Módulos

MÓDULOS

COMPONENTES CURRICULARES

MÓDULO 1
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.      
Co-requisitos: 
MODELOS DE GESTÃO (3453241)
PROJETO INTEGRADOR I - PERFIL PROFISSIONAL (9413201)


MODELOS DE GESTÃO (3453241)
Carga Horária: 80
Ementa: Compreensão dos pressupostos e dos fundamentos dos ambientes de gestão.
Co-requisitos: 
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
PROJETO INTEGRADOR I - PERFIL PROFISSIONAL (9413201)


PROJETO INTEGRADOR I - PERFIL PROFISSIONAL (9413201)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das habilidades, competências e atribuições profissionais.
Co-requisitos: 
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
MODELOS DE GESTÃO (3453241)


MÓDULO 2
CONTABILIDADE PARA INICIANTES E NÃO CONTADORES (3441230)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da estrutura conceitual e da escrituração contábil para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro.
Co-requisitos: 
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)
PROJETO INTEGRADOR II - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413202)


MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo dos conceitos, métodos e procedimentos básicos da matemática e da estatística.
Co-requisitos: 
CONTABILIDADE PARA INICIANTES E NÃO CONTADORES (3441230)
PROJETO INTEGRADOR II - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413202)


PROJETO INTEGRADOR II - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413202)
Carga Horária: 40
Ementa: Identificação de problemas organizacionais e utilização de subsídios teóricos e método científico para sua resolução.
Co-requisitos: 
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)
CONTABILIDADE PARA INICIANTES E NÃO CONTADORES (3441230)


MÓDULO 3
FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
Carga Horária:
Ementa: Estudos sobre os fundamentos de marketing e suas aplicações.
Co-requisitos: 
MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)
PROJETO INTEGRADOR III - SERVIÇOS (9413226)


MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
Carga Horária:
Ementa: Estudo sobre serviços e suas implicações para o Marketing.
Co-requisitos: 
FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)
PROJETO INTEGRADOR III - SERVIÇOS (9413226)


MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)
Carga Horária:
Ementa: Estudos sobre marketing digital e marketing de relacionamento
Co-requisitos: 
FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
PROJETO INTEGRADOR III - SERVIÇOS (9413226)


PROJETO INTEGRADOR III - SERVIÇOS (9413226)
Carga Horária: 40
Ementa: Práticas de identificação, análise e solução de problemas em serviços.
Co-requisitos: 
FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)


MÓDULO 4
GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS (3443212)
Carga Horária: 80
Ementa: Composição dos custos e sua relação com a formação do preço de venda e do resultado.
Co-requisitos: 
GESTÃO DE PRODUTOS E DA MARCA (3421215)
PROJETO INTEGRADOR IV - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413204)


GESTÃO DE PRODUTOS E DA MARCA (3421215)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudos sobre estratégia de produto e marca.  
Co-requisitos: 
GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS (3443212)
PROJETO INTEGRADOR IV - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413204)


PROJETO INTEGRADOR IV - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413204)
Carga Horária: 40
Ementa: Compreensão da função dos sistemas de informações no ambiente empresarial.
Co-requisitos: 
GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS (3443212)
GESTÃO DE PRODUTOS E DA MARCA (3421215)


MÓDULO 5
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
Carga Horária:
Ementa: Caracterização do comportamento do consumidor e dos fatores que influenciam a compra e o consumo de produtos e serviços.
Co-requisitos: 
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
MARKETING DE VAREJO (3421216)
PROJETO INTEGRADOR V - COMPLIANCE (9413205)


COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
Carga Horária:
Ementa: Estudos sobre comunicação integrada de marketing.  
Co-requisitos: 
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
MARKETING DE VAREJO (3421216)
PROJETO INTEGRADOR V - COMPLIANCE (9413205)


MARKETING DE VAREJO (3421216)
Carga Horária:
Ementa: Estudo do marketing de varejo e suas tendências no Brasil e no mundo.
Co-requisitos: 
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
PROJETO INTEGRADOR V - COMPLIANCE (9413205)


PROJETO INTEGRADOR V - COMPLIANCE (9413205)
Carga Horária: 40
Ementa:  Compreensão do compliance como premissa para negócios e transações comerciais e financeiras.
Co-requisitos: 
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
MARKETING DE VAREJO (3421216)


MÓDULO 6
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudos sobre oportunidades empreendedoras, pensamento criativo e inovação em negócios.
Co-requisitos: 
GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (3421218)
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
PROJETO INTEGRADOR VI - LIDERANÇA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS (9413206)


GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (3421218)
Carga Horária:
Ementa: Estudo dos canais de distribuição como elementos estratégicos em marketing.  
Co-requisitos: 
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
PROJETO INTEGRADOR VI - LIDERANÇA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS (9413206)


LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo e compreensão dos aspectos que envolvem a liderança e as negociações.  
Co-requisitos: 
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (3421218)
PROJETO INTEGRADOR VI - LIDERANÇA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS (9413206)


PROJETO INTEGRADOR VI - LIDERANÇA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS (9413206)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da liderança a partir do autoconhecimento.
Co-requisitos: 
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (3421218)
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)


MÓDULO 7
EMPREENDEDORISMO (3453401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.
Co-requisitos: 
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)
PROJETO INTEGRADOR VII - PLANO COMERCIAL E DE MARKETING (9413227)


FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos pressupostos e fundamentos de filosofia e de ética nos processos sócio-históricos na formação das sociedades contemporâneas. Fundamentos filosóficos e epistemológicos dos direitos humanos.
Co-requisitos: 
EMPREENDEDORISMO (3453401)
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)
PROJETO INTEGRADOR VII - PLANO COMERCIAL E DE MARKETING (9413227)


PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)
Carga Horária:
Ementa: Estudo e compreensão da estratégia e do planejamento de marketing.
Co-requisitos: 
EMPREENDEDORISMO (3453401)
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
PROJETO INTEGRADOR VII - PLANO COMERCIAL E DE MARKETING (9413227)


PROJETO INTEGRADOR VII - PLANO COMERCIAL E DE MARKETING (9413227)
Carga Horária: 40
Ementa: Práticas de identificação, análise e solução de problemas de marketing.
Co-requisitos: 
EMPREENDEDORISMO (3453401)
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)


MÓDULO 8
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.
Co-requisitos: 
PESQUISA DE MARKETING (2269225)
PROJETO INTEGRADOR VIII - RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (9413208)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)


PESQUISA DE MARKETING (2269225)
Carga Horária:
Ementa: Compreensão dos métodos e técnicas aplicados à pesquisa em marketing.  
Co-requisitos: 
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
PROJETO INTEGRADOR VIII - RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (9413208)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)


PROJETO INTEGRADOR VIII - RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (9413208)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das questões éticas, morais e de responsabilidade social das organizações.
Co-requisitos: 
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)


TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas com Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.
Co-requisitos: 
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)
PROJETO INTEGRADOR VIII - RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (9413208)


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 29

ELETIVOS
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS(2231401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas para os processos que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.