12 Junho de 2018

Diplomados participam de livro sobre Direito da Família e Sucessões

Foi lançado, na última quarta-feira, 6, no Aspen Executive Hotel, o livro “Direito da Família e Sucessões: um olhar prático”, no qual há contribuição de nove diplomados do curso de Direito ou dos cursos de especialização na área de Direito da Univates. A obra é uma realização do núcleo de Lajeado do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

O presidente do Núcleo de Lajeado, Rogério Brochado, convocou os integrantes a escreverem um livro e todos aceitaram. "O pessoal de Lajeado e região abraçou a causa, e agora temos um belo lançamento. Entre os que colaboraram com artigos estão também convidados. São pessoas que contribuíram com o IBDFAM ao ministrarem palestras e cursos, como Rolf Madaleno, Claudio Tessari e Luciane Potter", afirma.

Produção literária importante
Para o advogado Ney Arruda Filho, ter um núcleo do IBDFAM na região é importante para fomentar a produção literária técnica jurídica na área. "O maior mérito dessa publicação é congregar escritos e estudos de profissionais de várias áreas que trabalham no Direito de Família - envolve a psicologia, sociologia, advocacia, mediação e toda essa estrutura de novos núcleos familiares. A obra aproxima a região, os advogados e todos os atores jurídicos envolvidos no Direito de Família com o IBDFAM, que é um órgão de extrema relevância." O artigo de Arruda Filho, a quatro mãos com a colega Liamara Reis, trata da condição do companheiro ou companheira no direito sucessório. "Havia uma lei que discriminava o companheiro ou companheira, que era tratado de forma diferente do que marido ou mulher. "A nossa abordagem busca a isonomia de tratamento pelo olhar do direito sucessório, igualando-os ao marido ou mulher. As pessoas se unem por laços de afeto, mas não casam ou formalizam a união por escrito - nem por contrato ou escritura pública. Quando ocorre a separação ou falecimento de um é que surgem as questões de direitos de herança. É no sentido se de tratar de forma isonômica, independentemente de ter uma papel assinado ou não. E não pode ficar à margem do Direito."

Confira quem são os diplomados: Andréia Luciana Marckmann, Cassiane Silveira Lopes, Fernanda Bandeira da Silva, Janine Maria Pellegrini, Liamara Reis, Ney Arruda Filho, Rogério Brochado, Saionara Alievi Schierholt e Tatiane Keunecke Brochado.

Confira todos os autores: Andréia Luciana Marckmann, Camila Bandel Nunes Pinheiro, Cassiane Silveira Lopes, Cláudio Tessari, Dailor Luis Rodrigues da Silva, Deise Lopes Craide, Delma Silveira Ibias, Diego Oliveira da Silveira, Fernanda Bandeira da Silva, Fernanda Molinari, Janine Maria Pellegrini, Liamara Reis, Liane Maria Busnelo Thomé, Luciane Potter, Modesto Mendes, Ney Arruda Filho, Roger William Bertolo, Rogério Brochado, Rolf Hanssen Madaleno, Saionara Alievi Schierholt e Tatiane Keunecke Brochado.

Texto: Nicole Morás/Rita de Cássia (Jornal O Informativo do Vale)
Foto: Rita de Cássia