Univates

Módulos

Trimestre 1

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.      

Co-requisitos: MODELOS DE GESTÃO (3453241)
PROJETO INTEGRADOR I - PERFIL PROFISSIONAL (9413201)

Carga Horária: 80

Ementa: Compreensão dos pressupostos e dos fundamentos dos ambientes de gestão.

Co-requisitos: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
PROJETO INTEGRADOR I - PERFIL PROFISSIONAL (9413201)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das habilidades, competências e atribuições profissionais.

Co-requisitos: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
MODELOS DE GESTÃO (3453241)

Trimestre 2

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da estrutura conceitual e da escrituração contábil para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro.

Co-requisitos: MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)
PROJETO INTEGRADOR II - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413202)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo dos conceitos, métodos e procedimentos básicos da matemática e da estatística.

Co-requisitos: CONTABILIDADE PARA INICIANTES E NÃO CONTADORES (3441230)
PROJETO INTEGRADOR II - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413202)

Carga Horária: 40

Ementa: Identificação de problemas organizacionais e utilização de subsídios teóricos e método científico para sua resolução.

Co-requisitos: MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)
CONTABILIDADE PARA INICIANTES E NÃO CONTADORES (3441230)

Trimestre 3

Carga Horária: 80

Ementa: Estudos sobre os fundamentos de marketing e suas aplicações.

Co-requisitos: MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)
PROJETO INTEGRADOR III - SERVIÇOS (9413226)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo sobre serviços e suas implicações para o Marketing.

Co-requisitos: FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)
PROJETO INTEGRADOR III - SERVIÇOS (9413226)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudos sobre marketing digital e marketing de relacionamento

Co-requisitos: FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
PROJETO INTEGRADOR III - SERVIÇOS (9413226)

Carga Horária: 40

Ementa: Práticas de identificação, análise e solução de problemas em serviços.

Co-requisitos: FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)
MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)

Trimestre 4

Carga Horária: 80

Ementa: Composição dos custos e sua relação com a formação do preço de venda e do resultado.

Co-requisitos: GESTÃO DE PRODUTOS E DA MARCA (3421215)
PROJETO INTEGRADOR IV - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413204)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudos sobre estratégia de produto e marca.  

Co-requisitos: GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS (3443212)
PROJETO INTEGRADOR IV - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413204)

Carga Horária: 40

Ementa: Compreensão da função dos sistemas de informações no ambiente empresarial.

Co-requisitos: GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS (3443212)
GESTÃO DE PRODUTOS E DA MARCA (3421215)

Trimestre 5

Carga Horária: 40

Ementa: Caracterização do comportamento do consumidor e dos fatores que influenciam a compra e o consumo de produtos e serviços.

Co-requisitos: COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
MARKETING DE VAREJO (3421216)
PROJETO INTEGRADOR V - COMPLIANCE (9413205)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudos sobre comunicação integrada de marketing.  

Co-requisitos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
MARKETING DE VAREJO (3421216)
PROJETO INTEGRADOR V - COMPLIANCE (9413205)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo do marketing de varejo e suas tendências no Brasil e no mundo.

Co-requisitos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
PROJETO INTEGRADOR V - COMPLIANCE (9413205)

Carga Horária: 40

Ementa:  Compreensão do compliance como premissa para negócios e transações comerciais e financeiras.

Co-requisitos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
MARKETING DE VAREJO (3421216)

Trimestre 6

Carga Horária: 40

Ementa: Estudos sobre oportunidades empreendedoras, pensamento criativo e inovação em negócios.

Co-requisitos: GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (3421218)
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
PROJETO INTEGRADOR VI - LIDERANÇA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS (9413206)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos canais de distribuição como elementos estratégicos em marketing.  

Co-requisitos: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
PROJETO INTEGRADOR VI - LIDERANÇA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS (9413206)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo e compreensão dos aspectos que envolvem a liderança e as negociações.  

Co-requisitos: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (3421218)
PROJETO INTEGRADOR VI - LIDERANÇA E FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS (9413206)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da liderança a partir do autoconhecimento.

Co-requisitos: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (3421218)
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)

Trimestre 7

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.

Co-requisitos: FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)
PROJETO INTEGRADOR VII - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413207)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos pressupostos e fundamentos de filosofia e de ética nos processos socio-históricos na formação das sociedades contemporâneas. Fundamentos filosóficos e epistemológicos dos direitos humanos.

Co-requisitos: EMPREENDEDORISMO (3453401)
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)
PROJETO INTEGRADOR VII - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413207)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo e compreensão da estratégia e do planejamento de marketing.

Co-requisitos: EMPREENDEDORISMO (3453401)
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
PROJETO INTEGRADOR VII - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413207)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da relação entre o planejamento da carreira e o desenvolvimento das competências do profissional.

Co-requisitos: EMPREENDEDORISMO (3453401)
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)

Trimestre 8

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.

Co-requisitos: PESQUISA DE MARKETING (2269225)
PROJETO INTEGRADOR VIII - RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (9413208)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)

Carga Horária: 80

Ementa: Compreensão dos métodos e técnicas aplicados à pesquisa em marketing.  

Co-requisitos: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
PROJETO INTEGRADOR VIII - RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (9413208)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das questões éticas, morais e de responsabilidade social das organizações.

Co-requisitos: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.

Co-requisitos: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)
PROJETO INTEGRADOR VIII - RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (9413208)

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 29