26 Julho de 2018

Diplomados tomam posse na ALIVAT

Na última quarta-feira, 25, para completar o preenchimento das 40 cadeiras que compõem a entidade, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) deu posse a mais cinco escritores, entre eles a doutora Rosane Cardoso, professora do curso de Letras da Univates, que ocupa a cadeira de número 22.

Além dela, os diplomados pela Instituição e novos escritores imortais são: Wolfgang Hans Collischonn - Cadeira nº 7; Laura Peixoto - Cadeira nº 10; e Aline Lenz - Cadeira nº 38. Tomou posse ainda Ruben Alves Vieira - Cadeira nº 29. “Com a escolha destes cinco escritores ampliamos a abrangência e a representatividade da produção literária do Vale do Taquari”, afirmou o presidente da Alivat, o jornalista Deolí Gräff. “O Vale do Taquari tem uma rica produção literária com um grande número de escritores que constantemente publicam livros em diferentes gêneros e com os mais variados conteúdos”, completou Gräff.

A Academia foi fundada em 4 de outubro de 2005 e neste ano comemora 13 anos de existência. Ao longo desses anos ganhou projeção e conquistou posição de destaque no meio literário regional e estadual.

Conheça os escritores:

Rosane Maria Cardoso é professora e escritora, natural de Estrela e radicada em Lajeado. Possui licenciatura em Letras com habilitação em Literatura pela Univates, mestrado em Letras e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), além de pós-doutorado pela Universidad de Granada/Espanha. Atua como professora da Univates e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). É membro da Latin America Studies Association (LASA). Como escritora é autora de vários livros, entre eles “Princesas que viram monstros”. Tem dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior.

Aline Lenz é natural de Lajeado e graduada em Letras com habilitação em Literatura Portuguesa pela Univates. É bibliotecária do Colégio Madre Bárbara e professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). É autora de diversos livros artesanais de contos e crônicas entre os quais: ”Fecha o guarda-chuva para encharcar a alma”. Tem intensa produção literária que publica constantemente em forma de crônicas e poesias nas redes sociais.

Laura Peixoto é jornalista, cronista e escritora em Lajeado. Nasceu em Santa Cruz do Sul. É formada em jornalismo pela Unisinos e pós-graduada em Comunicação pela Univates. Foi a primeira repórter da RBS/TV em Lajeado, em 1988. Criou a Confraria do Verso e foi assessora cultural da Univates. É autora dos livros “Um dia tudo se ajeita!” e “Intrigas da Colônia”. Participou da antologia “Contos de Outono”, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Publica crônicas em jornais do Vale do Taquari e nas redes sociais.

Wolfgang Hans Collischonn é natural de Marques de Souza e radicado em Lajeado. É bancário aposentado, professor, escritor e tradutor. Graduado em Economia pela Univates. É autor do livro “Arquitetura Enxaimel” e coautor da obra “Nossas Origens”. Traduziu do alemão a história de Mato Leitão. Escreveu durante nove anos a coluna Deutsche Sprache no jornal O Informativo do Vale. É autor de inúmeros textos de pesquisa e crônicas publicadas em periódicos.

Parabéns aos nossos diplomados.

Texto: Nicole Morás

Clique para ampliar