11 Fevereiro de 2015

Diplomados podem se candidatar para bolsas de pós-graduação no exterior

Convocatória do consórcio Cruz del Sur fica aberta até 15 de março

Fazer intercâmbio é o sonho de muitos estudantes. Embora a maioria das oportunidades ainda seja para cursos de graduação, nem sempre o emprego, questões pessoais e até condições financeiras permitem essa experiência. É então que a pós-graduação pode ser uma boa ideia para viver em um país estrangeiro e ainda desenvolver a carreira, o networking e a fala de outros idiomas.

Como membro do consórcio Cruz del Sur para promover a internacionalização, a Univates pode ser contemplada com uma bolsa de mestrado e uma de doutorado dentre as 62 opções disponíveis na primeira convocatória deste projeto, que é coordenado pelo Erasmus Mundus. Os diplomados interessados podem se inscrever até 15 de março para vagas em todas as áreas do conhecimento, de acordo com o que é oferecido em cada universidade europeia.

De acordo com a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, Viviane Bischoff, muitos diplomados buscam informações no setor. “Nossa participação no Cruz del Sur se deu justamente para podermos ampliar as possibilidades de internacionalização para além dos convênios de cooperação que firmamos diretamente com instituições. Como membros do consórcio, nossos diplomados têm mais chances”, afirma Viviane.

Entre as opções desta convocatória estão cursos na Universidad de Murcia e Universidad de Extremedura, na Espanha; Instituto Politécncio de Leiria, em Portugal; Università degli Studi di Udine, na Itália; Politechnika Lubelska, na Polônia; e Rigas Tehniska Universitate, na Letônia. As bolsas são compostas por seguro saúde, passagem aérea de ida e volta e bolsa mensal de 1.000 euros para mestrandos e de 1.500 euros para doutorandos, pelo período de 6 meses a dois anos para Mestrado, e de 6 a 12 meses para doutorado.

As inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.cruzdelsur.um.es.

Cruz del Sur

O projeto Cruz del Sur é uma iniciativa do Erasmus Mundus para gerenciar um consórcio de 20 instituições de Ensino Superior, de um total de 14 países da América Latina e da Europa, para fortalecer a internacionalização e alcançar um desenvolvimento integral na América Latina. O consórcio é coordenado pela Universidade de Murcia, na Europa, e pela Universidade Federal Pedagógica Francisco Morazán, na América Latina. Uma nova convocatória deverá ser realizada entre dezembro de 2015 e março de 2016.

Texto: Nicole Morás