17 Abril de 2017

Nova graduação foca em inovação e empreendedorismo

Desenvolver no Vale do Taquari as áreas do futuro. Formar líderes e empreendedores que possam gerenciar equipes e projetos com caráter inovador. Esses são alguns dos objetivos do curso de Liderança Empreendedora e Inovação, novidade oferecida pela Univates a partir do próximo ano.

Com a criação de empresas reais e três viagens para o exterior, a proposta do novo curso surgiu de contatos com instituições internacionais parceiras da Univates. “Com as viagens, os alunos conhecerão ecossistemas empreendedores, metodologias de fortalecimento ao empreendedorismo e oportunidades de negócios internacionais”, explica o diretor do Centro de Gestão Organizacional (CGO), área da Instituição em que o curso está inserido, professor Sandro Faleiro.

As aulas ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde, totalizando 40 horas semanais e 4.800 horas totais (quatro anos de curso). “Além de contato com os professores em salas de aula e de estudos em grupo e individualmente, os acadêmicos irão dedicar parte das horas semanais para projetos de empresas, orientados por mentores. Os mentores acompanharão o aluno do início ao fim do curso”, afirma o professor. Os encontros ocorrerão em salas temáticas, como a Sala de Empreendedorismo, localizada no Prédio 2, e em espaços do Parque Científico e Tecnológico da Univates - Tecnovates.

O curso é novidade não só na Univates e no Vale do Taquari, como também no Rio Grande do Sul. No início de 2016 Faleiro foi para Bilbao e Oñati, na Espanha, para conhecer o modelo e acompanhar o dia a dia dos estudantes. “A economia do Vale do Taquari é baseada em produtos tradicionais. Com o curso pretendemos desenvolver áreas diferentes, inovadoras, que gerem empregos em áreas do futuro. Queremos empresas que trabalhem também com conhecimento, com tecnologia de informação”, destaca ao lembrar que, na Espanha, conheceu uma empresa montada por alunos que consistia em um portal on-line que comprava ingressos de pessoas que não tinham mais interesse em ir a um show e os revendia, evitando o câmbio.

As aulas do curso de Liderança Empreendedora e Inovação vão iniciar em fevereiro de 2018. A forma de ingresso será a partir de uma redação e de uma entrevista realizada pessoalmente.

Texto: Ana Amélia Ritt