16 Julho de 2015

Pesquisa de doutoranda integra periódico internacional sobre paleobotânica

Pesquisas desenvolvidas pela Univates ou por alunos e docentes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) expandem suas fronteiras não apenas por meio da participação em eventos, como também pela publicação de estudos em periódicos internacionais. O exemplo mais recente é o da doutoranda do PPG em Ambiente em Desenvolvimento (PPGAD) Joseline Manfroi, cuja pesquisa “Extending the database of Permian palaeo-wildfire on Gondwana: charcoal remains from the Rio do Rasto Formation (Paraná Basin), Middle Permian, Rio Grande do Sul State, Brazil” foi publicada na revista científica internacional Palaeogeography, Palaeoclimatology, Paleoecology. O artigo apresenta uma parcela dos dados obtidos no desenvolvimento da tese da doutoranda.

O trabalho discute a ocorrência de paleoincêndios vegetacionais durante o Guadalupiano (Permiano Médio), intervalo de 272 milhões a 259 milhões de anos atrás. Nesse período em específico, no âmbito de todo o Gondwana Ocidental (África do Sul, América do Sul e Antártica), ainda não havia sido descrito nenhum tipo de evento similar, o que demonstra o grande significado científico do trabalho desenvolvido pela aluna.

De acordo com Joseline, até agora haviam sido descritas ocorrências de paleoincêndios em períodos mais antigos, como no Cisuraliano (298 milhões a 272 milhões de anos). “Esse trabalho trata-se de parte componente da minha tese de doutorado, que busca caracterizar uma assinatura paleoclimática para o período Permiano do Gondwana Ocidental, com base em dados paleobotânicos”, explica ela. Além disso, Joseline ressalta que a continuidade de seus estudos relacionados à tese será desenvolvida parte no Brasil e parte na Alemanha, onde a aluna realizará doutorado-sanduíche no primeiro semestre de 2016, com bolsa de estudos concedida pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Conforme o coordenador do PPGAD e orientador da discente, doutor André Jasper, esse é um dos periódicos de maior importância na paleontologia (paleobotânica) internacional atualmente. “Como se trata de resultados advindos da pesquisa que a Joseline vem desenvolvendo em seu doutorado e esse periódico é de Qualis Capes A1 em Ciências Ambientais, área do PPGAD, ela é de grande importância para o programa, pois demonstra que nossos discentes estão desenvolvendo pesquisas de alto nível científico, o que, com certeza, tem reflexo nas avaliações por parte da Capes”, explica. Ele acrescenta que esse trabalho apresenta resultados construídos com o auxílio de órgãos de financiamento nacionais (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Capes) e internacionais (Alexander Von Humboldt Foundation – Alemanha) e de parcerias com outras instituições de pesquisa e pesquisadores (nacionais e internacionais).

Sobre o periódico
Palaeogeography, Palaeoclimatology, Paleoecology (Paleogeografia, Paleoclimatologia e Paleoecologia) é um veículo internacional para a publicação de estudos originais, de alta qualidade e multidisciplinares e de análises abrangentes no domínio da geologia paleoambiental, incluindo paleoclimatologia. A revista visa a reunir dados com implicações globais da pesquisa nas diversas disciplinas envolvidas em investigações paleoambientais. Ao cortar através das fronteiras das ciências estabelecidas, ela fornece um fórum interdisciplinar em que as questões de interesse geral podem ser discutidas.

Qualificação Capes
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade: A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; e C – com peso zero.

Link do artigo: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0031018215003636

Texto: Nicole Morás

Clique para ampliar