25 Setembro de 2018

Universidade e mercado em convergência

Da sala de aula para o mercado - e do mercado para a sala de aula. É nessa convergência que a Universidade do Vale do Taquari - Univates, a Lab8284 e a Troiano Branding se encontram. Afinal, foi na Instituição que se deu a formação inicial do diplomado em Publicidade e Propaganda César Krunitzky, um dos fundadores da Lab8284. A agência de mídias sociais também tem como sócio Maico Eckert, que é professor do curso Técnico em Comunicação Visual da Univates. Juntos eles atendem clientes como a TroianoBranding - uma das maiores empresas de gestão de marcas do Brasil.

De acordo com Eckert, atender a Troiano Branding é um desafio e ao mesmo endossa a atuação da agência. “É uma responsabilidade enorme, pois a empresa é referência no País, é muito conhecida e muitos dos profissionais de mercado que admiramos fazem parte da rede de contatos dela. Então as pessoas esperam muito da marca e, consequentemente, do nosso trabalho. Ao mesmo tempo, receber a confiança da TroianoBranding para gerenciar a presença digital dela em redes sociais é um reconhecimento excelente”, avalia.

Eckert destaca ainda que atender clientes reconhecidos também é importante para mostrar que empresas de grandes centros podem encontrar prestadores de serviço no interior que vão entregar um trabalho à altura e com a qualidade que elas precisam. “Ter um cliente de São Paulo como a TroianoBranding representa um voto de confiança muito grande em uma empresa do Vale do Taquari, já que lá há variadas opções de fornecedores, mas nós fomos indicados e escolhidos pela empresa”, explica.

Além da fundamentação teórica, é a experiência com esse e outros clientes que Eckert leva para a sala de aula na disciplina de Comunicação e Mídias Sociais. “Aproveito as vivências que nós temos na empresa, os desafios e acertos, e procuro fazer uma relação imediata com as boas práticas e com o que é abordado em livros ou artigos. Temos condições de levar o dia a dia também para a sala de aula e oportunizamos o cruzamento de informações entre o que a Universidade discute e o que o mercado busca. Vemos o que dá mais certo e levamos essa informação para os alunos. Por outro lado, ao preparar as aulas e aprender com os alunos, estou levando a Universidade para o mercado, e, assim, uma área retroalimenta a outra”, afirma.

Da graduação para o mercado

Diplomado em Publicidade e Propaganda, César Krunitzky se formou em 2009, quando o assunto mídias sociais era pouco conhecido e trabalhado. “Notando minha predisposição para o assunto digital, recebi dos professores o incentivo para explorar mais o tema e desenvolver estudos na área. Com isso, fui visualizando oportunidades de empreender, até que em 2015 resolvemos oficializar a Lab8284 como a primeira agência de mídias sociais da região”, explica. Krunitzky acrescenta que o fato de o curso de Comunicação Social enfocar o desenvolvimento multifuncional, ele teve oportunidades de atuar e compreender várias áreas dentro de uma agência. “Inclusive na administração financeira, algo temido por boa parte dos comunicadores”, acrescenta ele, que está à frente da área administrativa da agência.

Escrito por Nicole Morás