Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Reitoria da Univates realiza mais de 20 reuniões com estudantes neste semestre

Postado as 29/06/2020 11:40:11

Por Lucas George Wendt

A Reitoria da Universidade do Vale do Taquari - Univates de forma rotineira realiza reuniões com representantes dos estudantes a partir de um calendário semestral. No entanto, a pandemia de coronavírus intensificou o diálogo para encaminhamento de diferentes questões da comunidade acadêmica. Nessas ocasiões foram realizadas reuniões extraordinárias. 

No primeiro semestre de 2020 as lideranças da Univates e representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) e dos Diretórios Acadêmicos (DAs) se encontraram 16 vezes, conforme dados compilados pela Instituição em 21 de maio, data do último encontro realizado até o momento. No total, considerando todas as reuniões do semestre, foram 22 encontros diferentes. 

Estiveram em pauta questões pedagógicas relacionadas à virtualização das aulas, a explicação, por parte da Univates, de como estavam acontecendo as aulas presenciais no formato virtualizado, o diálogo sobre a retomada gradual das atividades no campus de Lajeado e nos polos de Educação a Distância (EAD) e o encaminhamento dos atendimentos via Laboratório Univates de Aprendizagem aos alunos que eventualmente precisam de auxílio nas disciplinas.

Aspectos financeiros

Parte das tratativas entre a Instituição e o DCE esteve pautada pela análise dos pedidos de auxílio financeiro decorrentes da pandemia de Covid-19. 

As questões financeiras relacionadas à pandemia e seus desdobramentos sobre o planejamento dos estudantes também motivaram, após debates com os alunos, o anúncio de medidas de apoio pela Instituição. Foi criada uma comissão para acolher, avaliar e negociar caso a caso a solicitação de seus estudantes. Fazem parte da comissão representantes da Pró-Reitoria de Administração, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Ensino, um estudante indicado pelo DCE e um representante indicado pela Pós-Graduação Stricto Sensu. 

Conforme dados do setor Financeiro em 18 de junho, no total 548 protocolos foram abertos por estudantes da Univates e analisados pela comissão. No momento, estão em andamento 55. O restante, 493 protocolos, foi concluído com diferentes encaminhamentos pela Instituição. 

Uma outra medida foi a ampliação, nos meses de junho e de julho, do desconto pontualidade para o pagamento das mensalidades de cursos de graduação presenciais e a distância, técnicos e de idiomas. As datas dos vencimentos dos boletos nesses meses também foram postergadas. 

Até agosto a Instituição está isentando a cobrança de taxas de 35 diferentes tipos de protocolos acadêmicos. A Avaliação Institucional, aberta recentemente, foi adaptada para que os estudantes pudessem opinar e contribuir com a Universidade em relação à virtualização das aulas. 

Confira a relação de encontros realizados pela Reitoria da Univates em 2020A: 

Avaliação Institucional

Desde o mês de abril os estudantes dos cursos de graduação presenciais e dos técnicos podem avaliar as disciplinas e estratégias de ensino e de aprendizagem das aulas virtualizadas. 

Semanalmente as respostas dos estudantes são compiladas pelo setor de Planejamento e Avaliação Institucional e avaliadas pelas coordenações pedagógicas de cada um dos Centros da Univates. Em alguns casos os coordenadores pedagógicos realizam o acompanhamento, fazendo intervenções, quando necessário, na didática dos docentes.

O coordenador pedagógico da Univates, professor Tiago Weizenmann, salienta que esse espaço é um meio importante de escuta para a Instituição. “De maneira geral temos expressiva participação dos estudantes”, revela. O docente comenta que o espaço é democrático, para os estudantes registrarem suas percepções positivas e negativas sobre a virtualização das aulas e os processos de ensino e de aprendizagem no novo contexto. 

“Temos expressões de satisfação, que chegam a 80%, no geral, com variação conforme os diferentes Centros de ensino”, diz. Além desse aspecto, conforme Weizenmann, surgiram sugestões por parte dos estudantes e expressões negativas — parte dessas relacionadas à conexão dos alunos com a internet e a impossibilidade de realização das aulas práticas. Essas são as oportunidades de melhoria que a Instituição encontra. “Realizamos intervenções mais imediatas”, explica ele, “e encaminhamos outras soluções por meio dos Centros”. 

Próximas reuniões da Reitoria com os estudantes 

Nos próximos dias ocorrerão as reuniões da Reitoria e da Comissão Própria de Avaliação com os representantes de turma dos cursos presenciais (graduação e técnicos).

As reuniões, que comumente ocorrem de forma presencial, dessa vez serão realizadas on-line. Confira abaixo as datas das reuniões:

Nos próximos dias ocorrerão as reuniões da Reitoria e da Comissão Própria de Avaliação com os representantes de turma dos cursos presenciais (graduação e técnicos).

As reuniões, que comumente ocorrem de forma presencial, dessa vez serão realizadas on-line. Confira abaixo as datas das reuniões:

- 30/06 (terça-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), das 19h10min às 20h30min;

- 1º/07 (quarta-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), das 19h10min às 20h30min;

- 02/07 (quinta-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Gestão Organizacional (CGO), das 19h10min às 20h30min;

- 07/07 (terça-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), das 19h10min às 20h30min;

 - 09/07 (quinta-feira): reunião com os representantes das turmas do Centro de Educação Profissional (CEP), das 19h10min às 20h30min;

- 06/08 - reunião com os representantes das turmas do Centro de Ciências Médicas (CCM), das 19h10min às 20h30min.

Posteriormente também ocorrerão as reuniões da Reitoria e da CPA com os discentes da EAD. As datas serão divulgadas em momento oportuno.

 

Logo ods