30 Setembro de 2015

Diplomado do mestrado em ensino visita a Univates

“Esperava que fosse bom, mas foi surpreendente”. Assim Marcelo Franco Leão define o Programa de Pós-Graduação em Ensino. Tanto pela qualidade e corpo docente preparado como pela modernidade e infraestrutura, o sul-mato-grossense afirma que o mestrado superou as expectativas dele.

Assistir à defesa da dissertação de uma colega do mestrado foi o principal motivo da visita à Instituição na tarde de ontem, dia 28 de setembro. Primeiro mestre a defender a dissertação no PPG Ensino e aprovado no processo seletivo em primeiro lugar, Marcelo realizou mestrado na Univates na condição modular, quando as aulas ocorrem em janeiro e julho, períodos de férias, de forma intensiva.

Na busca por mestrados ele conheceu o PPG Ensino pelo site da Univates. O modelo oferecido pela Instituição se encaixava nas condições que Marcelo precisava. Além disso, foi contemplado com Bolsa e Taxa Capes/Prosup, benefício que concede apoio para discentes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu em instituições particulares.

Marcelo publicou 12 artigos em revistas científicas em apenas 14 meses. Além disso, sua dissertação de mestrado rendeu mais oito artigos, dos quais cinco já foram publicados. A orientação foi feita pela professora Eniz Conceição Oliveira, com coorientação do professor José Claudio Del Pino.

O mestre fez questão de prestigiar a banca de Ana Cláudia de Sousa Alves, pois conta que até hoje, um ano após defender a dissertação, ele procura encontrar os colegas, ressaltando como foi importante a troca de realidades de diferentes locais do país e de culturas, relatos e vivências.

“O mestrado contribuiu muito para a minha formação profissional e didática em sala de aula. Eu via aplicabilidade em tudo o que era ensinado”, salientou. Além disso, considera que o grupo de professores é coeso e a estrutura das aulas inovadoras. “As aulas ministradas por mais de um professor enriqueciam as disciplinas. Isso é inovador e estimulava os mestrandos”, afirmou ele.

Atualmente Marcelo reside em Pantano Grande, pois está cursando doutorado na Ufrgs, em Porto Alegre, onde também foi aprovado em primeiro lugar. No Mato Grosso do Sul ele atuava como professor de Química na educação de jovens e adultos. Sobre os planos futuros, ele já tem. Pretende lecionar em universidades e, quem sabe, ficar pelo sul do país.

Texto: Bruna Alves