11 Fevereiro de 2015

Diplomada em Química Industrial publica artigo em periódico internacional

A diplomada em Química Industrial Emanuele Livinali, sob orientação da professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza e coorientação dos professores doutores Raul Antonio Sperotto e Noeli Juarez Ferla, docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates, teve seu trabalho de conclusão de curso publicado, em forma de artigo, em um periódico internacional.

Emanuele desenvolveu em seu trabalho um estudo para avaliar as características físico-químicas e nutricionais de morangos infestados com o ácaro praga Tetranychus urticae Koch, comparando com plantas submetidas a tratamento químico com acaricida ou tratamento biológico com o ácaro predador Phytoseiulus macropilis Banks. Os resultados inéditos do trabalho foram publicados na revista Electronic Journal of Biotechnology, periódico científico de impacto na área de Biotecnologia.

O desenvolvimento do trabalho, que resultou na publicação do artigo “Physicochemical and nutritional alterations induced by two-spotted spider mite infestation on strawberry plants”, trouxe informações relevantes para os produtores de morango do Vale do Taquari e de outras regiões. “Os resultados mostram que a infestação do morango com o ácaro praga Tetranychus urticae Koch reduz a qualidade nutricional do produto e que o controle biológico usando um ácaro predador é uma alternativa adequada para a produção orgânica, uma vez que a presença deste ácaro não afeta a qualidade e o desenvolvimento do fruto”, explica a professora Claucia de Souza.