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Univates

Carga horária:

3.400h - 4 anos

Turno:

Noturno

Modalidade:

Presencial

Atos legais

Início de funcionamento: A/01

Autorização: Resolução 87/Reitoria/UNIVATES, de 30/10/00

Reconhecimento: Portaria MEC 1.030, de 07/12/06

Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC 111, de 04/02/2021

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos do curso

O curso de Engenharia da Computação, bacharelado, tem como objetivos:
- formar um engenheiro capacitado a exercer suas atribuições profissionais, contribuindo para o bom exercício da profissão e o desenvolvimento da região e do País;
- formar um profissional que integre conhecimentos técnico-científicos de engenharia e que seja capaz de absorver, acompanhar as mudanças tecnológicas (práticas emergentes), propor e aplicar novas tecnologias na identificação e na resolução de problemas da área;
- preparar o estudante para exercer a profissão de Engenheiro da Computação consciente de seu papel na sociedade, com comportamentos éticos e profissionais adequados, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.

Perfil do Egresso

Considerando as características regionais, as necessidades e as expectativas da comunidade e, fundamentalmente, em face do papel socioeducacional e cultural que a Universidade do Vale do Taquari - Univates se propõe a desempenhar em sua área de abrangência, sucintamente pode-se caracterizar o egresso do curso de Engenharia da Computação, bacharelado, como o profissional com condições de atuar com eficácia nos mercados regional e nacional, na área de sua competência e em seus diversos segmentos.
O perfil do profissional a ser formado pela Univates visa a formação de profissionais para atuar no processo de desenvolvimento de sistemas computacionais, com ênfase na insfraestrutura de comunicação, automação e em dispositivos de eletrônica digital, especificando, analisando, projetanto, implementando e implantando equipamentos das mais diversas naturezas e para diferentes finalidades. O currículo contempla conteúdos emergentes (cidades inteligentes, Internet das coisas, realidade virtual, computação em nuvem), especialmente no último ano do curso, oportunizando ampliar o conhecimento sobre as tendências e a evolução da tecnologia no contexto do curso.

Competências

O curso de Engenharia da Computação, bacharelado, da Univates pretende desenvolver nos seus estudantes as competências e habilidades preconizadas pelas Diretrizes Curriculares para os cursos de Computação, instituídas pela Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016, visando a formar profissionais com as seguintes competências e habilidades:
 
COMPETÊNCIA 01 
Desenvolvimento de software, aplicando técnicas e procedimentos de construção, evolução e avaliação, por meio da aplicação das tecnologias adequadas e boas práticas de engenharia.
 
HABILIDADES:
- comparar e analisar os diferentes modelos para armazenamento disponíveis;
- compreender a organização e as funcionalidades dos principais sistemas de gerenciamento de bancos de dados;
- compreender e aplicar os recursos para modelagem, definição e manipulação de bancos de dados;
- compreender e aplicar técnicas de programação, visando à construção de softwares escaláveis e com baixo acoplamento entre seus componentes;
- identificar as estruturas de programação necessárias e adequadas para construção de algoritmos;
- identificar as necessidades de armazenamento e persistência de dados no desenvolvimento de aplicações;
- resolver problemas de engenharia por meio do desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico;
- utilizar linguagem de programação para expressar a solução de um problema.
 
COMPETÊNCIA 02 
Projeto e organização da infraestrutura de TI, considerando aspectos de segurança, disponibilidade, integração de tecnologias, integridade e confiabilidade da solução.
 
HABILIDADES:
- analisar sob o aspecto econômico a implementação de sistemas, produtos e processos;
- analisar soluções para provedores de computação em nuvem e/ou nuvens privadas, com base em quesitos técnicos, operacionais e financeiros;
- analisar e avaliar arquiteturas de sistemas computacionais com suporte à redundância, à virtualização e ao processamento distribuído;
- avaliar, de forma crítica, os resultados alcançados;
- compreender e propor soluções computacionais que integram hardware e software;
- diagnosticar e dimensionar soluções de conectividade e comunicação de dados para diferentes serviços e tipos de tráfego de rede;
- gerir ameaças, riscos, vulnerabilidade, planos de continuidade e respostas a incidentes;
- identificar e avaliar soluções para a infraestrutura de telecomunicação, flexíveis e adaptadas a diferentes aplicações;
- identificar modelos de referência, padrões para interface física e para enlace de dados e compreender soluções de redes de computadores e telecomunicação;
- planejar e implementar sistemas com integração, interoperabilidade, alto desempenho e alta disponibilidade;
- propor e implementar soluções para problemas relacionados com a segurança em TI;
- utilizar linguagem de programação para expressar a solução de um problema.
 
COMPETÊNCIA 03 
Projeto e desenvolvimento de sistemas digitais, contemplando soluções integradas e sistemas embarcados.
 
HABILIDADES:
- analisar sistemas microprocessados e aplicações eletrônicas dedicadas;
- analisar sob o aspecto econômico a implementação de sistemas, produtos e processos;
- aplicar métodos de pesquisa científica e tecnológica;
- avaliar e analisar os recursos necessários para a implementação de projetos digitais;
- compreender e aplicar técnicas de programação, visando à construção de softwares escaláveis e com baixo acoplamento entre seus componentes;
- compreender o processo de transformação digital;
- compreender os protocolos de comunicação entre dispositivos eletrônicos;
- compreender as técnicas de programação de aplicações com arquitetura cliente-servidor;
- conhecer as características construtivas e de aplicação de robôs industriais;
- conhecer ferramentas e recursos tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento da sociedade;
- identificar, analisar e resolver circuitos elétricos e eletrônicos contendo dispositivos semicondutores;
- implementar soluções computacionais com tecnologias embarcadas;
- organizar as etapas e recursos necessários para execução de projetos e serviços;
- projetar, identificar e programar sistemas com robôs industriais;
- resolver problemas de engenharia por meio do desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico.
 
COMPETÊNCIA 04 
Exercício do pensamento crítico e da argumentação, visando à atuação profissional com respeito aos valores sociais e ao meio ambiente, pautada pela ética.
 
HABILIDADES:
- analisar de forma crítica e humanista a formação do cidadão no contexto brasileiro e latino-americano;
- construir posicionamento crítico sobre os valores ambientais na área do desenvolvimento;
- identificar as características ambientais regionais e globais;
- ler e interpretar conceitualmente questões fundamentais nas diversas ciências;
- refletir sobre os pressupostos teóricos da ação científica e social;
- tratar e tematizar problemas morais e éticos, analisando tópicos atuais e inovadores em questões ético-filosóficas e vinculadas à prática profissional.
 
COMPETÊNCIA 05 
Pesquisa e aplicação de metodologia para proposição, com base na ciência e na tecnologia, de soluções para problemas computacionais que possam beneficiar a sociedade ou suas organizações.
 
HABILIDADES:
- aplicar métodos de pesquisa científica e tecnológica;
- avaliar, de forma crítica, os resultados alcançados;
- comunicar-se de forma desinibida usando a linguagem formal e adequando os recursos de apoio ao texto oral;
- empregar diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
- identificar e expressar o problema de pesquisa, objetivos, referenciais e metodologias adequadas ao contexto da investigação;
- produzir textos acadêmicos respeitando a autoria, com argumentos coerentes, relevantes e teoricamente consistentes, em conformidade com o padrão linguístico e textual do gênero em questão;
- qualificar a leitura e a escrita acadêmica, atentando aos mecanismos de coesão e aos fatores de coerência, bem como à adequação à tipologia e ao gênero textuais.
 
COMPETÊNCIA 06 
Análise de problemas que tenham solução computacional, considerando dimensões quantitativas, qualitativas e os limites da computação.
 
HABILIDADES:
- aplicar técnicas de análise e modelagem à resolução de problemas, utilizando ferramentas de apoio, que incluem softwares e bases digitais de informação;
- compreender a complexidade de algoritmos e estruturas de dados e suas implicações na resolução eficiente de problemas computacionais;
- compreender o funcionamento dos circuitos de lógica digital;
- compreender os fundamentos de compiladores;
- conhecer as técnicas de programação que exploram recursos de paralelismo e concorrência;
- conhecer e aplicar técnicas fundamentais para organização e busca de dados;
- conhecer os subsistemas de uma arquitetura computacional;
- entender os princípios de conversão de um código de alto nível em código de baixo nível;
- resolver problemas de engenharia por meio do desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico.
 
COMPETÊNCIA 07 
Proposição de soluções inovadoras, identificando novas oportunidades de negócio, empreendendo e exercendo liderança.
 
HABILIDADES:
- analisar as características dos processos e sistemas e definir a utilização dos recursos de produção;
- avaliar, de forma crítica, os resultados alcançados;
- coletar e analisar dados para apoio à tomada de decisão;
- conhecer a evolução tecnológica dos sistemas computacionais;
- desenvolver atitude empreendedora;
- identificar as principais áreas da computação, suas aplicações e tecnologias relacionadas;
- identificar e utilizar as partes que constituem o planejamento e o controle de processos;
- identificar oportunidades;
- organizar as etapas e recursos necessários para execução de projetos e serviços;
- resolver problemas de engenharia por meio do desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico.
 
COMPETÊNCIA 08 
Gestão do conhecimento, mantendo-se na vanguarda da tecnologia, acompanhando as mudanças tecnológicas e gerenciando a carreira profissional.
 
HABILIDADES:
- aplicar princípios de estatística e técnicas de aprendizado de máquina para descoberta de conhecimento;
- aplicar técnicas de Inteligência Artificial e avaliar os resultados obtidos;
- comprometer-se com a construção do seu conhecimento, considerando a necessidade de permanente atualização profissional;
- conhecer as técnicas de interação, visualização e manipulação utilizadas em sistemas computacionais;
- conhecer os dispositivos físicos e virtuais utilizados para integrar diferentes arquiteturas tecnológicas;
- conhecer os fundamentos e as tecnologias aplicáveis em soluções para cidades inteligentes;
- conhecer os fundamentos, aplicações e benefícios da ciência de dados para as organizações e a sociedade;
- conhecer os paradigmas, as áreas de aplicação e problemas que podem se beneficiar da Inteligência Artificial;
- desenvolver autonomia na identificação e busca de soluções de problemas;
- implementar protótipos que apliquem técnicas não convencionais de interação;
- organizar as etapas e recursos necessários para execução de projetos e serviços;
- projetar soluções baseadas em IoT;
- resolver problemas de engenharia por meio do desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico.

Matriz Curricular

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Proficiências

Não se aplica.

Estágio Curricular Supervisionado

Considerando que a maioria dos estudantes costuma exercer atividades profissionais na área de formação do curso antes da integralização curricular, o NDE julga que não é essencial a realização de estágios obrigatórios, mas estimula a realização de estágios não obrigatórios, que podem ser efetuados em horários compatíveis com o desenvolvimento do plano de estudos acadêmico do estudante.

Estágio Não Obrigatório

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96; e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.

Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.
No curso de Engenharia da Computação, bacharelado, o estágio não obrigatório pode ser aproveitado como atividade complementar.

Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante estagiário ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
 
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso de Engenharia da Computação, bacharelado, da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional.

Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante com deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei nº 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".

Das exigências e dos critérios específicos
I - O estágio não obrigatório do curso de Engenharia da Computação, bacharelado, envolve atividades relacionadas às diferentes áreas da Engenharia da Computação, a serem desenvolvidas em organizações formais ou não formais da sociedade;
II - O estágio não obrigatório deve constituir-se em uma oportunidade para os estudantes do curso de Engenharia da Computação, bacharelado, desenvolverem atividades práticas relacionadas ao curso, com aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, sociais e culturais;
III - O estudante estagiário somente pode colaborar em atividades relacionadas à profissão se houver um profissional habilitado, indicado pela unidade concedente, para acompanhamento;
IV - Para desenvolver atividades no estágio não obrigatório, o estudante deve estar matriculado no curso de Engenharia da Computação, bacharelado.

Das atribuições
Do supervisor de estágio
Cabe ao coordenador do curso, ou a um professor indicado por ele, acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário, tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário e as informações do profissional responsável na unidade concedente.

Do supervisor local
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários indicado pela empresa contratante e responsável pelo acompanhamento do estudante estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo ter formação superior na área de computação ou informática. Caso a empresa concedente não tenha profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional na área de conhecimento do curso, desde que este fique comprovado no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante.

Do estudante estagiário
Cabe ao estudante estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades definidas;
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
d) ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
e) portar-se de forma ética e responsável.

Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e as normas internas do regulamento do estágio não obrigatório.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Univates que tratam do assunto.

Atividades Complementares

Na Univates, as atividades complementares seguem a Resolução 054/Consun/Univates, de 05/07/2022, e são validadas conforme o que estabelece o Projeto Pedagógico deste curso. De modo geral, constituem componentes curriculares enriquecedores, tendo como propósito a valorização da articulação entre teoria e prática e a interação do estudante com a realidade social, econômica e cultural.


As atividades complementares a serem desenvolvidas e validadas pelo curso poderão ocorrer nos âmbitos da extensão, do ensino, da pesquisa e das atividades profissionais. O quadro a seguir, utilizado como padrão para os cursos de graduação, apresenta o tipo de atividade, as exigências e a carga horária considerada para cada uma das atividades a serem validadas.


Quadro 1 - Atividades complementares

Padrão para os cursos de graduação (no mínimo 10 atividades)
Tipo de Atividade Exigência(s) Carga horária possível de validação
1 - Atuação em trabalhos sociais ou voluntários

- Realização em entidade pública, Organização Não-Governamental ou instituição privada de fins não lucrativos;

- Se externo à Univates, atestado de participação emitido pela instituição promotora da atividade em documento oficial com identificação e assinatura do representante legal, com período de realização e carga horária;

- Se realizado na Univates, providenciar antes do início das atividades o Termo de Adesão de Serviço Voluntário no setor responsável.

Carga horária total da atividade
2 - Participação em atividades de extensão como ouvinte ou ministrante Comprovação.
3 - Atuação em trabalhos do processo eleitoral
4 - Monitoria de ensino Deve ter sido realizada na Univates.
5 - Intercâmbio interinstitucional de estudos Deve ter sido realizado em instituição de Ensino Superior conveniada com a Univates e estar de acordo com as normas institucionais, com aprovação em no mínimo um componente curricular. Carga horária total (conta 10 (dez) atividades)
6 - Participação em Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid e Residência Pedagógica - RP Comprovação. Carga horária total (conta até 10 (dez) atividades)
7 - Disciplina oferecida por outros cursos de graduação ou pós-graduação

- Se cursada na Univates, solicitar o aproveitamento por protocolo;

- Se cursada em outra Instituição, anexar no protocolo atestado de conclusão com aprovação.

Até 2 (dois) componentes curriculares, ou até 160 (cento e sessenta) horas
8 - Viagens de estudo Organizada pela Univates ou Diretório Acadêmico do curso. Pontuação de até 8 (oito) horas por dia útil da viagem de estudos.
9 - Representação estudantil em cargos eletivos do Diretório Acadêmico do curso ou Diretório Central de Estudantes Somente será validada representação na Univates, devendo ser anexado ao protocolo atestado de participação. Pontuação de até 20 (vinte) horas
10 - Representação estudantil em reuniões do conselho do curso Pontuação de 1 (uma) hora por reunião
11 - Prêmios na área do curso Local/regional

Finalista: 10 (dez) horas

Vencedor: 25 (vinte e cinco) horas

Nacional

Finalista: 15 (quinze) horas

Vencedor: 70 (setenta) horas

Internacional

Finalista: 20 (vinte) horas

Vencedor: 100 (cem) horas

12 - Participação como bolsista em projetos de iniciação científica ou projeto de extensão Apresentar atestado de participação com período de atuação e carga horária. Pontuação de até 10 (dez) horas por mês
13 - Apresentação de trabalhos em eventos Apresentar atestado de apresentação. 10 (dez) horas por trabalho apresentado
14 - Publicação de resumos em anais Comprovação da publicação ou aceite. 15 (quinze) horas por publicação
15 - Publicação de artigos

- Anais de eventos regionais

- Revista (B5 ou C)

25 (vinte e cinco) horas

- Anais de eventos nacionais

- Revista (B2, B3 ou B4)

70 (setenta) horas

- Anais de eventos internacionais

- Revista (A1, A2 ou B1)

100 (cem) horas
16 - Autor ou coautor de capítulo de livro Comprovação com data de publicação. 20 (vinte) horas por capítulo
17 - Mérito em trabalho acadêmico 10 (dez) horas por mérito
18 - Realização de atividades profissionais, estágio não obrigatório ou estágio observacional

- Apresentar carteira de trabalho ou contrato de estágio que comprove o vínculo empregatício;

- Apresentar declaração das atividades realizadas, emitido pelo concedente.

10 (dez) horas por mês trabalhado
19 - Outros Comprovação. De acordo com a aprovação da coordenação de curso

Para a integralização das atividades complementares, deverá ser observada a carga horária mínima estipulada na matriz curricular do curso, devendo contemplar pelo menos 10 (dez) atividades constantes no quadro. Além disso, o estudante deverá integralizar 100% (cem por cento) do total da carga horária das atividades complementares exigidas pelo curso antes de efetuar a última matrícula.


Para aproveitamento de atividades referentes à mobilidade acadêmica, elas poderão ser validadas de maneira integral, desde que a mobilidade tenha sido realizada em instituição de Ensino Superior conveniada com a Univates, tendo durado, no mínimo, um semestre letivo, devendo o estudante ter sido aprovado em todos os componentes curriculares cursados na mobilidade e apresentado os documentos comprobatórios, de acordo com as exigências legais e as da Univates. Quando do aproveitamento parcial, será considerada a carga horária dos componentes curriculares cursados na mobilidade em que houve aprovação. O aproveitamento do intercâmbio como atividade complementar não impede o aproveitamento acadêmico dos componentes curriculares, observada a normatização específica.

Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução
É requisito para colação de grau como bacharel em Engenharia da Computação a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visando à consolidação da aprendizagem, desenvolvendo a capacidade investigativa e aprofundando um tema relacionado ao curso.
O TCC constitui-se de monografia, relatório técnico ou artigo completo versando sobre uma subárea, ou um conjunto de subáreas, coerentes entre si, abordadas no curso e de interesse do estudante. A elaboração de trabalhos em formato de artigo científico tem como propósito o fomento à publicação e à disseminação do conhecimento científico aqui produzido. Outrossim, a Univates tem repositório institucional acessível pela Internet (biblioteca) para disponizilização dos Trabalhos de Conclusão.

Mais informações
Da natureza e dos objetivos
O TCC tem como objetivos consolidar e integrar os conhecimentos construídos ao longo do curso.
Da organização e execução
O TCC é integralizado em dois semestres e, por razões acadêmico-administrativas, está dividido em dois componentes curriculares: Proposta de Trabalho de Conclusão e Trabalho de Conclusão. O estudante deve cursar esses componentes em semestres consecutivos.
A execução do trabalho é orientada por um professor da Univates em horário e local preestabelecidos entre o orientando e o professor orientador. Cabe ao coordenador do curso designar o professor orientador.
O documento final do Trabalho de Conclusão de Curso poderá ser monografia, relatório técnico ou artigo completo, sendo a monografia a forma preferencial. O modelo de texto a ser elaborado deve seguir as normas complementares do TCC, definidas pelo NDE do curso.
Da coordenação dos trabalhos de conclusão
A coordenação dos componentes curriculares Proposta de Trabalho de Conclusão e Trabalho de Conclusão é realizada por um professor, podendo ser o próprio coordenador de curso. Compete ao professor coordenador instruir os estudantes quanto aos procedimentos, ao cronograma e aos prazos para entrega do trabalho.
Das competências do professor orientador
Compete ao professor orientador prover apoio para o desenvolvimento do trabalho, auxiliando o estudante nas práticas investigativas e na estruturação do documento.
Das competências do estudante
Compete ao estudante buscar orientação, desenvolver as atividades planejadas e indicadas pelo professor orientador, seguir as normas éticas, respeitar os direitos autorais e cumprir os prazos estipulados.
Da avaliação
Devido à natureza das atividades que compõem o TCC, a avaliação do desempenho acadêmico do estudante, em ambos os componentes curriculares, será expressa por uma única nota, de zero a dez, não existindo recuperação.
Os trabalhos são avaliados pelos examinadores, de acordo com a coerência do texto, levando em consideração o tipo de documento produzido e a metodologia utilizada. Os critérios de avaliação são fixados nas normas complementares do TCC definidas pelo NDE, tendo como elementos norteadores a estrutura, a qualidade e a coerência do documento.
O acadêmico que incorrer em ilicitudes na elaboração do seu TCC estará automaticamente reprovado, sem prejuízo de outras providências legais e acadêmicas cabíveis. Da mesma forma, a falta de registros de pelo menos seis momentos de orientação é motivo para reprovação por infrequência.
Ao término do componente curricular Proposta de Trabalho de Conclusão, o documento produzido será submetido a uma comissão examinadora, formada por dois professores da Univates, sendo um deles o professor orientador, que conferem a nota final dessa etapa.
É requisito para aprovação do estudante no componente curricular Trabalho de Conclusão a apresentação oral do trabalho diante de uma comissão examinadora, formada por três professores da Universidade ou profissionais convidados, sendo um deles o professor orientador.

Serviço de Apoio à Aprendizagem

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Coordenação do curso

Contato

Mouriac Halen Diemer
eng-computacao@univates.br
(51) 3714-7000 - Ramal 5598

Localização

Sala 224 - Prédio 2

Atendimento

Para atendimento, agende seu horário previamente.

Agende seu horário previamente. Caso você não consiga contato com a coordenação de curso, contate a Secretaria de Apoio Acadêmico, pelo e-mail: sec.academico@univates.br ou telefone: (51) 3714-7000 ramal: 5608