05 Março de 2015

Professora e bolsista diplomada da Univates realiza estágio na Suécia

Professora do curso de Medicina e bolsista diplomada da Univates, Franciele Dietrich realiza estágio de um mês no hospital universitário da Universidade de Linkoping, na Suécia. Em dezembro do ano passado, ela contatou o docente sueco Per Aspenberg, referência mundial em medicina regenerativa, que a convidou para realizar estágio no Departamento de Medicina Clínica e Experimental, na instituição europeia. O trabalho desenvolvido avaliará a regeneração de tendão de Achiles com testes aplicados em modelos experimentais, mesmo trabalho já realizado no mestrado da pesquisadora.

Franciele é aluna do programa de Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob a orientação do professor Dr. Jefferson Braga Silva, e atua como bolsista diplomada da Univates, desenvolvendo atividades sob a orientação da professora Dra. Claudete Rempel. Entusiasmada com a oportunidade de estagiar no exterior, Franciele explica: “vamos fazer desde a cirurgia até a avaliação pós-operatória, análise histológica e avaliação funcional do tendão, que é feita verificando a força de ruptura por meio do teste biomecânico”.

“Aplicamos concentrados plaquetários na região lesionada do tendão. Por meio de métodos científicos, acompanhamos a evolução das lesões, objetivando analisar a velocidade na regeneração tendínea, e realizamos testes mecânicos a fim de avaliar a resistência do tendão”, acrescenta. Segundo a doutoranda, esse teste é realizado no laboratório de habilidades médicas e na pesquisa cirúrgica da PUCRS. Por isso, ela tem interesse em aprimorar a técnica para, posteriormente, realizá-la no Laboratório de Habilidades Médicas II da Univates.

A experiência também será utilizada para avaliar a evolução de cicatrização de feridas de pessoas com diabetes, estudo que Franciele desenvolve com um grupo de pesquisa, coordenado pela professora Claudete, na Univates.

Saiba mais
O hospital universitário da Universidade de Linkoping conta com 600 leitos e mais de 5.000 funcionários. Foi recentemente considerado o melhor hospital universitário da Suécia pelo Jornal Dagens Medicine.

Texto: Claudete Rempel