03 Novembro de 2017

Diplomado realiza estudo sobre a avaliação energética na indústria de leite

A partir do trabalho realizado no final do curso, Augusto Beuren, diplomado em Engenharia Química pela Univates, buscou minimizar a demanda energética em processos industriais visando à diminuição dos custos de operação. A pesquisa foi selecionada para ser apresentada no maior congresso brasileiro de engenharia química e foi submetida à revista Energy. Beuren, que iniciou o curso em 2012, destaca a importância de participar de seminários e congressos e ter boas notas durante a graduação para o crescimento e a atualização profissional.

Em julho deste ano o diplomado participou do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Cobeq). O evento ocorreu na Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em São Paulo. “Pude compartilhar meus estudos com outros pesquisadores do país, conhecer pessoas, estabelecer contatos e assistir a palestras de grandes pesquisadores”, conta Beuren referindo-se à experiência.

Além disso, com a orientação do professor André Luis Catto, Beuren submeteu o artigo de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Improving energy efficiency with vapour recompression in industrial milk evaporation systems using pinch analysis, para publicação na revista Energy. “O acompanhamento do meu orientador foi fundamental para publicações dessa natureza. Minha habilidade com a língua inglesa também contribuiu para a busca de uma publicação estrangeira, divulgando minha pesquisa”, conta, ressaltando a importância de aproveitar as aulas, participar de palestras, visitas técnicas e diferentes experiências profissionais. “Acredito que essa bagagem e os conhecimentos obtidos com o grupo de professores do curso me tornam um profissional mais completo, o que fará a diferença no meu trabalho como engenheiro, pois, no contexto atual, o profissional precisa de visão ampla de mercado e constante atualização”, afirma.

O estudo, que pode ser traduzido como “Avaliação energética e simulação de sistemas de evaporação com recompressão de vapor em uma indústria de leite”, busca reduzir os custos de operação e implementação de plantas industriais. Uma indústria de laticínios foi utilizada como estudo de caso. “O local tem por objetivo concentrar o leite, processo no qual se remove água para obtenção do leite em pó. Tive sucesso ao propor nova configuração para o sistema, que é capaz de economizar grande quantidade de vapor”, explica.

Para quem está começando
Aos estudantes, o diplomado recomenda que aproveitem ao máximo as disciplinas, palestras, seminários, congressos e as dicas dos professores. Além disso, é preciso organizar o tempo para o estudo e também para fazer um curso de línguas, pois tudo agrega. “Acredite no seu potencial e inscreva artigos à participação em congressos e eventos no curso que você escolheu”, completa.

Inscrições abertas para o Vestibular Univates
O curso de Engenharia Química é uma das opções do Vestibular Univates. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em www.univates.br/vestibular. A prova será aplicada no campus de Lajeado no dia 26 de novembro, um domingo, das 13h30min às 18h30min, sendo possível também o ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.

Texto: Ana Amélia Ritt