19 Agosto de 2019

Diplomada em Letras é contemplada com uma bolsa do Reino Unido

Após se formar em Letras pela Universidade do Vale do Taquari - Univates em 2017, Catherine Luiza Werlang vai atravessar o mundo para cursar seu mestrado. Ela foi uma das 40 pessoas contempladas no Brasil pelo programa Chevening do Reino Unido. Na europa, ela irá cursar linguística aplicada na Universidade de Edimburgo, que tem um departamento de linguística considerado referência no Reino Unido.

Catherine conta que teve conhecimento da bolsa quando estava pesquisando oportunidades de estudo no exterior para sua graduação. “Soube da bolsa em 2013. Como na época estava no começo do curso de licenciatura, inscrevi meu e-mail para receber a newsletter deles. Em 2017 tentei a bolsa, porém não passei na primeira fase e este ano veio a tão esperada aprovação”, conta.

A diplomada enfatiza a importância que sua graduação teve para conseguir a vaga. “O curso de Letras me preparou muito bem para essa oportunidade. Felizmente tive excelentes professoras em todas as áreas e sempre fui motivada a realizar trabalhos de pesquisa na área das linguagens. Saí da Univates com uma boa noção de linguística aplicada e de conceitos que agora serão enfatizados em Edimburgo, como Teoria do Discurso e Sociolinguística. Além disso, enquanto aluna da Univates, pude me aperfeiçoar profissionalmente como professora de línguas e literatura, o que foi fundamental para que eu me destacasse no meu ambiente de trabalho e pudesse ser escolhida para a bolsa.” finaliza.

Sobre o programa
Chevening é um programa do governo britânico que concede bolsa de estudos de mestrado a jovens profissionais que se destacam em suas comunidades e lideram boas práticas em seus ambientes de trabalho. Para se candidatar, o interessado deve atender aos requisitos, que incluem mínima experiência de trabalho remunerado, ou voluntário, de dois anos e identificação com o sistema de ensino e a cultura britânica. Neste ano o programa recebeu mais de 45 mil candidaturas no mundo todo, das quais apenas 1.100 foram selecionadas.

Inscrições abertas
As inscrições para participar do programa durante o ano letivo 2020/2021 podem ser feitas  até 5 de novembro pelo site chevening.org/brazil. Serão selecionados 1,5 mil estudantes para cursos de pós-graduação em universidades britânicas. Para essa seleção, o programa dará preferência a estudantes brasileiros das áreas de investimentos, negócios, relações internacionais e segurança global, mudanças climáticas e sustentabilidade, crimes transnacionais e eventos esportivos.

Texto: Vinicius Mallmann
Crédito da foto: Divulgação