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Univates

Carga horária:

3.200h - 4 anos

Turno:

EAD

Modalidade:

A Distância

Atos legais

Início de funcionamento: A/18

Autorização: Resolução 016-2/Consun/UNIVATES, de 29/08/17
Reconhecimento: Portaria MEC 886, de 02/09/2022

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos do curso

O curso de História, licenciatura, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na modalidade EAD, pretende formar profissionais nessa área do conhecimento com capacitação para o exercício de atividade docente e preparados para atuar em áreas afins, como na pesquisa, na preservação histórica e cultural para suprir as necessidades do mercado de trabalho.

Perfil do Egresso

O curso de História, licenciatura, da Universidade do Vale do Taquari, na modalidade EAD pretende formar profissionais nessa área do conhecimento com capacitação para o exercício da atividade docente e preparados para atuar em outras áreas para suprir as necessidades do mercado de trabalho.

Competências

 O formando deste curso deve ter as seguintes competências:
- Análise e relação do conhecimento adquirido com os paradigmas e a realidade sociocultural de seu tempo e seu espaço;
- Assunção de postura de compromisso sócio-ético-profissional, nas relações interpessoais e institucionais, assim como nas funções, tarefas e competências que lhe cabem;
- Consciência da dinamicidade do processo histórico e, consequentemente, da necessidade de permanente atualização profissional;
- Correlação dos conceitos fundamentais de sua área com os da educação na construção de propostas de ensino e de aprendizagem;
- Identificação da pesquisa histórica e produção do conhecimento como inerentes a sua atuação profissional, e com diálogo interdisciplinar;
- Identificação da produção teórico-metodológica como base do conhecimento histórico, encontrado nas fontes e na historiografia;
- Produção do conhecimento histórico pautado nas teorias, métodos e fontes da história e áreas afins;
- Trânsito nas diversas áreas do conhecimento, utilizando-as para possibilitar e/ou enriquecer o conhecimento histórico, como na educação básica, no patrimônio histórico cultural, na organização de arquivos e museus e demais atividades pertinentes.

Matriz Curricular

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Proficiências

Não se aplica.

Estágio Curricular Supervisionado

O estágio curricular supervisionado caracteriza-se como atividade didático-pedagógica obrigatória a ser realizada pelo estudante na área de História, em horário compatível com: o plano de desenvolvimento dos estudos acadêmicos do estudante, da organização curricular do curso e da organização da instituição concedente de estágio. O estágio supervisionado, que se constitui em um processo de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, integrando teoria e prática, tem como objetivos:
I - aprofundar os conhecimentos adquiridos nos diversos componentes curriculares;
II - conhecer a realidade escolar;
III - aplicar conceitos e metodologias compreendidos nos componentes curriculares de formação específica e de formação pedagógica.
É obrigatória a realização de Estágio Supervisionado em Patrimônio Histórico Cultural, Estágio Supervisionado de Observação no Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado de Regência no Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado de Observação no Ensino Médio e Estágio Supervisionado de Regência no Ensino Médio.
Estágio Supervisionado em Patrimônio Histórico e Cultural: cabe ao estudante estagiário identificar e analisar os procedimentos relacionados à organização e preservação de acervos, assim como a sua utilização como recurso didático no ensino básico e no turismo cultural. O estudante deve realizar carga horária de prática no local parceiro de realização deste Estágio e socializar as informações por meio de seminários coordenados pelo professor supervisor. A avaliação é realizada pela apresentação de projeto para aproveitamento do acervo existente no local escolhido para o estágio (museus, arquivos e centros de memória) e projeto de educação patrimonial, vinculando à educação básica.
Estágio Supervisionado de Observação no Ensino Fundamental: ambientação e observações de aulas na Escola parceira de realização deste Estágio, com o objetivo de analisar o Projeto Pedagógico, o Plano de Estudo, o Plano de Trabalho, bem como os processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental. As observações envolvem aspectos relacionados com o desenvolvimento e aplicação de conceitos, metodologias e técnicas nas aulas de professores que ministram a disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudante discute o contexto educacional brasileiro do ensino de História e as metodologias para os processos de ensino e de aprendizagem de História, apresenta planos de ensino e planos de aula para a disciplina de História. Assim, diante das informações coletadas nas observações de aula, e seguindo orientações do supervisor de estágio, o estudante irá apresentar um planejamento de aulas, tendo como base os fundamentos teórico-metodológicos discutidos ao longo do curso. 
Estágio Supervisionado de Regência no Ensino Fundamental: a partir do planejamento elaborado no estágio anterior, o estudante desenvolverá a regência de classe nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como base os fundamentos teórico-metodológicos discutidos ao longo do curso. O estágio prevê a socialização das experiências em seminários coordenados pelo professor orientador de estágio. A avaliação envolve organização dos relatórios de observação das aulas ministradas pelo estagiário, sua participação nos seminários e elaboração de relatórios das atividades, de acordo com o roteiro proposto pelo professor orientador do estágio e outras atividades propostas pelo professor supervisor local.
Estágio Supervisionado de Observação no Ensino Médio: ambientação e observações de aulas na Escola parceira de realização deste Estágio, com o objetivo de analisar o Projeto Pedagógico, o Plano de Estudo, o Plano de Trabalho, bem como os processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de História no Ensino Médio. As observações envolvem aspectos relacionados com o desenvolvimento e aplicação de conceitos, metodologias e técnicas nas aulas de professores que ministram a disciplina de História no Ensino Médio. O estudante discute o contexto educacional brasileiro do ensino de História e as metodologias para os processos de ensino e de aprendizagem de História, apresenta planos de ensino e planos de aula para a disciplina de História. Assim, diante das informações coletadas nas observações de aula, e seguindo orientações do supervisor de estágio, o estudante irá apresentar um planejamento de aulas, tendo como base os fundamentos teórico-metodológicos discutidos ao longo do curso. 
Estágio Supervisionado de Regência no Ensino Médio: a partir do planejamento elaborado no estágio anterior, o estudante desenvolverá a regência de classe no Ensino Médio, tendo como base os fundamentos teórico-metodológicos discutidos ao longo do curso. O estágio prevê a socialização das experiências em seminários coordenados pelo professor orientador de estágio. A avaliação envolve organização dos relatórios de observação das aulas ministradas pelo estagiário, sua participação nos seminários e elaboração de relatórios das atividades, de acordo com o roteiro proposto pelo professor orientador do estágio e outras atividades propostas pelo professor supervisor local.
Caso o estudante desenvolva Estágio Supervisionado Não Obrigatório no mesmo período de sua matrícula em Estágio Curricular Supervisionado, e seguir de forma adequada o Regulamento do Estágio Supervisionado Não Obrigatório, será possível aproveitar as atividades desenvolvidas junto ao Concedente, como Estágio Curricular Supervisionado, mediande formalização e aprovação de Protocolo de  "Aproveitamento de Atividades Profissinais". O estudante que comprovar vínculo empregatício como concursado, contratado de forma emergencial ou outros, no mesmo período de sua matrícula em Estágio Curricular Supervisionado, também pode protocolar seu pedido de "Aproveitamento de Atividades Profissinais". O referido protocolo será analisado e validado pela Coordenação de Curso, desde que: - o estudante comprove compatibilidade das atividades desenvolvidas com a ementa, objetivos, conhecimentos e atividades do Estágio Curricular Supervisionado; - o estudante comprove atuação no mesmo período de matrícula Estágio Curricular Supervisionado; - o estudante desenvolva todos os requisitos exigidos no Estágio Curricular Supervisionado, cumprindo as atividades avaliativas e as demais atividades previstas.

Estágio Não Obrigatório

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de ensino superior.
 
Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior. O estágio não obrigatório integra o projeto pedagógico do curso e é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.
 
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para um adequado relacionamento interpessoal e uma participação ativa na sociedade.
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso de História, licenciatura, da Universidade do Vale do Taquari:
 - vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do estudante;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional; 
 - interagir com profissionais da área em que atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- desenvolver habilidades para relacionar conceitos fundamentais da História com os da Educação na construção de propostas de ensino e de aprendizagem;
 - compreender e articular os múltiplos saberes abordados no curso. 
 
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
 I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente o curso de História, licenciatura, da Universidade do Vale do Taquari;
 II - é obrigatório concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
 IV - a carga horária da jornada de atividades do estudante estagiário será de até seis horas diárias e de até 30 (trinta) horas semanais;
 V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - O estudante em estágio não obrigatório tem direito a recesso remunerado equivalente a 30 (trinta) dias, sempre que o estágio tiver a duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro acidentes pessoais cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - é da responsabilidade da unidade concedente comunicar à Central de Estágios da Univates ou, quando for o caso, ao responsável administrativo do agente de integração a indicação do estudante que deseja contratar, bem como as atividades a serem desenvolvidas por ele;
 X - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
XI - cabe à Univates comunicar ao agente de integração, se houver, ou à unidade concedente, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XII - segundo o art. 14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
 
Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do curso de História, licenciatura, envolve atividades relacionadas à área educacional, pesquisa e assessorias a serem desenvolvidas em instituições educacionais e outras organizações formais ou não formais (ONGs, projetos extraclasse, museus, prefeituras, arquivos, casas de cultura etc.) que se dedicam a atividades educacionais de patrimônio histórico.
O estágio não obrigatório deve constituir-se numa oportunidade para os acadêmicos do curso de História atuarem na área educacional como colaboradores no desenvolvimento de atividades didático pedagógicas envolvendo estudantes e de outras ações relacionadas com aspectos institucionais mais amplas, que permitam o conhecimento da realidade escolar, a aplicação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
O estagiário somente pode assumir atividades com educandos se houver um professor indicado pela unidade contratante para acompanhamento. 
O estudante estagiário deve ter cursado ou estar cursando, no mínimo, 180 (cento e oitenta) horas no curso de História, licenciatura.
 
Das áreas/atividades de atuação
Nível de ensino ou Instituições
Atividades
 
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos:
- auxiliar no planejamento de atividades para serem desenvolvidas com estudantes;
- colaborar na orientação e condução de atividades em sala de aula;
- preparar material e recursos didáticos a serem utilizados em sala de aula;
- participar de reuniões pedagógicas e/ou administrativas da instituição escolar;
- participar de visitas e entrevistas com pais ou responsáveis pelos estudantes;
- auxiliar na elaboração de relatórios, de fichas de acompanhamento e avaliação dos estudantes.
Prefeituras, Univates, casas de cultura, museus, entre outros:
- desenvolver pesquisa na área de História e arqueologia sob a coordenação de um professor ou pesquisador;
- auxiliar na organização de acervos e arquivos;
- demais atividades autorizadas pelo professor supervisor.
 
Das atribuições
Do supervisor de estágio
Cabe ao coordenador do curso ou de um professor indicado por ele acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário, assim como as informações do profissional responsável na unidade contratante.
 
Do supervisor da unidade concedente
O supervisor da unidade concedente é um profissional indicado pela empresa concedente, responsável pelo acompanhamento do aluno estagiário durante o desenvolvimento das atividades. No caso de estágio desenvolvido na área de ensino, o supervisor deve possuir formação superior em História ou Pedagogia. 
Caso a empresa concedente não possua profissional com formação na área solicitada, o professor supervisor avaliará a possibilidade de aceitar a formação em outra área de licenciatura.
No caso de atividades não docentes, o supervisor deverá possuir, preferencialmente, formação no curso de História. Caso a empresa concedente não possua profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar a formação ou o tempo de experiência profissional na área acima descrita ou na área de atuação do estágio, desde que esta fique comprovada no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio. Cabe também ao supervisor indicado pela unidade concedente comunicar a Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do aluno estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do aluno.
 
Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
I - indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
II - elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas;
III - responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
IV - ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
V - portar-se de forma ética e responsável.
 
Das disposições finais
A Central de Estágios o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de ensino superior da Universidade do Vale do Taquari, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor, assim como as normas internas constantes no presente regulamento e na Resolução 129/Reitoria/Univates, de 28 de setembro de 2012. 
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do presente regulamento e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari que tratam do assunto.

Atividades Complementares

Na Univates, as atividades complementares seguem a Resolução 054/Consun/Univates, de 05/07/2022, e são validadas conforme o que estabelece o Projeto Pedagógico deste curso. De modo geral, constituem componentes curriculares enriquecedores, tendo como propósito a valorização da articulação entre teoria e prática e a interação do estudante com a realidade social, econômica e cultural.


As atividades complementares a serem desenvolvidas e validadas pelo curso poderão ocorrer nos âmbitos da extensão, do ensino, da pesquisa e das atividades profissionais. O quadro a seguir, utilizado como padrão para os cursos de graduação, apresenta o tipo de atividade, as exigências e a carga horária considerada para cada uma das atividades a serem validadas.


Quadro 1 - Atividades complementares

Padrão para os cursos de graduação (no mínimo 10 atividades)
Tipo de Atividade Exigência(s) Carga horária possível de validação
1 - Atuação em trabalhos sociais ou voluntários

- Realização em entidade pública, Organização Não-Governamental ou instituição privada de fins não lucrativos;

- Se externo à Univates, atestado de participação emitido pela instituição promotora da atividade em documento oficial com identificação e assinatura do representante legal, com período de realização e carga horária;

- Se realizado na Univates, providenciar antes do início das atividades o Termo de Adesão de Serviço Voluntário no setor responsável.

Carga horária total da atividade
2 - Participação em atividades de extensão como ouvinte ou ministrante Comprovação.
3 - Atuação em trabalhos do processo eleitoral
4 - Monitoria de ensino Deve ter sido realizada na Univates.
5 - Intercâmbio interinstitucional de estudos Deve ter sido realizado em instituição de Ensino Superior conveniada com a Univates e estar de acordo com as normas institucionais, com aprovação em no mínimo um componente curricular. Carga horária total (conta 10 (dez) atividades)
6 - Participação em Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid e Residência Pedagógica - RP Comprovação. Carga horária total (conta até 10 (dez) atividades)
7 - Disciplina oferecida por outros cursos de graduação ou pós-graduação

- Se cursada na Univates, solicitar o aproveitamento por protocolo;

- Se cursada em outra Instituição, anexar no protocolo atestado de conclusão com aprovação.

Até 2 (dois) componentes curriculares, ou até 160 (cento e sessenta) horas
8 - Viagens de estudo Organizada pela Univates ou Diretório Acadêmico do curso. Pontuação de até 8 (oito) horas por dia útil da viagem de estudos.
9 - Representação estudantil em cargos eletivos do Diretório Acadêmico do curso ou Diretório Central de Estudantes Somente será validada representação na Univates, devendo ser anexado ao protocolo atestado de participação. Pontuação de até 20 (vinte) horas
10 - Representação estudantil em reuniões do conselho do curso Pontuação de 1 (uma) hora por reunião
11 - Prêmios na área do curso Local/regional

Finalista: 10 (dez) horas

Vencedor: 25 (vinte e cinco) horas

Nacional

Finalista: 15 (quinze) horas

Vencedor: 70 (setenta) horas

Internacional

Finalista: 20 (vinte) horas

Vencedor: 100 (cem) horas

12 - Participação como bolsista em projetos de iniciação científica ou projeto de extensão Apresentar atestado de participação com período de atuação e carga horária. Pontuação de até 10 (dez) horas por mês
13 - Apresentação de trabalhos em eventos Apresentar atestado de apresentação. 10 (dez) horas por trabalho apresentado
14 - Publicação de resumos em anais Comprovação da publicação ou aceite. 15 (quinze) horas por publicação
15 - Publicação de artigos

- Anais de eventos regionais

- Revista (B5 ou C)

25 (vinte e cinco) horas

- Anais de eventos nacionais

- Revista (B2, B3 ou B4)

70 (setenta) horas

- Anais de eventos internacionais

- Revista (A1, A2 ou B1)

100 (cem) horas
16 - Autor ou coautor de capítulo de livro Comprovação com data de publicação. 20 (vinte) horas por capítulo
17 - Mérito em trabalho acadêmico 10 (dez) horas por mérito
18 - Realização de atividades profissionais, estágio não obrigatório ou estágio observacional

- Apresentar carteira de trabalho ou contrato de estágio que comprove o vínculo empregatício;

- Apresentar declaração das atividades realizadas, emitido pelo concedente.

10 (dez) horas por mês trabalhado
19 - Outros Comprovação. De acordo com a aprovação da coordenação de curso

Para a integralização das atividades complementares, deverá ser observada a carga horária mínima estipulada na matriz curricular do curso, devendo contemplar pelo menos 10 (dez) atividades constantes no quadro. Além disso, o estudante deverá integralizar 100% (cem por cento) do total da carga horária das atividades complementares exigidas pelo curso antes de efetuar a última matrícula.


Para aproveitamento de atividades referentes à mobilidade acadêmica, elas poderão ser validadas de maneira integral, desde que a mobilidade tenha sido realizada em instituição de Ensino Superior conveniada com a Univates, tendo durado, no mínimo, um semestre letivo, devendo o estudante ter sido aprovado em todos os componentes curriculares cursados na mobilidade e apresentado os documentos comprobatórios, de acordo com as exigências legais e as da Univates. Quando do aproveitamento parcial, será considerada a carga horária dos componentes curriculares cursados na mobilidade em que houve aprovação. O aproveitamento do intercâmbio como atividade complementar não impede o aproveitamento acadêmico dos componentes curriculares, observada a normatização específica.

Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução
O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para o acadêmico do curso de História e sua matrícula é realizada em equivalência aos componentes eletivos I, II, III e IV. É integralizado em quatro módulos, dividido em quatro componentes curriculares de 40 (quarenta) horas cada: Trabalho de Conclusão de Curso I,  Trabalho de Conclusão de Curso II, Trabalho de Conclusão de Curso III e Trabalho de Conclusão de Curso IV. 

Mais informações
Da orientação do Trabalho de Curso I, II, III e IV:
 
Do orientador do Trabalho de Curso
O acadêmico é orientado por um professor com estudos na área que se aproxima da temática do Trabalho de Curso. O professor orientador é indicado pela coordenação do curso e deve ser um professor da Instituição, com titulação de mestre ou doutor. 

Trabalho de Conclusão de Curso I
O Trabalho de Conclusão de Curso I consiste na elaboração de um projeto de pesquisa na área de História, cujo tema é de livre escolha do acadêmico, que tem a atribuição de escolher um professor orientador entre os professores do curso ou da IES. Cabe ao orientador subsidiar o referencial teórico-metodológico e acompanhar o desenvolvimento do projeto. O professor orientador avalia o desempenho do estudante por meio de uma única nota.
 
Trabalho de Conclusão de Curso II
No Trabalho de Conclusão de Curso II, o acadêmico deve desenvolver a problematização e as hipóteses da pesquisa. Cabe ao orientador acompanhar o cumprimento do projeto e a elaboração da monografia. A avaliação é feita por uma banca examinadora composta pelo orientador e mais um professor do curso, da IES ou de outra instituição. Os avaliadores conferem a nota final, que deve ser igual ou superior a 6,0 (seis) para a aprovação do acadêmico. Todos os professores do Conselho de Curso podem ser orientadores do trabalho de conclusão.
 
Trabalho de Conclusão de Curso III
No Trabalho de Conclusão de Curso III, o acadêmico deve desenvolver a pesquisa e iniciar a elaboração de um artigo científico, de acordo com o projeto desenvolvido no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso I. Cabe ao orientador acompanhar o cumprimento do projeto e a elaboração da monografia. A avaliação é feita pelo professor orientador. Todos os professores do Conselho de Curso podem ser orientadores do trabalho de conclusão.
 
Trabalho de Conclusão de Curso IV
No Trabalho de Conclusão de Curso IV, o acadêmico dá continuidade ao TCC III concluindo a escrita do artigo científico. Cabe ao orientador acompanhar essa atividade. A avaliação é feita por uma banca examinadora composta pelo orientador e um professor do curso, da IES ou de outra instituição. Os avaliadores conferem nota final, que deve ser igual ou superior a 6,0 (seis) para a aprovação do acadêmico. Todos os professores do Conselho de Curso podem ser orientadores do trabalho de conclusão. Os resultados do trabalho serão apresentados em um Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
 
Das considerações finais
Conforme a Resulução 119/Consun/Univates, de 20/12/2022, todos os Trabalhos de Conclusão de Curso aprovados são depositados na Biblioteca Digital Univates. 

Serviço de Apoio à Aprendizagem

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Coordenação do curso

Contato

Mateus Dalmáz
licenciaturas-ead@univates.br
(51) 3714-7000 - Ramal 5078

Localização

Sala 213 - Prédio 2

Atendimento

Para atendimento, agende seu horário previamente.

Agende seu horário previamente. Caso você não consiga contato com a coordenação de curso, contate a Secretaria de Apoio Acadêmico, pelo e-mail: sec.academico@univates.br ou telefone: (51) 3714-7000 ramal: 5608