22 Outubro de 2018

Diplomada é premiada no 14º Colóquio de Moda

Um personagem da Saga Harry Potter, um Trabalho de Conclusão de Curso e um desfile de Moda. Três cenários completamente diferentes, não é? Não para a estilista Bianca Käfer. A diplomada do curso de Design de Moda da Univates reuniu sua paixão pela série de ficção e a necessidade de terminar seu TCC, e utilizou o personagem Severo Snape para isso.

O artigo, intitulado “Moda, Luz e Trevas: a linguagem ambígua de Severo Snape por meio da construção do figurino”, chamou a atenção da orientadora de Bianca, a professora e coordenadora do curso, Josiane da Costa. “O caso da Bianca foi de um trabalho que teve, além de uma grande pesquisa em uma área muito importante para o Design de Moda, que é a semiótica, muito amor envolvido, visto que ela é profunda admiradora da saga Harry Potter”, afirma a professora. Josiane incentivou Bianca a enviar seu artigo para o 14º Colóquio de Moda, principal evento acadêmico do país no segmento.

Bianca ouviu a professora, e enviou o artigo para avaliação. E ele foi aceito. Em evento realizado na cidade de Curitiba, no Paraná, ela apresentou seu trabalho. “Moda, Luz e Trevas” faz uso da tecnologia, trazendo detalhes com luzes de led, que, conforme a própria estilista, “conseguiu mostrar que a magia pode se transformar em realidade”. Além da representação simbólico-visual de Snape, a coleção ainda reforça um dos mais importantes ensinamentos do personagem na saga: ambiguidade entre o bem e o mal existe em qualquer ser humano, e são feitos de fraquezas e de complexidade.

A diplomada concorreu com outros 11 participantes, e foi premiada como melhor trabalho de iniciação científica, na categoria Figurino. Para Bianca, ir ao Congresso e ser premiada lhe proporcionou a sensação de dever cumprido, pois sempre teve vontade de ter um de seus artigos publicados. “Compreendi que, quando colocamos amor e dedicação em algo, não existe razão para ter medo de tentar e não ser boa o suficiente, apenas coragem para arriscar e, quem sabe, se surpreender com o resultado”, comenta.

O trabalho de Bianca foi o primeiro enviado por um aluno da Univates e, conforme Josiane, foi motivo de muito orgulho ter sido aceito, e ainda mais, premiado.

Escrita por Nicole Morás.