11 Fevereiro de 2015

Diplomados de Arquitetura e Urbanismo são reconhecidos em concurso nacional

Dois diplomados do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates receberam Menção Honrosa no Concurso Público Nacional de Arquitetura para a escolha do melhor projeto arquitetônico à construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho, da Câmara Municipal de Porto Alegre. O projeto é de autoria do diplomado Márcio Roberto Braun e tem Marcos Vinícius Britto entre seus coautores.

Com 52 trabalhos apresentados, oriundos de quase todo o Brasil, apenas cinco foram finalistas. A cerimônia, realizada no mês de novembro, contou com a presença de representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS e do Sindicato dos Engenheiros do RS.

O concurso teve como tema um edifício para comportar as atividades administrativas da Câmara Municipal de Porto Alegre, devendo o projeto ter até 10 mil m² de área. Dessa forma, o projeto proposto por Braun e Britto é um bloco único regular, com quatro pavimentos. “Na busca de trazer uma experiência de trabalho mais agradável aos servidores da Câmara, utilizamos a estratégia de planta baixa basicamente livre de divisórias, mantendo maior integração entre os setores e explorando os visuais para o parque Harmonia e Guaíba”, explicam.

Para ambos os diplomados, foi o primeiro concurso profissional de Arquitetura e Urbanismo que realizaram como arquitetos. “Embora já tivéssemos participado anteriormente juntos em um concurso para estudantes que, inclusive, nos rendeu o primeiro lugar, no concurso para a passarela do grimpeiro, foi no concurso da Câmara que pudemos explorar maior contato com o modo de projetar um do outro, que se mostrou muito compatível”, contam os arquitetos.

De acordo com Braun e Britto, como parte da equipe estava em Estrela e outra parte dela em Porto Alegre, durante todo o processo o grupo teve que se adequar a novos sistemas de comunicação e de trabalho a distância, aos quais conseguiram se adaptar tranquilamente. “É muito bom ter o trabalho reconhecido nacionalmente. Isso nos faz ter certezas em relação à qualidade do nosso trabalho, que são muito necessárias nesta fase inicial fora do ambiente acadêmico”, completam.

Além de Braun e Britto, o projeto teve como coautores os arquitetos Gabriel Johansson Azeredo e Rafael Veloso Lima, e como colaboradores os acadêmicos Gabriel Leivas Waquil e Pedro Paulo Leggerini. A consultoria foi feita pela engenheira Maria Regina Costa Leggerini.

Saiba mais sobre o projeto

Com a proposta de elaborar um projeto de um edifício para comportar as atividades administrativas da Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto dos diplomados propôs um bloco único regular com quatro pavimentos. O bloco foi dividido no nível da passarela de acesso, elevando o edifício em um pavimento e, assim, liberando este pavimento à passarela de conexão com o prédzio existente, o que conferiu a ela uma escala monumental.

A passarela atravessa todo o edifício e finaliza em um grande hall, que faz interface visual com o Parque Harmonia. A passarela também possibilita visualizar algumas atividades da Câmara, trazendo a percepção de transparência – algo importante para uma obra de caráter público. Além disso, essa estratégia cria, no nível de quem acessa a Câmara, um skyline configurado pela copa das árvores do Parque Harmonia. Os diplomados lembram que o skyline fica em constante mutação, conforme o crescimento das árvores e a mudança de estações do ano.

Texto: Tuane Eggers