Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

07 Maio de 2018

Diplomada cria app para solucionar problemas da sociedade

Solucionar problemas da sociedade com o design. É com esse perfil que os profissionais são formados pelo curso de Design da Universidade do Vale do Taquari. Exemplo disso é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da diplomada Marina Pavan, orientado pela professora Silvia Trein Heimfarth Dapper, que apresentou o projeto de um aplicativo para conscientizar amigos e familiares de pessoas com depressão. A proposta foi uma das selecionadas pelos professores do curso para receber a premiação de melhor TCC pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign) na colação de grau dos formandos de 2017B.

 
Chamado de “Farol”, o projeto do app busca dar visibilidade, por meio de informação, a uma doença que já atinge cerca de 10% da população mundial de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Familiares e pessoas próximas são as que mais podem auxiliar quem sofre com a depressão. Mas para isso eles precisam reconhecer sinais e saber como agir. Por isso, o projeto do meu TCC foi um aplicativo de rede social no qual essas pessoas pudessem acessar conteúdo relevante em diferentes formatos, com informações verificadas. Além disso, está prevista uma área de bate-papo em que especialistas da saúde pudessem interagir com os usuários e orientar a procura de ajuda”, explica a diplomada.
 
“Um dado interessante é que, das 427 pessoas que responderam ao questionário, 137 afirmaram já terem sido diagnosticadas com depressão em algum momento da vida. Considero um número bastante significativo pelo fato de as pessoas realmente terem medo ou vergonha de falar sobre o assunto. Percebo que no dia a dia as pessoas que têm depressão raramente admitem ou falam sobre o assunto, pois há o estigma de que quem tem depressão é preguiçoso, vadio etc.”, avalia Marina, acrescentando que a motivação para o projeto veio do desejo de fazer alguma contribuição relevante para a sociedade.
 
Crédito: Nicole Morás
Clique para ampliar