05 Março de 2015

Fisioterapeuta formado pela Univates atua em equipe de futsal na Irlanda

Diplomado em Fisioterapia pela Univates, Pedro Brito de Lima decidiu buscar aprimoramento profissional em Dublin, na Irlanda. A ideia era realizar cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos em sua área de atuação. No entanto, em apenas um mês no país, ele já conseguiu inserção na Eden Futsal, a atual equipe campeã do campeonato irlandês de futsal.

O fisioterapeuta graduou-se na Univates no semestre 2013/B. De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Eduardo Sehnem, o diplomado sempre foi interessado pela profissão, participativo nas aulas, bom aluno, que sabia se posicionar, se relacionar e se comunicar bem.

“Como um admirador e praticante de esportes alternativos, gostava da prática do skate e do surf. Isso levou o Pedro a realizar seu TCC na avaliação de praticantes de skate. Desta forma, nunca deixou de buscar o conhecimento na fisioterapia, associado ao que gosta”, ressalta Sehnem. Inclusive, a dedicação do recém-formado rendeu ao seu TCC uma menção honrosa na Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Instituição.

Pedro conta que já tinha em mente fazer um intercâmbio, porém, estava esperando terminar o curso para realizá-lo. A ideia de ir para Dublin surgiu por saber que a Irlanda é um país com belas paisagens e vasta cultura e qualidade de vida. Assim, contatou uma agência para se matricular em um curso de inglês preparatório para a prova de proficiência de Cambridge, além de procurar outros cursos na área da Fisioterapia.

Ao chegar na Irlanda, ele fez um currículo pessoal como fisioterapeuta – área em que considerava mais difícil de obter êxito em outro país – e outro para trabalhar em pubs ou restaurantes, em tarefas mais simples. “Em redes sociais encontrei um educador físico que morava aqui há seis anos e perguntei se ele conhecia fisioterapeutas brasileiros por aqui. Então, ele respondeu que iria falar com um amigo e, se houvesse interesse, ele me retornaria. Dois dias depois recebi uma ligação perguntando se eu me interessaria em atuar na Eden Futsal, que estava a uma semana de iniciar o Campeonato Europeu de Futsal”, conta.

No dia seguinte, o diplomado já compareceu a um treino para conhecer os atletas e a comissão técnica. Na semana seguinte, ficou no hotel em que o time estava concentrado e realizando os devidos procedimentos, sendo que foi disponibilizado um quarto com maca e aparelhos necessários para o fisioterapeuta realizar seu trabalho. “Durante os jogos, eu fiquei ao lado da comissão técnica e, em caso de alguma emergência, eu era acionado para uma avaliação inicial do quadro do jogador”, explica Pedro de Lima.

Depois de vencer dois jogos e perder um, o time acabou sendo desclassificado do campeonato. No momento, a equipe está de férias, e na próxima semana iniciam os preparativos para a pré-temporada. “Estou aproveitando muito este momento, pois acredito ser uma experiência única e que, com um pouco de sorte e coragem, tenho a oportunidade de vivenciar. Certamente renderá muito aprendizado. Agradeço a todo o corpo docente da Fisioterapia, em especial ao coordenador Eduardo Sehnem, pelo apoio, conhecimento compartilhado e a disponibilidade de sempre”, finaliza.

Texto: Tuane Eggers