11 Fevereiro de 2015

Doutorandas da Univates são selecionadas para atividades na Alemanha

Joseline Manfroi e Mariela Inês Secchi são diplomadas em Ciências Biológicas pela Univates

Duas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates foram selecionadas, entre 20 vagas destinadas a toda a América Latina, para um curso de verão na Universidade de Heildeberg, na Alemanha. A bolsa de estudos concedida para as estudantes de doutorado Joseline Manfroi e Mariela Inês Secchi será totalmente financiada pelo Santander, por meio do programa Santander International Summer School for Doctoral Students.

Entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro de 2015, as doutorandas participarão do Internationales Wissenschaftsforum Heidelberg – Fórum Internacional de Ciências Ambientais de Heidelberg. Já no período de 4 a 10 de outubro, elas foram convidadas a participar do German-Brazilian Symposium for Sustainable Development – 7º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável. Neste ano, o evento abordará a interação entre os recursos e processos da Terra e as sociedades humanas.

As doutorandas irão acompanhadas do coordenador do PPGAD, professor doutor André Jasper, único pesquisador brasileiro que participará como palestrante no evento. As estudantes contam que se sentem honradas com a seleção, já que foram selecionadas entre 20 vagas destinadas para doutorandos de toda a América Latina. “É muito enriquecedor poder apresentar nosso objeto de tese para pesquisadores renomados da área ambiental que estarão presentes no evento. Será uma grande oportunidade para troca de experiências e conhecimentos”, ressaltam Joseline e Mariela.

Esta será a primeira vez que Mariela viajará para a Europa e ela conta que está ansiosa para a experiência. “Estou numa expectativa muito grande. Fizemos nossas inscrições no evento, mas a seleção foi uma surpresa. No dia em que recebi o convite, não sabia como reagir”, lembra a doutoranda.

Joseline também afirma que ficou muito contente. “Principalmente, pela seleção ter sido realizada por uma universidade tão conceituada na área ambiental e uma das mais antigas da Alemanha e por ter nos concedido essa carta de crédito, ter apostado em nós, entre tantos inscritos de diversos países. Além disso, poder trocar experiências e ideias com tantos pesquisadores que são referências internacionais na área ambiental é realmente uma oportunidade ímpar”, salienta.

A seleção foi realizada por equipe da Universidade de Heildelberg, com base no objeto de tese e no currículo das doutorandas. O evento terá como tema geral as Ciências Ambientais e contará com diversas áreas temáticas de estudos e palestras, contando com explanações de pesquisadores de diversos países, como China, Alemanha, Chile, Brasil e Filipinas. O objetivo do curso é que os participantes de diversos países possam trocar informações e questionamentos sobre suas pesquisas.

Durante o Simpósio, as doutorandas farão apresentações das suas teses de doutorado. Ambas as alunas são orientadas pelo professor doutor André Jasper, sendo que o projeto de Joseline é intitulado “Assinatura ambiental e climática da paleoflora do sul da Bacia do Paraná, Permiano Superior” e conta com coorientação da professora doutora Margot Guerra-Sommer, da Ufrgs. E o título do projeto de tese de Mariela, “Ocupações pré-coloniais no Vale do Taquari - uma abordagem Arqueobotânica”.

Detalhes sobre o PPGAD Univates podem ser conferidos pelo site www.univates.br/ppgad.

Texto: Tuane Eggers

Clique para ampliar