Atividade Horário Local
13/09/2018
Oficina 1 - A Educação Física e as relações étnico raciais: aproximações com a pedagogia griô
Palestrante(s): Prof. Me. Vanderlei de Paula Gomes (rede municipal de ensino de Porto Alegre) e Profa. Me. Gabriela Bins (rede municipal de ensino de Porto Alegre)

Ementa: Abordagem das relações étnico raciais através de uma vivência da pedagogia griô apresentando possibilidades de interconexão com a Educação Física. A pedagogia griô é uma reinvenção de métodos de educação, participação e encantamento do social que busca a valorização da palavra, dos afetos, das memórias e dos rituais da tradição oral. Ela busca uma maior proximidade com a comunidade e com os valores ancestrais africanos e indígenas.
13h30min às 17h30min Sala de Dança - Complexo Esportivo - Prédio 14
Oficina 2 - Danças populares
Palestrante(s): Prof. Me. Jair Felipe Bonatto Umann (UFRGS)

Ementa: A partir da prática de cantos e danças de distintos povos serão construídos diálogos que abordarão temas como: diversidade, respeito e cuidado. É um convite para transitarmos por diversos fazeres artísticos das culturas populares.
13h30min às 17h30min Quadra - Complexo Esportivo - Prédio 14
Oficina 3 - Atletismo na escola
Palestrante(s): Prof. Esp. Iurquen Roese (Colégio de Teutônia/RS)

Ementa: Atividade prática com foco em provas tradicionais da modalidade como corridas rasas e com barreiras, salto em altura e distância e os lançamentos de dardo, disco e arremesso de peso.
13h30min às 17h30min Campo Olímpico - Sala 103 do prédio 18
Oficina 4 - Educação para saúde
Palestrante(s): Profa. Me. Marielly de Moraes (FEEVALE)

Ementa: Atividade teórica e prática com o objetivo de trabalhar a interface educação, saúde e trabalho a partir da perspectiva da Educação Permanente em Saúde.
13h30min às 17h30min Sala 311 do prédio 16
Oficina 5 - Libras para Educação Física
Palestrante(s): Profa. Tania Micheline Miorando

Ementa: Apresentação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o contexto da Educação Física Escolar e noções do vocabulário que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.
13h30min às 17h30min Sala 312 do prédio 16
Oficina 7 - Ginástica para todos
Palestrante(s): Prof. Me. Marcos Minoru Otsuka

Ementa: Facilitar o entendimento e a prática através dos movimentos básicos da ginástica artística, acrobática e de trampolim. Auxílio aos professores e treinadores no entendimento dos processos pedagógicos de ensino dos elementos acrobáticos das ginásticas.
13h30min às 17h30min Sala de Ginástica Artística - Prédio 15
Oficina 8 - Profissional de Educação Física, a saúde pública e o exercício físico
Palestrante(s): Profa. Jéssica Luana Dornelles da Costa, Prof. Tiago da Cunha Canabarro

Ementa: Inserção do Profissional de Educação Física na saúde pública. Contextualização do SUS e Política Nacional de Promoção à Saúde. Avaliação física, monitoração e metodologia de prescrição de exercício. Prática de avaliações físicas.
13h30min às 17h30min Laboratório de Fisiologia do Exercício, Complexo Esportivo - Prédio 14
Coffee break 18h30min às 19h15min Teatro Univates
Cerimonial de abertura 19h10min às 20h Teatro Univates
Apresentação cultural 19h10min às 20h Teatro Univates