05 Março de 2015

Projeto de diplomada participa de concurso internacional

A arquiteta Gisele Paula Giongo, diplomada em Arquitetura e Urbanismo pela Univates, está participando do Archprix International 2015, concurso internacional de arquitetura com sede na Holanda. Realizado a cada dois anos, o concurso seleciona os melhores trabalhos finais de graduação nas áreas de arquitetura, planejamento urbano e paisagismo entre mais de 300 instituições de ensino de todo o mundo.

Seu projeto intitulado “Fratelli” foi realizado no semestre 2013/B e orientado pela professora Merlin Janina Diemer. A proposta envolveu um Centro de Convivência para a Melhor Idade para a cidade de Roca Sales. “A motivação para a escolha deste tema foi devido à necessidade de um espaço assistencial efetivo e dinâmico para os idosos, já que Roca Sales não possui nenhum lar e compreende uma população de 10.284 habitantes e, destes, 1.850 são idosos, ou seja, 18% da população é idosa. A proposta abrange não somente Roca Sales, mas também algumas cidades vizinhas que não possuem lar de idosos”, explica Gisele.

De acordo com a diplomada, o concurso é importante por selar um ciclo de vida acadêmica e possibilitar a divulgação do trabalho. Gisele conta que hoje, sendo recentemente graduada pela Univates, percebe o quanto foi importante ter uma vida acadêmica ativa. “No curso de Arquitetura, cada dia surgem novos desafios. Concretizamos os sonhos de nossos clientes com projetos funcionais, eficientes e bonitos”, salienta.

Gisele comenta que o conceito, a metodologia e as atividades oferecidas – como palestras, seminários, programas de pesquisa, viagens técnicas e o incentivo para participar de concursos de ideias para estudantes – tornam o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates comprometido com seus alunos e profissionais. “Eu acredito numa boa arquitetura, pois ela é capaz de surpreender o ser humano, independente de sua categoria social, cultural ou intelectual”, completa a diplomada.

Esta edição do concurso é realizada em cooperação com a Escuela Técnica Superior de Arquitectura (ETSAM) da Universidad Politécnica de Madrid, na Espanha. Todos os projetos serão apresentados em uma exposição, em website e livro. O resultado deve ser publicado em maio de 2015.

Saiba mais sobre o projeto de Gisele

O terreno escolhido pela diplomada para realizar o projeto “Fratelli” situa-se no centro histórico da cidade, em uma área privilegiada pela centralidade e proximidade com alguns equipamentos urbanos. A proposta para o centro de convivência contempla dois setores específicos, o lar noite e o lar dia.
O lar noite é compreendido por 16 suítes, sendo quatro para o público masculino, oito para casal e quatro para o público feminino, todas adaptadas para cadeirantes. Os ambientes, que servem de apoio ao lar noite como restaurante, área de serviços e lazer, sala de jogos e estar, sala ecumênica e ioga, foram situados próximos das suítes. Já o lar dia pretende atender os idosos que possuem condições de morar sozinhos ou possuem cuidados de familiares. Este espaço compreende os ateliês, sala de informática e multiuso, piscina, academia, fisioterapia, sala de música e dança. Os usuários podem ser moradores ou somente frequentadores do lar dia, participando das atividades oferecidas pelo Centro de Convivência.

Texto: Tuane Eggers