Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

07 Dezembro de 2020

As seis perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego

Se você em algum momento quis ingressar no mercado de trabalho ou realizou entrevistas para mudar de emprego, já deve ter se deparado com as perguntas listadas a seguir. Mas você sabe qual a melhor resposta para estes questionamentos?
 
A resposta para algumas perguntas parece ser tão óbvia, não é? Mas é o tipo de pergunta “xeque-mate” do recrutador. Todos os questionamentos feitos durante a entrevista contam, mas alguns são certeiros e até usados como critério de desempate. Hoje mostraremos as intenções por trás de cada pergunta. Confira:
 
#1 Conte o que você sabe sobre a nossa empresa e o que fazemos.
Essa pergunta tem como objetivos compreender se você buscou informações sobre a empresa antes de se candidatar e conhecer seu real interesse pela oportunidade.
 
O que responder: sinalize os valores, princípios, produtos, público-alvo etc. É importante demonstrar que você buscou informações sobre o atual momento financeiro/mercadológico da empresa. 
 
#2 Quais são seus pontos fortes?
Geralmente, aqui o recrutador quer saber se você tem autoconhecimento e de que forma suas competências podem ajudar a empresa.
 
O que responder: a ideia é falar sobre as suas potencialidades que, de fato, agreguem para a empresa. Portanto, privilegie as competências que têm mais relação com a vaga e fale sobre elas. Por exemplo, se você está concorrendo a uma vaga de coordenador de uma área, reforce características relacionadas à liderança e destaque aquelas que constam como requisito na descrição da vaga. 
 
#3 Descreva uma situação desafiadora e como você lidou com ela.
A intenção do recrutador é saber qual competência você colocou em prática no momento e qual lição aprendeu com a situação. Não é necessário trazer exemplos apenas com finais felizes, mas mostrar seu papel diante do momento. Não há necessidade de contar uma história. Cuide para não se prolongar demais com a sua resposta.
 
O que responder: descreva brevemente a situação vivenciada, qual foi a atitude que teve diante dela e o que aconteceu após seu comportamento. Por exemplo: a internet caiu ontem durante uma chamada de vídeo com meu chefe, fiquei ansioso, mas imediatamente fiz contato com a pessoa por chamada telefônica para avisá-la sobre a situação e marcamos para outro momento em que ela tinha disponibilidade.
 
#4 Por que quer sair do seu emprego atual?
A intenção do recrutador é conhecer seu perfil e observar a forma como você fala das empresas nas quais já atuou.
 
O que responder: JAMAIS fale mal das empresas nas quais você já trabalhou. Isso é visto como falta de profissionalismo. Nesse caso, diga que não havia alinhamento de valores com a organização, que não havia oportunidades de crescimento ou que você busca por uma recolocação profissional.
 
#5 Qual é a sua pretensão salarial?
Basicamente os recrutadores querem saber “quanto você quer ganhar”. Para isso, é preciso considerar sua experiência profissional, conhecer a realidade da empresa e então definir o que responder na pretensão salarial.
 
O que responder: o melhor seria se pudéssemos ser sinceros neste momento e dizer realmente o quanto gostaríamos de ganhar. Se você estiver aberto à negociação, esteja realmente flexível e calcule o mínimo que seria preciso para você aceitar a oportunidade. 
 
#6 Você tem alguma pergunta para mim?
Geralmente os recrutadores fazem essa pergunta para avaliar o interesse do candidato pela vaga e a sua proatividade.
 
O que responder: sempre faça perguntas! Demonstre interesse na vaga. Você pode citar as atividades da vaga novamente para demonstrar que compreendeu bem a função, questionar as perspectivas de crescimento na área ou quais os resultados esperados pela empresa.
 
Texto: Ana Luisa Freitag e Laura Villa Brust
 
Clique para ampliar