conta que já faz planos para o pós-doutorado e não descarta a possibilidade de voltar à Univates.

Texto escrito por Júlia Amaral.
Clique para ampliar

ENVIE A SUA HISTÓRIA