27 Agosto de 2018

Diplomada palestra no IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Dez anos após se formar em Educação Física - Licenciatura pela Univates, chegou a hora de a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Verônica Werle voltar à Instituição. Ela, que é natural de Estrela, será uma das palestrantes no IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, que ocorre juntamente com o VII Congresso Estadual de Educação Física na Escola e com o I Congresso Estadual de Atividade Física, Saúde e Treinamento. O evento ocorre de 13 a 15 de setembro.

É a primeira vez que Verônica participa do congresso como palestrante, porque já esteve presente no evento apresentando trabalho e como ouvinte. Segundo ela, é uma honra e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade, retornar ao lugar em que teve o privilégio de concluir sua formação inicial na área. A palestra que irá ministrar será no dia 14, das 9h às 12h, e tem como tema “Políticas públicas na educação, esporte e lazer”, área em que a professora atuou profissionalmente e na qual desenvolveu pesquisas que resultaram no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e na sua dissertação de mestrado. Tendo em vista que as atividades físicas, os esportes e as práticas de lazer constituem-se em patrimônio cultural, assegurado como direito social de todo cidadão brasileiro, Verônica adianta que irá fazer uma reflexão sobre o acesso às práticas corporais, particularmente a responsabilidade do poder público.

Na graduação
Durante a faculdade, Verônica foi bolsista de iniciação científica na Univates. “Essa experiência foi definitiva para a descoberta do meu interesse pela pesquisa. A bolsa possibilitou o aprofundamento teórico sobre temas da área, que resultaram em trabalhos apresentados em eventos e publicados em revistas científicas. Essas pesquisas foram fundamentais para o meu amadurecimento profissional e para o meu ingresso na bolsa de mestrado”, conta. Ela também tem experiência como professora do ensino fundamental, gestora de esporte e lazer e professora do ensino superior.