18 Setembro de 2018

Por que fazer uma segunda graduação?

Seja para mudar de perspectiva ou aprofundar conhecimentos em uma área semelhante, fazer uma segunda graduação pode ser uma forma de destaque no mercado profissional. Fomos atrás de estudantes (que também são diplomados) da Univates e elencamos motivos para investir numa nova formação:

1) Realização pessoal:
Às vezes a gente tem aqueles sonhos escondidos, né? Concluir o curso de Ciências Biológicas, mas querer, na verdade, fazer Medicina. Tem também aqueles desejos que surgem com o tempo, dependendo das experiências pelas quais passamos. Foi justamente isso que aconteceu com Simone Bruxel.

A estudante de Psicologia é também diplomada do curso de Estética e Cosmética, além de ter concluído o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. E foi por causa das aulas da pós-graduação que Simone acabou repensando algumas questões da vida pessoal e profissional.

2) Diferencial competitivo
Por outro lado, uma segunda graduação, se realizada na sua área de atuação ou complementar, pode ser o diferencial do seu currículo. Por exemplo, alguém que se formou em Administração e tem afinidade com a área de finanças pode considerar o curso de Ciências Contábeis uma forma de aperfeiçoar o conhecimento e se destacar em uma vaga perante seus concorrentes.

3) Aproximação do mercado de trabalho
Também há aquelas pessoas que estão no mercado de trabalho em uma área distinta à de formação e, com a segunda graduação, podem complementar o conhecimento prático adquirido até o momento.

No caso da diplomada em Administração e estudante de Engenharia Química Fernanda Graeff, a opção veio como um adicional, já que ambas as graduações têm ligação com sua profissão.

4) Transição entre duas profissões que lhe interessam
Com duas graduações, você tem a flexibilidade de mudar de profissão conforme as exigências do mercado. É claro que suas vivências nas áreas também influenciarão, mas com certeza a formação, independente da área, lhe dará mais segurança.

Desconto
Diplomados pela Univates que desejam realizar uma segunda graduação ganham descontos que variam de 22% a 50%. Além disso, disciplinas em comum ou com grande proximidade podem ser aproveitadas na segunda graduação.

Escrita por Ana Amélia Ritt