06 Julho de 2015

Arquiteta diplomada pela Univates recebe premiação estadual

Com o projeto de um centro de arte, cultura e educação para a cidade de Arroio do Meio, a arquiteta Cristiane Lavall, diplomada pela Instituição no semestre 2014B, venceu o Prêmio CAIXA IAB RS 2014 José Albano Volkmer, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS), que destaca o melhor trabalho de conclusão dos cursos de arquitetura de Instituições gaúchas. A cerimônia ocorreu na última quarta-feira, dia 1o, no Ponto de Cultura Solar do IAB RS. O trabalho foi orientado pelo professor Alex Carvalho Brino, que integra o corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com Cristiane, a pergunta que motivou o projeto foi “Por que um espaço tão nobre, no coração da cidade, encontra-se em estado de abandono, vulnerabilidade, esquecido pelo poder público e pela população?” “O projeto, intitulado Espaço VivAcidade | arte – cultura – educação, foi pensado para proporcionar diferentes usos e atividades voltados à cultura, além de revitalizar o quarteirão do antigo CNEC, um espaço que atualmente se encontra subutilizado”, explica.

“O conceito do projeto tem como premissa a criação de um espaço que seja democrático e que, por meio da arquitetura, adicione, agregue e regenere o espaço da existência coletiva e da urbanidade. Buscaram-se ideias para revitalizar uma quadra nobre em meio a um espaço central densificado; preservar e celebrar a natureza existente no local, respeitar as edificações do entorno, primar pelo espaço livre e permeável, acessível a toda população”, explicou ela.

Sobre a distinção, a arquiteta afirmou ser imensamente gratificante esse reconhecimento, depois de tantos anos dedicados ao curso. “Trata-se de um primeiro reconhecimento profissional, mesmo sendo um trabalho acadêmico. É um grande incentivo para jovens arquitetos”, acrescentou. Cristiane destacou ainda atividades em que participou durante a graduação, como palestras, algumas com renomados arquitetos nacionais e internacionais; além de visitas técnicas e viagens de estudos – tão importantes por proporcionar o contato a edifícios com arquitetura de referência.

Como premiação, Cristiane irá viajar para Medellin, na Colômbia, atual berço de arquitetura contemporânea de alta qualidade na América Latina. O trabalho também irá integrar o Catálogo do Prêmio, uma publicação que reúne todos os projetos participantes do concurso e será distribuído aos arquitetos do Estado.

Sobre o projeto
Com a justificativa de que o município de Arroio do Meio carece de um espaço coletivo relevante e adequado, que evidencie sua cultura e que comporte as diferentes atividades e usos em âmbitos artísticos, educacionais e sociais promovidos na cidade, como, por exemplo, a Gincana The Horse, a CulturArte, entre outros, o VivAcidade foi proposto. Atualmente a biblioteca pública, o telecentro e outros setores públicos localizam-se no edifício do extinto colégio CNEC, adaptados e improvisados em um espaço que apresenta diversas patologias. Cristiane destaca que, desde o fechamento do Cine Teatro Real, o município não possui um auditório público, tampouco um espaço desse porte que seja acessível a toda população.

Sendo assim, a proposta é composta por um teatro para 400 pessoas, além de biblioteca municipal, ateliês, salas de aula e multiuso, laboratórios, espaços expositivos, cineclube, restaurante, praças e estacionamento coberto para 100 veículos. “O espaço funcionaria em tempo integral, proporcionando a troca de ideias e a interação da comunidade por meio de mostras artísticas, práticas sociais e de lazer. O tema do projeto e sua relevância para os habitantes da cidade busca um local que seja representativo, com centralidade e acessibilidade. A quadra do CNEC atende a esses pré-requisitos, pois tem fácil acesso; é adjacente à via principal Dr. João Carlos Machado; tem acessibilidade de transporte público e, por estar no centro, está próxima aos principais equipamentos urbanos e também à maior escola do município, o Guararapes, que poderia usufruir desse novo espaço. “A situação precária em que o terreno se encontra atualmente clama pela melhoria de seus espaços, que, durante os finais de semana, ficam totalmente ociosos”, defende a arquiteta.

Texto: Nicole Morás