Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

26 Julho de 2018

Diplomados tomam posse na ALIVAT

Na última quarta-feira, 25, para completar o preenchimento das 40 cadeiras que compõem a entidade, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) deu posse a mais cinco escritores, entre eles a doutora Rosane Cardoso, professora do curso de Letras da Univates, que ocupa a cadeira de número 22.
 
Além dela, os diplomados pela Instituição e novos escritores imortais são: Wolfgang Hans Collischonn - Cadeira nº 7; Laura Peixoto - Cadeira nº 10; e Aline Lenz - Cadeira nº 38. Tomou posse ainda Ruben Alves Vieira - Cadeira nº 29. “Com a escolha destes cinco escritores ampliamos a abrangência e a representatividade da produção literária do Vale do Taquari”, afirmou o presidente da Alivat, o jornalista Deolí Gräff. “O Vale do Taquari tem uma rica produção literária com um grande número de escritores que constantemente publicam livros em diferentes gêneros e com os mais variados conteúdos”, completou Gräff.
 
A Academia foi fundada em 4 de outubro de 2005 e neste ano comemora 13 anos de existência. Ao longo desses anos ganhou projeção e conquistou posição de destaque no meio literário regional e estadual.
 
Conheça os escritores:
 
Rosane Maria Cardoso é professora e escritora, natural de Estrela e radicada em Lajeado. Possui licenciatura em Letras com habilitação em Literatura pela Univates, mestrado em Letras e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), além de pós-doutorado pela Universidad de Granada/Espanha. Atua como professora da Univates e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). É membro da Latin America Studies Association (LASA). Como escritora é autora de vários livros, entre eles “Princesas que viram monstros”. Tem dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior.
 
Aline Lenz é natural de Lajeado e graduada em Letras com habilitação em Literatura Portuguesa pela Univates. É bibliotecária do Colégio Madre Bárbara e professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). É autora de diversos livros artesanais de contos e crônicas entre os quais: ”Fecha o guarda-chuva para encharcar a alma”. Tem intensa produção literária que publica constantemente em forma de crônicas e poesias nas redes sociais.
 
Laura Peixoto é jornalista, cronista e escritora em Lajeado. Nasceu em Santa Cruz do Sul. É formada em jornalismo pela Unisinos e pós-graduada em Comunicação pela Univates. Foi a primeira repórter da RBS/TV em Lajeado, em 1988. Criou a Confraria do Verso e foi assessora cultural da Univates. É autora dos livros “Um dia tudo se ajeita!” e “Intrigas da Colônia”. Participou da antologia “Contos de Outono”, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Publica crônicas em jornais do Vale do Taquari e nas redes sociais.
 
Wolfgang Hans Collischonn é natural de Marques de Souza e radicado em Lajeado. É bancário aposentado, professor, escritor e tradutor. Graduado em Economia pela Univates. É autor do livro “Arquitetura Enxaimel” e coautor da obra “Nossas Origens”. Traduziu do alemão a história de Mato Leitão. Escreveu durante nove anos a coluna Deutsche Sprache no jornal O Informativo do Vale. É autor de inúmeros textos de pesquisa e crônicas publicadas em periódicos.
 

Parabéns aos nossos diplomados.

 

Texto: Nicole Morás

Clique para ampliar