02 Abril de 2015

Diplomados de Biomedicina e mestrandos de Biotecnologia publicam artigo

A biomédica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Geórgia Muccillo Dexhmeier e o biomédico e mestre Johan Prediger publicaram um artigo, sob a orientação da professora doutora Adriane Pozzobon, em um periódico internacional da área de microbiologia. O trabalho teve como tema a prevalência de contaminação e caracterização molecular de bactérias multirresistentes.

O material foi publicado no periódico African Journal of Microbiology Research, no último mês de fevereiro. Intitulado “Prevalence of resistance and molecular characterization of extended spectrum beta-lactamase (ESBL)-producing bacteria isolated in a hospital in Southern Brazil”, o artigo também teve autoria de Luciana Weidlich.

Saiba mais sobre a pesquisa

A produção de enzima beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) é um dos mecanismos mais importantes de resistência a antibióticos, sendo comumente encontrada em Enterobactérias (como Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Enterobacter spp.) e também em bactérias como Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumanii. Geralmente, as ESBL são derivadas de genes codificados como CTX-M, TEM SHV ou por mutações.

A capacidade de produzir ESBL pode ser facilmente transferida entre bactérias e pacientes hospitalizados. Portanto, estudos como este têm grande relevância para a saúde pública. A pesquisa deve ter continuidade por meio de outras análises para compreensão da aquisição de mecanismos de resistência. Além disso, a correta identificação de bactérias produtoras de ESBL é essencial para o tratamento e prevenção de infecções.

O artigo pode ser acessado clicando neste link.