03 Julho de 2018

Design: 94,3% dos diplomados atuam na área de formação

Uma pesquisa realizada no final de 2017 com 70 dos 87 diplomados do curso de Design da Univates aponta que a grande maioria deles atua na sua área de formação e nos mais diversos ramos da indústria criativa. A maior parte dos profissionais formados pela Instituição trabalha com design gráfico e/ou visual, com comunicação e marketing ou com mídias sociais.

Quanto à forma de trabalho, a maioria dos diplomados trabalha com carteira assinada, o que representa 52,9%; outros têm sua própria empresa e/ou atuam como freelancer, o que corresponde a 31,4% e 34,3%, respectivamente. Também há diplomados que seguiram carreira acadêmica e representam pouco mais de 8% dos respondentes. De todos os respondentes, apenas um afirma estar desempregado e três não exercem atividades na área de formação.

De acordo com o coordenador, professor Rodrigo Brod, o curso tem como principal diferencial o aprendizado por meio de projetos. “Além disso, por ser um currículo com formação ampla e generalista, contemplamos aprendizado em diversas áreas do design, como design gráfico, de embalagem, de produtos, de interação, de mobiliário e sinalização, para citar algumas delas. Nosso perfil de diplomado contempla profissionais capacitados a solucionar os problemas da sociedade por meio do design”, explica ele.

Carreira acadêmica no exterior

Débora Bouvie é diplomada do curso de Design da Univates e optou por seguir carreira acadêmica no exterior. Ela faz mestrado em Design: Products and Furniture na Nottingham Trent University, na Inglaterra. “Eu já havia estudado por um ano nessa universidade por meio do programa Ciência sem Fronteiras, em 2014, e assim que terminei meus estudos na Univates me inscrevi em alguns cursos de mestrado no exterior. Escolhi a NTU pois consegui uma bolsa de estudos, o que ajudou muito a transformar esse projeto em realidade. Escolhi seguir a carreira acadêmica pois quis me especializar na área de design de produto e também agregar mais conhecimento à minha carreira profissional”, afirma ela. Débora pretende atuar como consultora ou professora universitária. “Gosto muito da área de sustentabilidade e pretendo desenvolver projetos nessa área”, acrescenta ela.